SóProvas


ID
2770798
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para o conhecimento estimado do tempo de morte são utilizados os critérios preconizados pela cronotanatognose. Segundo o que dita o artigo 162, do Código Penal Brasileiro, a autópsia deverá ser iniciada pelo menos seis horas após a constatação da veracidade do óbito, ou antes, caso existam sinais de certeza da morte, o que deverá ser anotado pelo perito no laudo. Segundo os conhecimentos da cronotanatognose e atendendo ao preceito legal exposto, tem-se que:

Alternativas
Comentários
  • Qual o horário da mancha verde abdominal: entre 16 (ou 20 dependendo do autor) e 24.

    Abraços

  • A - ERRADOnem sempre a mancha verde ocorrerá na fossa ilíaca (direita). Pode ocorrer na cabeça, por exemplo (caso dos afogados) e nos orifícios naturais (caso da maceração fetal).

    B - ERRADOa midríase paralítica bilateral é sinal de morte cerebral. Trata-se de fenômeno que retrata a ausência de função cerebral (fenômeno abiótico IMEDIATO).

    C - ERRADO - a rigidez cadáverica segue a lei de NYSTEN.

    D - ERRADOEm geral surge na mandíbula e nuca da 1a a 2a h depois do óbito

    E - CERTOem regra, as manchas de hipóstase podem identificar a posição do cadáver. Quando fixas, elas não se desprendem das malhas do tecido, indicando inclusive se a posição do cadáver foi alterada posteriormente.

  • LIVORES DE HIPÓSTASE são manchas decorrentes do depósito de sangue pela ação da gravidade nas partes mais baixas do corpo de acordo com a POSIÇÃO DO CADÁVER.

    – O surgimento desse fenômeno sofre a influência de fatores como o tipo de morte(hemorragias, enforcamento) e as condições sistêmicas no momento do óbito(anemia aguda, desnutrição).

    – Em geral essas manchas surgem em média de 1 a 3 horas após a morte, fixando-se definitivamente em torno de 8 a 12 horas após o óbito.

    – Nesse espaço de tempo, com a mudança de posição do cadáver essas manchas podem mudar de posição.

  • sobre a letra A -


    sobre a letra C- ALGOR é resfriamento cadavérico, e a lei de NYSTEN tem a ver com RIGIDEZ (RIGOR)




    sobre a letra D- RIGIDEZ CADAVÉRICA (RIGOR MORTIS)

    Os músculos, inicialmente flácidos, contraem-se pela última vez à custa de células que ainda não morreram. A rigidez é uma variante da contração muscular normal, provocada pela escassez de oxigênio e acúmulo de ácido lático. É um fenômeno químico (cai em prova!). Quando a pessoa morre, para de respirar; logo, o corpo vai ficando ácido e essa acidez começa a atacar a musculatura, que vai endurecendo.

    LEI DE NYSTEM SOMMER – Diz que a rigidez eem início na cabeça (mandíbula e nuca), evoluindo de forma descendente (da cabeça para os pés). A sequência é: MANDÍBULAàTÓRAXàBRAÇOSàABDOMENàPERNAS


  • a) a mancha verde, dependente de ação bacteriana, ocorre na fossa ilíaca e revela o início da putrefação.

     

    ação bacteriana: errado / sulfoxi-hemoglobina

     

    ocorre na fossa ilíaca: restringiu a uma única região - errado / quase sempre se localiza na fossa ilíaca. Mas pode ocorrer na parte superior do torax dos afogados. Também na parte superior do torax, pescoço e face nos fetos.

  • Engraçada essa banca, usa a exceção para justificar a alternativa A como errada, mas para julgar a altertiva E correta não usa a exceção.

  • Encontrei um pelo no ovo, o enunciado da questão cita o Código Penal, sendo que na verdade é Código de Processo Penal, questão anuladaaaaaa
  • Exatamente o q pensei tbm, VL CM..

  • Não seria anotada pelo perito no auto?

  • Acrescentando sobre a mancha verde de Brouardel:
    Mais comum é o aparecimento no abdomen(fossa iliaca direitia)

    Em fetos e nos nascidos mortos elas aparecem ao redor do orificios naturais, canais que permitem a entrada de bacterias.

