Os tr\~es documentos não possuem o mesmo porpósito funcional. Por isso a questão está errada!
O memorando é comunicação eminentemente interna. Aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estados, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, "Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício , o aviso e o memorando . Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício ."Aviso e ofício : " são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia... ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício , também com particulares."Memorando : " é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna."
ERRADO. O memorando, o ofício e o aviso não servem ao mesmo propósito funcional. Note que: - Memorando - utilizada para comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão. - Aviso - utilizada por ministros de Estados para comunicação com outro ministro. - Ofício - utilizada para comunicação externa. A segunda parte do texto está correto. Realmente esses três expedientes oficiais utilizam o "padrão ofício".
Essa questão nem precisa do conhecimento técnico. Logicamente se os 3 tivessem a mesma funcionalidade não seria necessário a criaçãos de 3 tipos, bastaria criar só um.
De acordo com o manual da presidência da República: "Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício." Ora, se eles diferenciam-se pela finalidade, não podem ter o mesmo propósito funcional.
NO PADRÃO OFÍCIL HÁ ESSAS MODALIDADES
•OFÍCIO : universal / externo (sai do órgão) e interno (fica no órgão – existe, mas obsoleto hoje) / mais burocrático e menos ágil
•AVISO : universal / externo / é um ofício entre Ministros de Estado
•MEMORANDO : universal / interno / mais ágil e menos burocrático (pode ser respondido no próprio documento) / não precisa de Vocativo, do Nome e do Endereço na Identificação do Destinatário e na data, pode-se usar Em no lugar de Brasília-DF, POREM NÃO SEGUEM O MESMO PROPÓSITO FUNCIONAL.
(...) mesmo propósito funcional, são usados, geralmente , no padrão formal denominado (...) São usado SEMPRE no padrão formal determinado, pois as comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem sempre uma regra de forma. "Deus é o TODO de TUDO"
questão capciosa, pois a função(propósito funcional) das correspondencias oficiais e comunicar de forma padronizada os atos de governo, partindo deste prisma a questão estaria correta. valeu pedro
Na minha opinião mesmo proposito funcional seria o ato de se comunicar que todos eles possuem como disse nosso colega acima. contudo, não sei aonde está o erro da questão
Está errando quando se fala "QUE SERVEM AO MESMO PROPÓSITO FUNCIONAL".
Correspondências que seguem o Padrão Ofício : à Ofício à Memorando à Aviso à Circular à Exposição de Motivos
O Cespe teima em dizer que o oficio, aviso e memorando tem funções iguais, propósitos idênticos...
Fica a dica.
FÉ E FORÇA.
Como já foi dito a questão erra ao falar "servem ao mesmo propósito funcional" , outras podem ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Médio - Conhecimentos Básicos
Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Memorando ; Ofício ; Aviso ;
As modalidades de comunicação denominadas ofício, aviso e memorandoassemelham-se quanto à forma, visto que todas devem ser formatadas conforme o padrão ofício; quanto à finalidade, o memorando distingue-se do ofício e do aviso por destinar-se à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - ANP - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos
Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Ofício ;
O ofício é correspondência destinada a tratar de assuntos oficiais pelos órgãos ou entidades da administração pública entre si ou com cidadãos em geral.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - Direito
Disciplina: Redação Oficial
Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
GABARITO: CERTA.
Errado
propósitos diferentes
Errei por achar que todos tinham o mesmo propósito funcional de INFORMAR.
A questão informa que "memorando, ofício e aviso, expedientes da comunicação oficial que servem ao mesmo propósito funcional, são usados, geralmente, no padrão formal denominado “padrão ofício”, em virtude de poderem adotar a mesma diagramação na distribuição das partes".
De acordo com o Manual de Redação Oficial, "há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício".
Em questões de diagramação, existem, sim, o padrão ofício, mas quanto à finalidade, esta é totalmente diferente para os três.
A resposta é incorreta.
Memorando, ofício e aviso podem adotar o “padrão ofício” em sua elaboração. Entretanto, o propósito funcional é diferente: aviso e ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares (comunicação externa), ao passo que o memorando pode ser empregado com a finalidade meramente administrativa ou para expor projetos, ideias, diretrizes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Errado.
Essa eu não ERRO nunca mais, CESPE.
Embora tenham o mesmo padrão de escritura, esses documentos apresentam propósitos distintos, ou seja, possuem finalidades que não podem ser atribuídas ao mesmo propósito funcional.