SóProvas


ID
2766670
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

João, advogado autônomo, procura instituição financeira de sua confiança para realizar plano de previdência complementar.
Nessa situação hipotética, é correto afirmar que João:

Alternativas
Comentários
  • As entidades abertas de previdência complementar (EAPC) aceitam a adesão de qualquer pessoa interessada em seus planos, diferente das entidades fechadas (EFPC), as quais somente empregados, grupos com vínculo, podem aderir (D)

  • Aos não assinantes...

    Gabarito: D.

  • Letra: D

    Entidades Abertas de Previdência Complementar – EAPC. As entidades abertas são constituídas unicamente sob a forma de sociedades anônimas (com fins lucrativos) e têm por objetivo instituir e operar planos de benefícios, de caráter previdenciário, concedidos em forma de renda continuada ou pagamento único, acessíveis a quaisquer pessoas físicas.

     

    Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC. Sociedade civil ou fundação, sem fins lucrativos, que tem por finalidade instituir e administrar planos de benefícios previdenciários, acessíveis aos indivíduos que possuam vínculo empregatício ou associativo com empresas, órgãos públicos, sindicatos e/ou associações representativas. Popularmente conhecidas como Fundos de Pensão.

    http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia/previdencia-complementar/conceitos/

  • Lei Complementar n° 109/2001

    Art. 36. As entidades abertas são constituídas unicamente sob a forma de sociedades anônimas e têm por objetivo instituir e operar planos de benefícios de caráter previdenciário concedidos em forma de renda continuada ou pagamento único, acessíveis a quaisquer pessoas físicas.

  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO IV

    DAS ENTIDADES ABERTAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

            Art. 36. As entidades abertas são constituídas unicamente sob a forma de sociedades anônimas e têm por objetivo instituir e operar planos de benefícios de caráter previdenciário concedidos em forma de renda continuada ou pagamento único, acessíveis a quaisquer pessoas físicas.

           Parágrafo único. As sociedades seguradoras autorizadas a operar exclusivamente no ramo vida poderão ser autorizadas a operar os planos de benefícios a que se refere o caput, a elas se aplicando as disposições desta Lei Complementar.

    FONTE: LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001.

  • O Regime de Previdência Complementar – RPC tem por finalidade proporcionar ao trabalhador, de forma facultativa, uma proteção previdenciária adicional àquela oferecida pelo Regime Geral de Previdência Social – RGPS ou pelo Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, para os quais as contribuições dos trabalhadores são obrigatórias.

    Assim, o Regime de Previdência Complementar é facultativo e autônomo em relação ao regime geral de previdência social.

    Art. 202. CF/88 O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.

    Art. 1º LC 109/01 O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, é facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício, nos termos do caput do art. 202 da Constituição Federal, observado o disposto nesta Lei Complementar.

    As entidades de previdência complementar são classificadas em fechadas e abertas, conforme definido na LC 109/01.

    As entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), conhecidas popularmente como fundos de pensão, são organizadas por empresas e associações com o objetivo de garantir a seus empregados ou associados uma complementação à aposentadoria oferecida pelo Regime Geral de Previdência Social (operacionalizado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS), por meio da administração de planos de benefícios. Os planos de benefícios administrados por estas entidades podem garantir, além da complementação à aposentadoria, proteção contra eventos não programados como morte, doença, invalidez, dentre outros a depender do regulamento do plano.

    Já os planos de benefícios instituídos por entidades abertas (EAPC) poderão ser individuais, quando acessíveis a quaisquer pessoas físicas ou coletivos, quando tenham por objetivo garantir benefícios previdenciários a pessoas físicas vinculadas, direta ou indiretamente, a uma pessoa jurídica contratante.

    Desse modo, João poderá se vincular a previdência complementar de instituição financeira (previdência aberta) ou participar de planos de previdência complementar oferecidos pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (previdência fechada).

    Analisando a questão:

    Assertivas A, B e C estão incorretas pois o Regime de Previdência Complementar é facultativo e autônomo em relação ao regime geral de previdência social – art. 202 CF/88 e 1º LC 109/01.

    A assertiva E está incorreta por utilizar a palavra SOMENTE, uma vez que João poderá participar de qualquer previdência complementar aberta de sua preferência.

    Assim, o gabarito é letra D.

    GABARITO: D