    Afogamentos verdadeiros(Azul) - Parte alta torax, pescoço e cabeça

  • Cuidado tem comentário falando coisa errada ai 

    Trata-se de ação bacteriana SIM pois é a ação bacteriana que produz o gás sulfidrico que ao encontrar a hemoglobina forma a sulfoxiemoglobina,  o erro da alternativa A é restringir o local à fossa iliaca direita sendo que nos afogados e nos fetos ocorre de forma diversa.

    Minhas anotações:

    Fase da Coloração/cromática – inicia-se com a modificação da cor do cadáver em decorrência da junção da hemoglobina mais gás sulfídrico = Sulfoxiemoglobina que tem coloração esverdeada. Gás sulfídrico formado pelas bactérias. Inicia-se em 24 a 36 horas da morte. O cadáver começa a ficar verde na fossa ilíaca direita (próximo ao intestino, perto das fezes) – Mancha verde abdominal de Bordeau (marca o início da putrefação).

    O abdome é o local mais comum de se encontrar a Mancha verde abdominal de Bordeau, mas existem 02 exceções:

    Nos afogados a mancha se inicia na cabeça - Cabeça de negro dos afogados.

    Nos fetos que morreram e ficaram retidos por um tempo. O feto fica em um líquido amniótico que é asséptico, ou seja sem bactérias, quando ele é expelido as bactérias entram no natimorto pelos anus, vagina, nariz e boca, por isso a  mancha verde vai se dar nos orifícios naturais.

  • Com todo respeito Thaineiros Concurseiros o erro da alternativa A não se justifica conforme o que você argumetou. 

     

    "Trata-se de ação bacteriana SIM pois é a ação bacteriana que produz o gás sulfidrico que ao encontrar a hemoglobina forma a sulfoxiemoglobina,  o erro da alternativa A é restringir o local à fossa iliaca direita sendo que nos afogados e nos fetos ocorre de forma diversa." 

     

    A alternativa não restringe que a mancha verde abdominal se inicia na fossa iliaca direita, muito pelo contrário, a alternatica não fala em lado direito, acredito que o erro da alternativa se deu em razão da omissão em especificar o lado direito.

     

    a) a mancha verde, dependente de ação bacteriana, ocorre na fossa ilíaca e revela o início da putrefação.

  • A) INCORRETO- Hércules esclarece que a “fase da coloração começa com a chamada mancha verde abdominal, que se forma primeiro na fossa ilíaca direita por causa da proximidade do ceco com a pele. O gás sulfídrico produzido pelas bactérias difunde-se pelos tecidos e se combina com a hemoglobina, formando-se a sulfoemoglobina.” HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, P. 153

    Deve-se ter em mente que o início da mancha verde em regra, acontece no abdômen, no entanto, em casos de afogamento e em casos de fetos e recém-nascidos. Vejamos: Veloso assevera que ‘O cadáver retirado da água sofre, com o ar atmosférico, uma aceleração do fenômeno putrefativo. Isto se deve também à posição do corpo submerso com a cabeça mais baixa que os pés. Essa posição contribui para uma congestão acentuada do segmento cefálico, iniciando a putrefação com o aparecimento da mancha verde na face ou nas proximidades da região esternal”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, P. 354

    Além disso, temos que “É o intestino o ponto de partida da putrefação, com exceção dos recém-nascidos e dos fetos. O aparecimento dos primeiros sinais de putrefação se dá no abdome, correspondendo a mancha verde abdominal. Nos recém-nascidos, a putrefação invade o cadáver por todas as cavidades do corpo por via externa, principalmente pelas vias respiratórias”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, P. 1032

    B) INCORRETO- midríase paralítica bilateral não consiste em um sinal abiótico.

    C) INCORRETO- O correto seria rigidez, e não algidez. “A rigidez cadavérica é um fenômeno cujo aparecimento pode ser tardio ou extremamente precoce. Em geral surge na mandíbula e nuca da 1a a 2a h depois do óbito; da 2a a 4a h nos membros superiores; da 4a a 6a h nos músculos torácicos e abdominais e, finalmente, entre a 6a e a 8a h post mortem nos membros inferiores.

