-
De acordo com Genival Veloso de França em seu livro, Medicina legal ( décima primeira ediçao ):
O halo ou zona de tatuagem varia de cor, forma, extensão e intensidade conforme a pólvora. É resultante da impregnação de grãos de pólvora incombustos que alcançam o corpo. Pela análise desse halo, a perícia pode determinar a distância exata do tiro, usando-se a mesma arma e a mesma munição em vários tiros de prova, até alcançar um halo de mesmo diâmetro que o original. Serve para orientar a perícia quanto à posição da vítima e do agressor.
-
GABARITO: C
Lesão de Entrada por PAF (instrumento: perfurocontudente, lesão perfurocontusa)
A) Disparo à longa distancia
-diametro de entrada é menor que o o projétil;
-forma arrendondada/elíptica
-orla de escoriação/orla de enxugo/orla de equimose
-bordas viradas para dentro (invertidas)
B)Disparo à Curta Distancia (Queima Roupa - até 10cm)
-orla de enxugo/orla de escoriação/orla de equimose
-orka de esfuçamento/tisnado (falsa tatuagem)
-zona de tatuagem
-orla de queimadura/chamuscamento
C)Tiro Encostado/Apoiado
-Sinal de Hoffman (boca de mina): forma estrelada, fica entre a pele e osso
-Sinal de Benassi: tiros dado no cranio. É constituido de fuligem, tende a desaparecer c/ a lavagem ou c/ a putrefação
-Sinal de Puppe-Wekgartener: desenho da boca da massa da mira do cano
-Rosa de Tiro de Cevidalli: disparo de projéteis múltiplos
-Sinal de Schuskanoll: esfumaçamento das paredes do conduto produzido pelo projétil entre laminas internase externas de um osso chato. Ex: cranio
-Sinal de Richter: fragmentos próximos ao orífico de passagem
-Sinal de Tovo e Lattes: presença de pele no interior do corpo
-Sinal calcado de Boneet: disparo à queima roupa imprime o desenho das vestes
Sinal de Rasgao de Nerio Rojas: as roupas, nos tiros à curta distancia, rasgam-se
Lesao de Saída:
-forma irregular
-bordas para fora
-maior sangramento
-nao tem orla de escoriação/enxugo
FONTE: PALERMO, Wilson. Medicina Legal Sinopses JusPovium
-
Tchê, acredito que essa questão possa ser anulada...
A E está correta; muito clara e genérica!
Sinal de Werkgaertner está presente nos tiros encostados, quando ocorre uma queimadura ao redor do orifício de entrada, causada pelo cano e pela mira da arma aquecidas pelo disparo.
Abraços
-
A questão fala sobre os sinais que permitem identificar tiros a curta distância, especialmente a modalidade "a queima roupa". O que diferencia os tiros a queima roupa dos tiros a curta distância no geral? A zona de chamuscamento!
Precisamos lembrar que nos tiros a distancia temos apenas os efeitos primários do disparo, ou seja, aqueles produzidos diretamente pelo projétil de arma de fogo: orla de escoriação, orla de contusão e zona de enxugo.
Nos tiros a curta distância, os efeitos primários do disparo são somados aos secundários, que são causados pelos elementos do cone de explosão do disparo, o conjunto dos gases superaquecidos (chama), dos grãos de pólvora incombusta e dos resíduos de combustão. Tudo isso gera a orla de esfumaçamento, orla de tatuagem e a orla de queimadura. À medida que se aumenta a distância, os efeitos secundários vão desaparecendo. Segundo livro do Hygino, pág 266, 2ª edição, o que tem menor alcance é a orla de queimadura, seguida pela orla de esfumaçamento (tisnado) e pela zona de tatuagem.
Os tiros enconstados, por sua vez, têm forma aberrante, pois os tecidos são dilacerados pela penetração dos gases de combustão.
Dessa forma, a letra C diz que a zona de tatuagem será o marcador limite dessa distância, o que condiz com o que está no Hygino. O ponto controverso, ao meu ver, está na letra A, pois a zona de chamuscamento realmente é um sinal de tiro à queima roupa, que é apenas uma modalidade dos tiros a curta distância. Por que? Porque é justamente ela que é utilizada para se determinar se um tiro foi realizado à queima roupa ou se foi apenas a curta distância.
