SóProvas


ID
2768422
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Transformações históricas de monta alteraram a face do capitalismo nos países centrais e, em particular, na América Latina. Na contratendência de um longo período de crise da economia mundial, o capitalismo avançou em sua vocação de internacionalizar a produção e os mercados, requerendo políticas de “ajustes estruturais” por parte dos Estados nacionais. Preconizadas pelos países imperiais por intermédio dos organismos multilaterais, essas políticas dão livre curso ao capital especulativo financeiro destituído de regulamentações e à lucratividade dos grandes conglomerados multinacionais. Um mundo internacionalizado requer um Estado dócil aos influxos neoliberais, mas ao mesmo tempo forte internamente - ao contrário do que é propalado pelo ideário neoliberal da minimização do Estado - para traduzir essas demandas em políticas nacionais e resistir à oposição e protestos de muitos, comprometendo a soberania das nações. Deste modo, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A

    o projeto neoliberal é expressão dessa reestruturação política e ideológica conservadora do capital em resposta à perda de rentabilidade e “governabilidade”, que enfrentou durante a década de 1970, no marco de uma onda longa de crise capitalista.

    B

    o capital cria as condições históricas necessárias para a generalização de sua lógica de mercantilização universal, submetendo aos seus domínios e objetivos de acumulação o conjunto das relações sociais: a economia estabilizada, a cultura imutável e as políticas públicas.

    C

    o caráter conservador do projeto neoliberal se expressa, de um lado, na naturalização do ordenamento capitalista e das desigualdades sociais a ele inerentes tidas como evitáveis, enaltecendo a presença viva dos sujeitos sociais coletivos e suas lutas na construção da história.

    D

    o projeto neoliberal é expressão da reestruturação política e econômica conservadora do capital em resposta ao ganho que ampliou a rentabilidade e “governabilidade”, adquiridos durante a década de 1970, no marco de uma onda longa de crise capitalista.

  • A) Certa.

    B) O projeto neoliberal é expressão dessa reestruturação política e ideológica conservadora do capital em resposta a perda de rentabilidade e “governabilidade”, que enfrentou durante a década de 1970 (FIORI, apud SOARES, 2003), no marco de uma onda longa de crise capitalista (MANDEL, 1985). O capital cria as condições históricas necessárias para a generalização de sua lógica de mercantilização universal, submetendo aos seus domínios e objetivos de acumulação o conjunto das relações sociais: a economia, a política, a cultura. 

    C)O caráter conservador do projeto neoliberal se expressa, de um lado, na naturalização do ordenamento capitalista e das desigualdades sociais a ele inerentes tidas como inevitáveis, obscurecendo a presença viva dos sujeitos sociais coletivos e suas lutas na construção da história; 

    D)O projeto neoliberal é expressão dessa reestruturação política e ideológica conservadora do capital em resposta a perda de rentabilidade e “governabilidade”, que enfrentou durante a década de 1970 (FIORI, apud SOARES, 2003), no marco de uma onda longa de crise capitalista (MANDEL, 1985). 

    http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-2.pdf