Pergunta acerca do Ciclo de Governança de TI. Relembrando:
Alinhamento Estratégico e Compliance: refere-se ao planejamento estratégico da TI, que leva em consideração as estratégias da empresa para seus produtos e segmentos de atuação, assim como os requisitos de compliance externos, tais como o Sarbanes Oxley Act (SOX), o Acordo da Basiléia, Res. Bacen, outros.
Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recursos: refere-se às responsabilidades pelas decisões relativas a TI, em termos de: Arquitetura de TI, serviços de infraestrutura, investimentos, necessidades de aplicação, segurança da informação, capacidade de atendimento, competências, objetivos de desempenho e níveis de serviço, assim como a definição dos mecanismos de decisão, ou seja, em que fóruns da empresa são tomadas essas decisões.
Estrutura, Processos, Operação e Gestão: refere-se à estrutura organizacional e funcional de TI, aos processos de gestão e operação dos produtos e serviços de TI, alinhados com as necessidades estratégicas e operacionais da empresa. Nesta fase são definidas (ou redefinidas) as operações de sistemas e processos e infraestrutura, suporte técnico, segurança da informação e planejamento e gestão.
Medição do Desempenho (Gestão do Valor e do Desempenho): refere-se à determinação, coleta e geração de indicadores de resultados dos processos, produtos e serviços de TI e à sua contribuição para as estratégias e objetivos do negócio.
Ou seja, nossa alternativa correta é a letra d).
O Ciclo da Governança de TI é composto por quatro etapas:
Alinhamento estratégico e compliance: é o planejamento estratégico da tecnologia da informação, que leva em consideração as estratégias da empresa para seus vários produtos e segmentos de atuação.
Componentes:
o Alinhamento estratégico
o Princípios de TI
o Gestão da demanda
o Necessidades de aplicações
o Arquitetura de TI
o Infraestrutura de TI:
o Objetivos de desempenho
o Capacidade de atendimento da TI
o Estratégia de sourcing
Decisão, Compromisso, Priorização e alocação de recursos: são as responsabilidades pelas decisões relativas à TI em termos de: arquitetura de TI, serviços de infraestrutura, investimentos e, necessidades de aplicações.
Componentes:
o Mecanismos de decisão
o Critérios de priorização
o Portfólio de TI
Estrutura, processos, operações e gestão: é a estrutura organizacional e funcional de TI, aos processos de gestão e operação dos produtos e serviços de TI.
Componentes:
o Projetos
o Serviços
o Inovações
o Relacionamentos com cliente
o Relacionamentos com fornecedores
Gestão do valor e do desempenho: é a determinação, coleta e geração de indicadores de resultados dos processos, produtos e serviços de TI.
Componentes:
o Gestão do valor da TI
o Gestão do desempenho da TI
Alternativa: D