-
o sinal de Werkgartner é um parâmetro que NÃO PODE ser levado em conta, pois está presente em tiros encostados.
Tiro encostado é diferente de tiro a curta distancia que no livro varia a 10 cm.
Portanto há diferença entre eles e a questão pede tiro a curta distancia e ainda coloca queima roupa entre parenteses.
Nao vejo motivo para anulacao, pelo menos nao por este motivo.
PS: concordo que a redacao das alternativas ficou um travada e estranha.
-
Difícil é entender o que o examinador quer. Saber quais são os sinais é até menos complicado.
-
– O respectivo SINAL DE BALÍSTICA resulta da impregnação de grãos de pólvora incombusta que alcançam o corpo e se incrustam na pele, orientando a perícia quanto à posição da vítima e do agressor. Trata-se do sinal de:
– ZONA DE TATUAGEM.
– 2.1.3 ZONA DE TATUAGEM
– Tocchetto explica que
– A zona de tatuagem é formada pelos resíduos maiores (sólidos) de pólvora incombusta ou parcialmente comburida e pequenos fragmentos que se desprendem do projétil que, ao atingirem o alvo, nele se incrustam ao redor do orifício de entrada.
– Devido à maior massa e à maior força viva, vencem maior distância e penetram no material do alvo como microprojéteis, incrustrando-se neste de forma mais ou menos profunda, não sendo removíveis, em sua maioria, por lavagem.
– Se o anteparo atingido for a pele, nela poderão ser produzidos ferimentos puntiformes (pequenas feridas), ferimentos esses que persistem até após serem submetidos a uma lavagem.
– No caso dos resíduos da combustão de pólvora (esfumaçamento), estes efeitos ainda podem ser observados a pequenas distâncias da boca do cano da arma, em tiros produzidos por armas curtas.
– Os resíduos do projétil (de chumbo ou de latão) vão bastante além, podendo se manifestar no alvo a uma distância de até um metro, dificilmente indo além.
– Acima de 50 cm, diminui de forma progressiva e rápida a quantidade de partícula que formam a zona de tatuagem, podendo, em alguns casos, cessar em distância menor (TOCHETTO, 2011, p. 256).
– A forma e a extensão da zona de tatuagem dependem da natureza da pólvora, da composição do projétil, do ar ambiente e da direção do tiro.
– A tatuagem, nos tiros perpendiculares, se localiza de maneira aproximadamente uniforme ao redor do orifício de entrada, apresentando-se com forma circular.
– Nos tiros inclinados (oblíquos), a tatuagem apresenta-se com a forma de elipse, e será mais intensa e menos extensa do lado do ângulo de menor inclinação da arma, e mais extensa e menos intensa do lado oposto.
-
Gab C
Nos tiros a queima roupa ocorre a zona de tatuagem que não sai quando é lavado, a zona de esfumaçamento sai com a lavagem.
O Sinal de Wergathner : É o desenho da boca do revólver na pele. Ocorre em tiro encostado.
-
Alguém me explica porque não pode ser o item B? Afinal, a zona de chamuscamento está presente no tiros a queima roupa!
-
Quanto mais se aproxima ou se distancia o disparo da pele deixam certos efeitos secundários do tiro. O cone de dispersão deixa evidente essa diferença. o efeito secundário limite é a zona tatuagem. Após se distanciar mais não será possível observar os efeitos secundários do PAF, por isso esse efeito seria o limite. Pela ordem de distancia - Zona de chamuscamento, Zona de esfumaçamento, Zona de tatuagem. Caso eu esteja equivocado podem me corrigir.
-
SOBRE A LETRA A "a zona de chamuscamento é um sinal indispensável nesse caso."
O erro ocorre porque não se trata de um sinal indispensável, podendo ocorrer o tiro à queima- roupa, por exemplo, ser efetuado com um anteparo, como um travesseiro, não existindo zona de chamuscamento. Por isso, esse sinal apesar de ser comum, não é indispensável.
-
Sinal de Wergathner é o desenho (WERGÃO) da boca do revólver na pele. Ocorre em tiro encostado.
-
Obviamente o sinal de Werkgartner deve ser considerado, pois a sua presença automaticamente desnatura o tiro de curta distância.
-
Melhor comentários Júnior Pereira
-
Se o indivíduo estiver de roupa não haverá zona de taruagem.
