SóProvas


ID
2769130
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da classificação dos atos administrativos, a autorização para exploração de jazida é exemplo de ato

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C.

     

    Ato declaratório é aquele em que a administração apenas reconhece um direito que já existia antes do ato. Como exemplos podem ser citados a admissão, licença, homologação, isenção, anulação.

     

    Ato enunciativo é aquele pelo qual a administração apenas atesta ou reconhece determinada situação de fato ou de direito. Exemplos: certidões, atestados, informações, pareceres, vistos.

     

    Atos Constitutivos  - Ato constitutivo é aquele pelo qual a Administração cria, modificam ou extingue um direito ou uma situação do administrado. É o caso da permissão, autorização, dispensa aplicação de penalidade, revogação.

     

    Atos gerais -atingem todas as pessoas que se encontram na mesma situação; são os atos normativos praticados pela Administração, com regulamentos, portarias, resoluções, circulares, instruções, deliberações, regimentos.

     

    domtotal.com/direito/pagina/detalhe/31764/os-atos-administrativos-e-sua-classificacao

  • Gabarito Letra C

     

    * atos constitutivo, extintivo, modificativo e declaratório.

     

    -- >Atos Constitutivos; é aquele que cria uma nova situação jurídica individual para seus destinatários, em relação à administração. Pode ser um novo direito ou uma nova obrigação.

     Exemplo:

    I) licenças, a

    II) autorizações, GABARITO

    III) nomeações de servidores,

    IV) aplicação de sanções administrativas etc.

    -- > Atos Extintivo ou desconstitutivo; é aquele que põe fim a situações jurídicas individuais existentes.ou seja, extinguem (desconstituem) direito e obrigações.

    Exemplo:

    I)cassação de autorização,

    II) encampação de serviço público.

    III) demissão de um servidor.

    -- > Atos Modificativo; é o que tem por fim alterar situações preexistentes, sem suprimir direitos ou obrigações.

    Exemplo:

     I) alteração do horário de funcionamento do órgão

    II)mudança de local de uma reunião

    -- > Atos Declaratórios; atesta apenas afirmam a existência de um fato ou de uma situação jurídica anterior a eles, com o fim de reconhecer ou mesmo de possibilitar o exercício de direitos.

    Exemplo:

    I) a expedição de certidões

    II) emissão de atestados por junta médica oficial etc.

  • ATO CONSTITUTIVO = AUTORIZAÇÃO

    ATO DECLARATÓRIO = LICENÇA

    ''Ato constitutivo é aquele que cria uma nova situação jurídica individual para os seus destinatários, em relação à administração. Essa situação jurídica poderá ser o reconhecimento de um direito ou a imposição de uma obrigação ao administrado. O que importa é que o ato crie uma situação jurídica nova, como ocorre na concessão de licença, na nomeação de servidores e etc.''

    ''Ato declaratório é aquele que apenas afirma a existência de um fato ou de uma situação jurídica anterior a ele. O ato declaratório atesta um fato, ou reconhece um direito ou uma obrigação preexistente; confere, assim, certeza jurídica quanto à existência do fato ou situação nele declarada. Essa espécie de ato, frise-se, não cria uma situação jurídica nova, tampouco modifica ou extingue uma situação existente.''

    (MARCELO ALEXANDRINO E VICENTE PAULO)

  • Só pra deixar claro e as pessoas não errarem igual eu errei:

     

    Atos Negociais = Atos Constitutivos

  • A autorização é ato discricionário.

     

    Na autorização a Administração analisa a conveniência e oportunidade do ato negocial para em seguida decidir se pratica ou nao o ato.

     

    Portanto, a vontade administrativa cria o direito, a autorização é um ato constitutivo, portanto, efeito ex nunc.

     

    Enquanto a licença é ato vinculado, portanto, ato declaratório – a AP apenas avalia se preenchido os requisitos. efetios retroativos. 

  • A autorização possui as mesmas características da permissão, constituindo ato administrativo discricionário que permite o exercício de determinada atividade pelo particular ou o uso privativo de bem público ( ex.: autorização para fechamento de rua; autorização para porte de arma).


    Asim como ocorre com a permissão, a autorização possui as seguintes características:


    a) ato de natureza estatal;


    b) ato discricionário; e


    c) ato constitutivo ( significa dizer que antes da edição do ato, o particular possui apenas expectativa de direito, e não direito subjetivo ao ato.)


    Fonte: Curso de Direito Administrativo. Rafael Carvalho Rezende Oliveira. 6ª Edição. Pag. 326.

  • Analisemos as opções:

    a) Errado:

    Atos declaratórios são aqueles que se limitam a reconhecer um direito preexistente. Daí seu caráter de apenas declarar uma situação prévia, que antecedia o ato. Não é o caso da autorização para exploração de jazida, visto que referido ato outorga, a partir de sua expedição, o direto ao desempenho de tal atividade. Sua natureza, portanto, é constitutiva, e não meramente declaratória.

    b) Errado:

    Atos enunciativos são aqueles que expedem uma opinião ou limitam-se a certificar ou atestar fatos. São os casos do parecer, da certidão ou do atestado. Não é o caso, tampouco, da autorização concedida a um particular para a exploração de uma atividade econômica.

    c) Certo:

    Como adiantado nos comentários à letra A, realmente, a autorização para exploração de jazida vem a ser exemplo de ato constitutivo. Afinal, a Administração confere ao particular, a partir de sua expedição, o direito de executar tal atividade, ampliando a esfera jurídica do destinatário. Não se trata de mero reconhecimento de situação jurídica preexistente, como no caso do ato declaratório.

    d) Errado:

    Atos gerais são aqueles dotados de generalidade e abstração, isto é, não "nascem" para reger situações específicas ou para atingir pessoas determinadas, abrangendo, na realidade, todo e qualquer pessoa que se amoldar à hipótese de incidência descrita na norma. Não é o caso da autorização para exploração de jazida, que tem natureza individual.


    Gabarito do professor: C