O ECR é considerado uma inovação dentro da cadeia de suprimento. Com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir o ruído (de comunicação e de trabalho) entre fabricantes, distribuidores e varejistas. Resposta Eficiente ao Consumidor ou em inglês Efficient Consumer Response (ECR) consiste numa utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual e trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao final. Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afeta toda a e distribuição de produtos de grande consumo. A filosofia do ECR visa uma maior integração das empresas, sendo que, é dada importância à cadeia de abastecimento como um todo e não como a eficiência individual das partes, sendo assim possível, reduzir o nível de stocks, os custos totais do sistema, disponibilizar produtos de melhor qualidade por um preço inferior ao consumidor final.
Vendor Managed Inventory (VMI), em português Estoque (gerenciado) pelo Fornecedor, é um sistema para otimizar o desempenho da cadeia de suprimento, em que o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de estoque nos clientes. O fornecedor tem acesso aos níveis de estoque do cliente e assume, ele próprio, as decisões sobre os reabastecimentos.
Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR – Planejamento Colaborativo, Previsão e Ressuprimento), que surgiu em 1995, numa iniciativa entre WalMart e Warner Lambert. Atualmente, , um grande número de empresas nos EUA possui iniciativas de CPFR.
O CPFR é um é um processo estruturado de planejamento colaborativo que prevê não apenas a troca de informações da demanda, mas também a alocação conjunta de recursos para atendimento da mesma.