-
Letra C: é o gabarito - A zona de tatuagem ocorre nos disparos de até 50 cm de distância do alvo. Para os disparos cuja distância supere 50 cm (tiros à distância) somente percebem-se as orlas. A tatuagem é produzida pelos grãos de pólvora e partículas metálicas. Constituem projéteis secundários, incrustando-se na pele. Ela é arredondada nos tiros perpendiculares, ou em forma de crescente, nos oblíquos. Ela não pode ser removida. Essa tatuagem varia de cor, forma, extensão e intensidade conforme a pólvora. É resultante da impregnação de grãos de pólvora incombustos que alcançam o corpo. Serve para orientar a perícia quanto à posição da vítima e do agressor.
-
A zona de chamuscasmento, em que os gases superaquecidos do fogo que sai da boca do cano queimam a pele e os pelos, ocorre apenas em alvos muitos próximos, até 5 cm de distância. A zona de esfumaçamento, oriunda da polvora queimada, por ser mais leve, apenas deposita sobre a pele, podendo ser removida com água e sabao, atinge cerca de 15 a 20 cm de distância. Já a zona de tatuagem, é a pólvora nao queimada, ou em combustão, por ser mais pesada, penetra na pele deixando marca definitiva, chega até aproximadamente 25 a 30 cm de distância, ou seja, por esse motivo, será o marcador de limite da distância do tiro a curta distância.
-
Gab C
Tiro a curta distância ( Queima roupa)
- Bordas invertidas
- Há os efeitos secundários
- Zona de queimadura: Ação superaquecida dos gases ( chamuscamento)
- Zona de tatuagem: Impregnação dos grãos de pólvora ( Não sai com a lavagem )
- Zona de enxugo: Limpeza das impurezas do projétil na pele
- Aréola equimótica: Roptura dos vasos sanguíneos
- Escoriação: Arrancamento da epiderme pela rotação do projétil.
Obs: O esfumaçamento sai com a lavagem.
-
A) INCORRETO- sinal dispensável
B) INCORRETO- depende da distância, veja explicação abaixo
C) CORRETO- veja explicação abaixo
D) INCORRETO- não é possível ser feita essa afirmação. Qual foi o ângulo do disparo? Em que região do corpo ocorreu?
E) INCORRETO- o sinal de Werkgartner ocorre nos tiros encostados e apoiados. Não podemos considerá-lo, pois a questão fala "tiro a curta distância" e não encostado, apoiado.
TIRO À CURTA DISTÂNCIA ou À QUEIMA-ROUPA- CONE DE EXPLOSÃO (CONE DE DISPERSÃO)-gases superaquecidos (chama)- grãos de pólvora incombusta e dos resíduos da combustão. CONE com vértice na boca da arma e base voltada para o alvo.
1- CHAMA- produz ORLA ou ZONA DE QUEIMADURA/ CHAMUSCAMENTO (determina queimaduras de 1º e 2º graus).
2- ORLA DE ESFUMAÇAMENTO ou de TISNADO- orla cor acinzentada, pode ser removida com água- CRIA A ZONA DE FALSA TATUAGEM
3-ORLA DE TATUAGEM- grãos de pólvora são de maior alcance e podem constituir-se na única prova de que o disparo foi à curta distância- atravessam a epiderme e se incrustam na derme, formando uma tatuagem que só pode ser removida por meio de cirurgia plástica.
Pode aparecer nesta ordem, do tiro mais próximo para o mais distante: 1. ORLA DE QUEIMADURA/CHAMUSCAMENTO 2. ORLA DE ESFUMAÇAMENTO/TISNADO 3. ORLA DE TATUAGEM.
Fonte: HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005
Gabarito do professor: LETRA C
-
a)Zona de chamuscamento é um sinal indispensável nesse caso.
Errado. A Zona de Chamuscamento é dispensável. Fala-se em Zona de Chamuscamento, quando o disparo é muito próximo (média de até 5 cm) e, os gases super aquecidos que saem da boca do cano, acabam por queimar os pelos e a pele.
b)O orifício de entrada PAF apresentará bordas nitidamente chamuscadas.
Errado. Quase nunca esse fenômeno acontece.
c)A zona de tatuagem será o marcador do limite dessa distância.