    A flacidez muscular, pelo desaparecimento do rigor mortis, aparece progressivamente na mesma sequência, iniciando-se, portanto, pela mandíbula e pela nuca (lei de Nysten), surgindo em torno de 36 a 48 h depois da morte. Nos recém-nascidos, a flacidez se verifica mais precocemente. Esse fenômeno sempre existe. Antes daquele tempo, a rigidez pode ser desfeita pela manipulação dos segmentos do cadáver, e daí em diante ela não se refaz.” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.1052

    D) INCORRETO- vide letra C

    E) INCORRETO- Durante as 12 primeiras horas após a morte, os livores podem mudar de posição conforme a situação do cadáver, antes da fixação definitiva no corpo. Destaca-se que tanto a letra A como a letra E geraram um grande embate na resolução da questão, pois trouxeram afirmativas absolutas sem exceções. Destaca-se que tanto na letra A quanto na letra E há exceções. Dessa forma, entendo que a banca não teve muito êxito na elaboração e escolha dessa questão. O gabarito da banca foi a letra E, no entanto, entendo que a mesma deve ser anulada.

    GABARITO DO PROFESSOR: QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

  • Gaba: D


    Rigor mortis: rigidez cadavérica


    Algor mortis: resfriamento cadavérico


    Livor mortis: livores / hipostases

  • mancha verde abdominal inicia na fossa iliaca. diferente dizer que ocorre na fossa iliaca... ela contece no corpo todo.

    o erro da questao é o ocorre.... se fosse inicia estaria certo apesar da ausencia do termo direita.

  • Questão muito ruim.

    Tanto a letra A quanto a letra E constituem duas premissas que não são absolutas. Eles tornaram a A errada por conta da exceção, mas consideraram a E correta por conta da regra, sem considerar a exceção.

    Difícil.....

  • Concordo com você, Giuliano Amaduro Cucco. Os livores cadavéricos nem sempre são sinais indicadores da posição em que o cadáver se encontrava na hora da morte, uma vez que podem se deslocar (exceto após o período de aproximadamente 8 a 12 que é o momento em que se fixam e não mais se deslocam). O problema da letra A é que geralmente as manchas aparecem na fossa ilíaca direita, porém, não é sempre. Questão dificílima.

  • caramba. To fazendo medicina?

  • Questão mal feita por essa banca!

  • ALGIDEZ É RESFRIAMENTO!!!!

    ALGIDEZ É RESFRIAMENTO!!!!

    ALGIDEZ É RESFRIAMENTO!!!!

    ALGIDEZ É RESFRIAMENTO!!!!

  • FENÔMENOS ABIOTICOS CONSECUTIVOS

    1 - evaporação / desidratação cadavérico - perda de peso, pergaminhamento pele, dissecamento das mucosas, fenômenos oculares.

    2- esfriamento cadavérico (algo mortis) algidez

    3- manchas de hipostase (livor mortis)

    4 - rigidez cadavérica (rigor mortis) -- progressão

    lei de nystem é uma progressão cranio caudal, dos menores para os maiores

  • FENÔMENOS ABIOTICOS CONSECUTIVOS

    1 - evaporação / desidratação cadavérico - perda de peso, pergaminhamento pele, dissecamento das mucosas, fenômenos oculares.

    2- esfriamento cadavérico (algo mortis) algidez

    3- manchas de hipostase (livor mortis)

    4 - rigidez cadavérica (rigor mortis) -- progressão

    lei de nystem é uma progressão cranio caudal, dos menores para os maiores

  • Tanto a "A" como a "E" estão corretas (no meu entendimento).

    No entanto, em uma utilizou a exceção e na outra a regra (sendo a "E", a qual empegou a exceção, considerada correta).

    "A" a regra é que a mancha verde abdominal apareça na região inferior direita do abdômen, ou seja, fossa ilíaca direita. Ocasionada pelos gases resultantes da ação bacteriana.

    Exceção: afogados e fetos mortos= inicia-se no tórax.

