-
a) Um maior afastamento das organizações nas comunidades é observado.
b) Maior propensão ao voluntariado e à filantropia é constatado. Como o enunciado cita ".... efeito da economia global..." acho que esse é o erro. Não é global. Ainda não.
c) As diferenças culturais apresentam menor relevância.
d) Os princípios de responsabilidade social perdem importância.
e) Os valores éticos morais estão se tornando cada vez mais homogêneos e rigorosos.
-
Por favor, que conteúdo é esse?
Nunca vi este assunto ao estudar ética na adm. pública.
-
Valdir Nascimento, seria Valores, Ética e Moral nas Organizações (responsabilidade social também pode ser explorado em ética).
Requer um pouco mais de interpretação.
-
Há uma questão parecida com essa elaborada pelo Cespe e também tive a mesma dúvida, Valdir. Fui pesquisar qual a referência e encontrei isso-->
Neste sentido, podemos dizer que um dos efeitos da economia global é a adoção, por todo o mundo, de padrões éticos e morais mais rigorosos, seja pela necessidade das próprias organizações de manter sua boa imagem perante o público, seja pelas demandas diretas do público para que todas as organizações atuem de acordo com tais padrões. Valores éticos e morais sempre influenciaram as atitudes das empresas, mas estão se tornando, cada vez mais, homogêneos e rigorosos.(SÁ, 2007 citado por MORAIS, 2008).
Ou seja, o examinador se baseou na tese de algum estudioso para elaborar a questão. Não sei afirmar se, realmente, é esse o autor... pois só fiz uma busca rápida na internet.
-
Dentro da economia global, há ainda a questão da cultura propriamente dita. As grandes corporações internacionais, bem como qualquer organização que almeje expandir seus mercados em escala global, têm de estar cada vez mais atentas à diversidade cultural reinante entre os povos. Neste sentido, podemos dizer que um dos efeitos da economia global é a adoção, por todo o mundo, de padrões éticos e morais mais estritos. Valores éticos e morais sempre influenciaram as atitudes das empresas, mas estão se tornando cada vez mais homogêneos e rigorosos. Desse modo, são criados os códigos de ética corporativos.
Fonte: BIANCHINI, P.; ANTONELLO, O. B. Ética nas organizações. RGSN - Revista Gestão, Sustentabilidade e Negócios, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 78-96, out. 2015.
-
GABARITO
e) Os valores éticos morais estão se tornando cada vez mais homogêneos e rigorosos.
-
essa iades viu....
-
Isso é muito perceptível. Na década de 60 era comum a família "doar" filhos (principalmente nas áreas rurais), para serem explorados no campo, ou sexualmente, no caso das meninas, e isso era naturalmente aceito. As mulheres apanhavam dos pais, namorados e maridos, sendo visto como comum. Na década de 70 as pessoas que fumavam eram bem vistas, sendo possível fumar até durante a gravidez. Hoje as fumantes podem até ser repreendidas na rua se fumarem enquanto estão grávidas. Na década de 90 existiam grupos de axé que faziam sucesso com músicas cheias de duplo sentido e exibindo dançarinas seminuas. Hoje em dia a sociedade está mais civilizada.
Os valores éticos morais estão cada vez mais rigorosos, ainda bem.