A alternativa está extremamente confusa, porém, dentre todas as opções analisada, parece-nos a mais próxima de um gabarito. Vale lembrar que a Zona de Tatuagem, ocorre quando a pólvora não queimada (em combustão), penetra na pele deixando marca definitiva, gerando a chamada Zona de Tatuagem.
d)A orla de escoriação será simétrica em relação ao orifício de entrada do PAF.
A alternativa gera várias interpretações. Contudo, entendemos estar errada, uma vez que a Orla de escoriação poderá ser assimétrica. Anote-se que, o projétil ao penetrar a pele, faz um movimento giratório esfolando-a, dando origem à Orla de Escoriação, também conhecida como Orla de Fish.
e)O sinal de Werkgartner é um parâmetro levado em conta.
Errado. Trata-se de característica do disparo encostado e não a curta distancia. Nos tiros encontados, pode haver uma queimadura ao redor do orifício de entrada, causada pelo cano e pela mira da arma, ambos aquecidos pelo disparo. Por vezes, o desenho da mira grafado na pele, permite identificar se a arma foi pistola ou revolvér. Fala-se neste caso em Sinal de Werkgartner.
Gabarito: C
Fonte: Estratégia Concursos.
-
a zona de chamuscamento é um sinal indispensável nesse caso. (O Que acontece se houver um tiro a curta distância com um travesseiro entrepondo bico da arma e a vitima por ex?)
o orifício de entrada do PAF apresentará bordas nitidamente chamuscadas.(A nitidez depende de uma série de fatores, podendo variar).
a zona de tatuagem será o marcador do limite dessa distância.
a orla de escoriação será simétrica em relação ao orifício de entrada do PAF. (Negativo, pois esse fator dependerá da angulação de entrada do projetil)
o sinal de Werkgartner é um parâmetro a ser levado em conta. (Aquela marca causada pelo calor do bico da arma em contato direto com a pele).
-
Achei um pouco confuso mas entendi que a questão quis se referir a qual zona sempre estará presente nos tiros à queima -roupa.
Assim, a zona de tatuagem, de acordo com as regras do cone de dispersão, é a única que sempre existirá em se tratando de tipos a curta distância.
-
gB C ( embora meio confuso)- ZONA DE TATUAGEM ( EFEITO SECUNDÁRIO DO TIRO)
Produzida pela pólvora incombusta (NÃO QUEIMADA) ou parcialmente comburida.
Acima de 50 cm a quantidade de partículas sólidas diminui progressiva e rapidamente
Incrustam-se no alvo, NÃO REMOVÍVEIS POR LAVAGEM
Nos tiros perpendiculares apresenta-se sob a forma circular. Nos inclinados tem forma elíptica.
Traço característico do orifício de entrada
HYGINO: os grãos de pólvora em combustão ou ainda não queimados são de maior alcance e podem constituir-se na única prova de que o disparo foi à curta distância. Atravessam a epiderme e se incrustam na derme, formando uma ORLA DE TATUAGEM, que só pode ser removida por meio de cirurgia plástica.
FRANÇA: Nos tiros a curta distância, podem mostrar: forma arredondada e ovalar, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo ou Chavigny, halo de tatuagem, orla de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases. São considerados tiros à queima-roupa. A determinação da distância do tiro é feita pela analise do residuograma, que se constitui no estudo da origem e dos efeitos das partículas metálicas e não metálicas expelidas juntamente com o projétil, além do estudo das características físicas e químicas destas partículas de cada unidade de munição.
TIRO A CURTA DISTÂNCIA- chamado de queima- roupa
Ocorre quando o alvo se encontra dentro do alcance do cone de dispersão
(elementos secundários), podendo estar presente as seguintes zonas:
ZONA DE TATUAGEM
Trata-se da impregnação de micro resíduos do cone de dispersão na pele
(derme) nos tiros de curta distância.
Mesmo com limpeza, os micros resíduos não saem.
Ligada ao cone de dispersão.
ZONA DE CHAMUSCAMENTO ou ORLA DE QUEIMADURA
Trata-se da queimadura produzida pelos gases nos tiros de curta distância.
É ligada ao cone de dispersão.
Pode levar a queimaduras de 1º e 2º graus.
