-
Paginação é um esquema de gerência de memória que permite que o espaço de endereços físicos de um processo seja não-contíguo. A paginação evita o problema considerável de ajustar trechos de memória de tamanhos variados ao armazenamento de apoio; a maioria dos esquemas de gerência de memória utilizados antes da introdução da paginação sofria com esse problema.
Letra A
Fonte:
Sistemas Operacionais com Java Silberschatz
-
Gabarito A
No contexto dos sistemas operacionais, paginação é um esquema de gerenciamento de memória pelo qual um computador armazena e recupera dados de um armazenamento secundáriopara uso na memória principal. Neste esquema, o sistema operacional recupera os dados do armazenamento secundário em blocos de mesmo tamanho chamados de páginas.
Para simplificar, a memória principal é chamada de "RAM" (um acrônimo de "memória de acesso aleatório") e armazenamento secundário é chamado de "disco" (uma abreviação de "disco rígido"), mas os conceitos não dependem se esses termos aplicam-se literalmente a um sistema de computador específico.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
A paginação permite que o programa possa ser espalhado por áreas não contíguas de memória. Com isso, o espaço de endereçamento lógico de um processo é dividido em páginas lógicas de tamanho fixo e a memória física é dividida em páginas com tamanho fixo, com tamanho igual ao da página lógica. Nisso, o programa é carregado página a página, cada página lógica ocupa uma página física e as páginas físicas não são necessariamente contíguas. O endereço lógico é inicialmente dividido em duas partes : um número de página lógica (usado como índice no acesso a tabela de páginas, de forma a obter o número da página física correspondente) e um deslocamento dentro da página. Não existe fragmentação externa, porém existe fragmentação interna (Ex: um programa que ocupe 201kb, o tamanho de página é de 4 kb, serão alocadas 51 páginas resultando uma fragmentação interna de 3kb). Além da localização a tabela de páginas armazena também o bit de validade, (1 ou TRUE) se a página está na memória (0 ou FALSE) se a página não está na memória. E a transferência das páginas de processo podem ser transferidas para a memória por demanda, levando apenas o que é necessário para a execução do programa ou por paginação antecipada, onde o sistema tenta prever as páginas que serão necessárias à execução do programa