ZONA DE ESFUMAÇAMENTO ou TISNADO (SUJO)
Trata-se da sujeira formada pela fumaça nos tiros de curta distância.
Ligada ao cone de dispersão.
Também conhecida como zona de falsa tatuagem.
ZONA DE TATUAGEM
ZONA DE TATUAGEM
-
Essa questão foi feita baseando-se na literatura Médico-Legal do Hygino. Ele é um dos únicos autores que considera Tiro a curta distância como sendo sinônimo de tiro à queima-roupa. O Genival Veloso de França diferencia os tiros em: curtíssima distância, curta distância, média distância e longa distância, sendo que para ele, o tiro a curtíssima distância seria sinônimo de tiro a queima-roupa.
Alternativa A – As orlas características dos tiros a curta distância (chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem) podem estar presentes apenas na roupa, não sendo percebidas ao redor do orifício de entrada (INCORRETA)
Alternativa B – mesmo raciocínio da alternativa anterior: As orlas características dos tiros a curta distância (chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem) podem estar presentes apenas na roupa, não sendo percebidas ao redor do orifício de entrada (INCORRETA)
Alternativa C – Os grãos de pólvora são de maior alcance e podem constituir a única prova de que o disparo foi a curta distância (a queima roupa), formando a zona de tatuagem. (CORRETA)
Alternativa D – A orla de escoriação pode ser irregular, dependendo de alguns fatores, entre eles: orifício de entrada em região de pregas naturais, incidência oblíqua ou até mesmo roupa de textura grossa, que pode modificar o aspecto da ferida de entrada ( o pano pode ser empurrado e ampliar a orla de escoriação, tornando-a irregular ) INCORRETA
Alternativa E – dispensa comentários. O Sinal de Werkgartner é um parâmetro para tiros encostados pois mostra a impressão do cano da arma sobre a pele da vítima. INCORRETA
Marcelo Rocha Campos
IG: wimarcelo
Email: wimarcelo@hotmail.com
-
Lesão de CURTA DISTANCIA= lembre-se terá a ZONA DE TATUAGEM!!
-
Continuo sem entender o erro na letra B??? zona de chamuscamento ou queimadura pode ocorrer nos tiros a queima-roupa, os quais estão em uma curta distância.
-
* Se o tiro foi dado de muito perto = Queimadura, esfumaçamento e tatuagem.
*Se a distância foi um pouquinho maior = A queimadura já não aparece, mas o esfumaçamento e a tatuagem aparecem.
*Se a distância foi um pouco maior, mas ainda dentro dos elementos do cone de dispersão = O esfumaçamento já não aparece, mas a tatuagem ainda aparece.
Ou seja, no tiro a curta distância ou a queima-roupa não é obrigatório que você encontre as 3 orlas. Basta encontrar 1 ou 2. Agora, se eu só encontro uma, é a de tatuagem. Se eu encontro duas, é a de tatuagem e de esfumaçamento. Se eu encontro 3, é a de tatuagem, de esfumaçamento e a queimadura.
-
O item A diz: a zona de chamuscamento é um sinal indispensável nesse caso.
O gabarito da questão tem o item C como gabarito, qual seja: a zona de tatuagem será o marcador do limite dessa distância.
Acontece que, após ler e reler os itens, bem como alguns comentários dos colegas, muitos falaram sobre o erro do item A ao tratar da zona de chamuscamento como indispensável, haja vista que pode ser colocado um anteparo entre a vítima e o atirador, o que faz da acertava errada. Porém, ainda refletindo sobre o item C, dado como gabarito, penso, que, seguindo a mesma linha de raciocínio da existência ou não de um anteparo, se esse se fizer presente penso que também não teremos de tatuagem, uma vez que os elementos secundários tendem a se fixar nele.
Tendo em vista que a questão trata da relevância dos elementos para determinar a distância do disparo de arma de fogo, neto que os itens A e C estão errados pelo mesmo fundamento, a existência ou não de um anteparo.
Se eu estiver errado me falem, por favor !!!
-
Em 15/04/20 às 01:53, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 05/04/20 às 13:07, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 25/08/19 às 23:56, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 06/12/18 às 00:02, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 01/12/18 às 22:54, você respondeu a opção E. Você errou!
-
EM 13/05/2020 VOCÊ MARCOU "C" E VOCÊ ACERTOU.
-
a) a zona de chamuscamento é um sinal indispensável nesse caso. Não é indispensável, nada na medicina é absoluto, se tiver questão afirmando 100% algo, estará errada.
b)o orifício de entrada do PAF apresentará bordas nitidamente chamuscadas. Mais uma vez tentando cravar uma certeza, errado, pode ter um anteparo.
c) a zona de tatuagem será o marcador do limite dessa distância. Gabarito. Zona de tatuagem é sim um marcador, que pode ou não aparecer.
d) a orla de escoriação será simétrica em relação ao orifício de entrada do PAF. Não é simétrica, pode até ser em algum caso raro, mas normalmente não é,
e) o sinal de Werkgartner é um parâmetro a ser levado em conta. Não, é um sinal que pode ser notado em tiros ENCOSTADOS.
-
Se é possível a chama ser bloqueada pelo anteparo, não é possível a pólvora incombustível ficar no anteparo? Não entendi.
-
Fiz esse concurso para Delegado de Polícia em Goiás. Uma das provas mais mal elaboradas que já fiz. A UEG definitivamente não sabe elaborar uma prova de concurso.
-
ERROS EM VERMELHO:
a) a zona de chamuscamento é um sinal indispensável nesse caso.
b)o orifício de entrada do PAF apresentará bordas nitidamente chamuscadas. Errado, pois pode ter um anteparo que impeça o chamuscamento.
c) a zona de tatuagem será o marcador do limite dessa distância. Gabarito. Zona de tatuagem é sim um marcador, que pode ou não aparecer.
d) a orla de escoriação será simétrica em relação ao orifício de entrada do PAF. Pode ser em algum caso raro, mas normalmente não é.
e) o sinal de Werkgartner é um parâmetro a ser levado em conta. Não, é um sinal que pode ser notado em tiros ENCOSTADOS.
-
Necessariamente não pode haver zona de chamuscamento, levando em consideração os ante-paro
ex : blusão
-
A questão é forçada, pois o argumento que invalida a alternativa "A", (existência de antemparo, roupas, travesseiro, etc..) também invalida a alternativa "C", uma vez que os grânulos de pólvora incombusta também ficariam depositados no anteparo.
-
Questão bem complicada, já que nenhuma alternativa se adequaria sempre à situação. A possibilidade de existência de anteparo afastaria às alternativa A, B e C. A letra D me parece não ter relação ao caso. Já a alternativa E, para a doutrina majoritária, é sinal de tiro encostado, que seria diferente de queima à roupa/ curta distância.
Em todas as vezes que fiz a questão, assinalei a alternativa E, que seria, ao meu juízo, a "menos errada". Enfim.
-
gab c- novo comentário:
ferimentos de entrada nos tiros a curta distância
Características- forma arredondada ou elíptica;
- bordas invertidas;
- orla de escoriação;
- halo de enxugo;
- halo ou zona de tatuagem;
- orla ou zona de esfumaçamento;
- zona de queimadura;
- aréola equimótica; e
- zona de compressão de gases.Diz-se que um tiro é a curta distância quando, desferido contra um alvo, além da lesão de
entrada produzida pelo impacto do projétil (efeito primário) são encontradas manifestações
provocadas pela ação dos resíduos de combustão ou semicombustão da pólvora e das partículas
sólidas do próprio projétil expelido pelo cano da arma (efeitos secundários). Quando além das
zonas de tatuagens e de esfumaçamento há alterações produzidas pela elevada temperatura
dos gases, como crestação de pelos e cabelos (entortilhados e quebradiços), manifestações de
queimadura sobre a pele (apergaminhada e escura ou amarelada) e zona de compressão de gases
(no vivo), considera-se essa forma de tiro a curta distância como à queima-roupa.
O halo ou zona de tatuagem é mais ou menos arredondado nos tiros perpendiculares, ou em
forma de crescente, nos oblíquos. Essa tatuagem varia de cor e intensidade conforme a pólvora.
É resultante da impregnação de grãos de pólvora incombustos que alcançam o corpo. Pela análise
desse halo, a perícia pode determinar a distância exata do tiro, usando-se a mesma arma e a
mesma munição em vários tiros de prova, até alcançar um halo de mesmo diâmetro que o original.
Serve para orientar a perícia quanto à posição da vítima e do agressor. Nos tiros oblíquos, a
tatuagem é mais intensa e menos extensa do lado do ângulo menor de inclinação da arma. A
tatuagem é um sinal indiscutível de orifício de entrada em tiros a curta distância. Nas armas com
compensador de recuo, tanto o halo de tatuagem como a orla de esfumaçamento e a zona
de queimadura sofrem alterações;
-
A zona de chamuscasmento, em que os gases superaquecidos do fogo que sai da boca do cano queimam a pele e os pelos, ocorre apenas em alvos muitos próximos, até 5 cm de distância. A zona de esfumaçamento, oriunda da polvora queimada, por ser mais leve, apenas deposita sobre a pele, podendo ser removida com água e sabao, atinge cerca de 15 a 20 cm de distância. Já a zona de tatuagem, é a pólvora nao queimada, ou em combustão, por ser mais pesada, penetra na pele deixando marca definitiva, chega até aproximadamente 25 a 30 cm de distância, ou seja, por esse motivo, será o marcador de limite da distância do tiro a curta distância.
-
Sobre a D:
Se o tiro for oblíquo, isto é, inclinado, a orla de escoriação não será simétrica em relação ao orifício de entrada do PAF.
-
Uma dica: Sempre que forem estudar Medicinal Legal façam seus resumos incluindo bastante fotografia, pra quem é leigo na área da saúde, ler a explicação olhando pra foto facilita muito o aprendizado!
-
Resposta:
c) a zona de tatuagem será o marcador do limite dessa distância. (tiro a curta distancia 10 a 45 cm)
Porque, se aproximar mais que essa distância, os sinais da Zona de esfumaçamento e Zona de tatuagem, irão desaparecer e darão ensejo a outros sinais, típicos do tiro encostado, tais como Câmara de mina de hoffmann (estrelado), sinal de Benassi(fuligem nos ossos) e sinal de Bonnet.(funil).
-
TIRO A CURTA DE DISTÂNCIA
EFEITOS SECUNDÁRIOS
HALO DE ENXUGO OU ORLA DE CHAVIGNY
ZONA DE TATUAGEM – PÓLVORA INCOMBUSTA
ZONA DE ESFUMAÇAMENTO (TISNADO) FULIGEM – PÓLVORA COMBUSTA.
AREÓLA EQUIMÓTICA – LESÃO DE VASOS SANGUÍNEOS
ORLA DE ESCORIAÇÃO OU CONTUSÃO – ARRANCAMENTO DA
-
Pode aparecer nesta ordem, do tiro mais próximo para o mais distante: 1. ORLA DE QUEIMADURA/CHAMUSCAMENTO 2. ORLA DE ESFUMAÇAMENTO/TISNADO 3. ORLA DE TATUAGEM.
-
Os sinais primários no ferimento de entrada por PAF: Halo de enxugo, Orla de Escoriação e Orla Equimótica.
Somente com os sinais secundários (gases, grãos de pólvora incombusta, fuligem..) poderá determinar a distância do tiro (PAF). A zona de tatuagem resulta da impregnação de grãos de pólvora incombusta na pele, podendo orientar a perícia quanto a posição da vítima e distância do tiro.
-
comentario da VERENA!
GABARITO: C
Lesão de Entrada por PAF (instrumento: perfurocontudente, lesão perfurocontusa)
A) Disparo à longa distancia
-diametro de entrada é menor que o o projétil;
-forma arrendondada/elíptica
-orla de escoriação/orla de enxugo/orla de equimose
-bordas viradas para dentro (invertidas)
B)Disparo à Curta Distancia (Queima Roupa - até 10cm)
-orla de enxugo/orla de escoriação/orla de equimose
-orka de esfuçamento/tisnado (falsa tatuagem)
-zona de tatuagem
-orla de queimadura/chamuscamento
C)Tiro Encostado/Apoiado
-Sinal de Hoffman (boca de mina): forma estrelada, fica entre a pele e osso
-Sinal de Benassi: tiros dado no cranio. É constituido de fuligem, tende a desaparecer c/ a lavagem ou c/ a putrefação
-Sinal de Puppe-Wekgartener: desenho da boca da massa da mira do cano
-Rosa de Tiro de Cevidalli: disparo de projéteis múltiplos
-Sinal de Schuskanoll: esfumaçamento das paredes do conduto produzido pelo projétil entre laminas internase externas de um osso chato. Ex: cranio
-Sinal de Richter: fragmentos próximos ao orífico de passagem
-Sinal de Tovo e Lattes: presença de pele no interior do corpo
-Sinal calcado de Boneet: disparo à queima roupa imprime o desenho das vestes
Sinal de Rasgao de Nerio Rojas: as roupas, nos tiros à curta distancia, rasgam-se
Lesao de Saída:
-forma irregular
-bordas para fora
-maior sangramento
-nao tem orla de escoriação/enxugo
-
Q414585 FCC - 2014 Medicina Legal Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos MPE-PE Promotor de Justiça
Os ferimentos por projétil de arma de fogo apresentam
A
orlas e halos que determinam com exatidão a distância do tiro. Desta forma, os tiros de prova com a arma suspeita e a munição idêntica à utilizada originalmente não precisam ser realizados.
B
orla de escoriação e orla de enxugo no orifício de entrada de projétil de arma de fogo, mesmo em tiros dados com a boca da arma encostada à pele.
C) zona de queimadura nos orifícios de entrada de projétil de arma de fogo disparado à queima-roupa.
D
orla de tatuagem nos orifícios de entrada de projétil de arma de fogo quando ocorre pressão da boca da arma na pele.
E
os elementos necessários à averiguação criminal, pois mesmo o uso de roupa de textura grossa não é capaz de modificar o aspecto da ferida de entrada de projétil de arma de fogo na pele.
-
Confundi letra A com Letra C
Realmente a correta é a letra A
Zona de chamuscamento/queimadura>>DISPENSÁVEL>>pois nem sempre aparece dependendo da distância
Zona de tatuagem>>quase sempre aparece dependendo da distÂncia, é um indicador de distância mais confiável
Exemplo: Imagem a seguinte situação X atira em Y: \o/y=== ----o ..\o/
Muito perto(mas não encostado): \o/y=== ----o ...\o/
-Pode aparecer zona de tatuagem, zona de chamuscamento/queimadura e zona de esfumaçamento(sujeira polvora na pele)
X afasta um pouco: \o/y=== ----o .......................\o/
--Pode aparecer zona de tatuagem, zona de esfumaçamento(sujeira polvora na pele)
-Queimadura/chamuscamento não aparece, pois imagine que o fogo que sai da arma não atinge a pele por causa da distancia maior
X afasta MAIS um pouco: \o/y=== ----o ................................................\o/
-Pode aparecer zona de tatuagem
-zona de esfumaçamento já não pode aparecer>>pois a sujeira da polvora fica no meio do caminho(vento leva...)
ZONA DE TATUAGEM É INDICADOR MAIS IMPORTANTE NESSES CASOS DE TIROS A CURTA DISTÂNCIA
Obs>>>TIRO A LONGA DISTANCIA:
X afasta MUIIITOOOO: \o/y=== ----o ..................................................................................\o/
-Nem aparece zona de tatuagem(polvora incombusta se dissipa no ar..)-os fragmentos não atingem o corpo da vítima.
-ou seja>> elementos secundários não são presentes
E para tiro encostado zezinho ??
\o/y=== ----o \o/
Imagine que as zonas de tatuagem, esfumaçamento e chamuscamento>>>>>>TODAS ENTRARAM DENTRO DA VÍTIMA>> elementos não estão presente> tá tudo dentro>> mas temos outros:
-Sinal de Be, Sinal de Bon, Sinal de W, e etc...
ASSIM QUE ENTENDI.
-
Para ocorrer o tiro a curta distância não exige a presença das três zonas (chama, esfumaçamento e tatuagem), basta a presença de uma delas para se afirmar o tiro à queima roupa, se existir as três zonas significa que o tiro foi de muito perto, mas pode aparecer só a zona de tatuagem, ainda assim o tiro é a curta distância, de modo que a zona da chamuscamento é indispensável e a zona de tatuagem é o limite. Zona de chama > Zona de esfumaçamento > Zona de tatuagem.
-
e se houver anteparo?
-
Levando em consideração apenas as informações que a questão nos trouxe, não entendi o gabarito ser letra C e não a letra A. "...para a verificação de um tiro a curta distância (queima roupa)".