    "E" foi empregada a exceção. Vejamos. Realmente os livores permitem a identificação primitiva da posição do cadáver, após 8/12 hrs do óbito, vez que tornam-se fixos. Antes disso, o sangue ainda se movimenta, e qualquer modificação no corpo altera a posição dos livores. (Atente-se que não se pode utilizar como regra geral a posição das hipóstases quando fixas, uma vez que pode o corpo ter sido modificado para influenciar na investigação).

    Entendimento retirado do livro "Medicina Legal e Noção de Criminalística", Neusa Bittar.

    Caso eu tenho falado besteira, por favor, corrija-me.

  • Alternativa A: A mancha verde abdominal faz parte do processo de putrefação em sua primeira fase (coloração ou cromática), surgindo geralmente na fossa ilíaca direita em decorrência da ação bacteríana e concentração de gases, principalmente o sulfídrico. Mas, em afogados e fetos mortos, a macha verde tem início no torax.

    Alternativa B: Midríase é a dilatação das pupilas. Paralítica é aquela em que a dilatação é permanete (a pupila não reage a estímulos) e bilateral porque nos dois olhos. É um sinal imediato da morte.

    Alternativa C: Algidez não é sinônimo de rigidez. A algidez é o esfriamento do corpo, já a rigidez é o endurecimento dos músculos em decorrÊncia do acúmulo de ácido lático. A rigidez é que seuqe a lei de Nysten.

    Alternativa D: A rigidez não se inicia nos músculos mais volumosos (como quadriceps e dorsais) mas sim na mandibula e na nuca, e vai descendo...

    Alternativa E: Correta.

  • Eu tenho boas lembranças dessa prova, mas ela foi muito, muito polêmica. Questões, como esta, que geraram embates por semanas nos fóruns de concurso.

  • Horrível questão.

    Esse tipo de questão demonstra falta de preparo da banca para aferir o conhecimento do candidato. Vamos criticar e exigir questões melhores.

    Muitos examinadores estão coletando informações aqui.

  • Pessoal, to vendo que tem muita gente comentando que, no caso da letra A, uma das exceções é no caso dos fetos. Porém, como muitos aqui disseram, a mancha verde nos fetos NÃO SE INICIA NO TORAX, E SIM NOS ORIFICIOS NATURAIS (ânus, nariz, ouvidos e etc) POR SEREM NESSES LOCAIS QUE AS BACTERIAS ENTRAM NO CORPO DELE.

  • – LIVORES DE HIPÓSTASE são manchas decorrentes do depósito de sangue pela ação da gravidade nas partes mais baixas do corpo de acordo com a POSIÇÃO DO CADÁVER. Isso significa que: Os livores de hipóstase podem sim auxiliar na posição do cadáver, mas esses livores carecem de um tempo para fixar-se.

    Já na alternativa A, a resposta estar perfeita, pois a mesma estaria errada, se a alternativa constasse a palavra SEMPRE, Pois, pode ocorrer na cabeça, por exemplo (caso dos afogados) e nos orifícios naturais (caso da maceração fetal).

    Esse é i tipo de questão que as pessoas que dominam a matéria tende a errar.....

  • A questão relaciona a resposta ao preceito legal exposto, isto é, dá ênfase nas "06 horas após a constatação da veracidade do óbito". Desse modo não é possível verificar a mancha verde que corresponde à primeira fase da putrefação, uma vez que ela só aparece, em regra, depois das 24 hrs.

  • GABARITO: ALTERNATIVA E

    Pessoal, a afirmação: "os livores cadavéricos ou manchas de hipostase permitem o conhecimento da posição do cadáver" está correta!

    A banca utiliza o verbo permitir no sentido de possibilitar.

    Dessa forma, as manchas de hipóstases cutâneas que surgem nos cadáveres e são encontradas preferencialmente na parte de declive dos corpos, POSSIBILITAM o conhecimento da posição do cadáver.

    Acerca da alternativa A, a mancha verde pode ser encontrada em outras posições, como no afogado, que ocorre no esterno ou na parte inferior do pescoço, e não na fossa ilíaca direta, como classicamente se conhece noutras situações. Ou seja, a alternativa A determina que a mancha verde OCORRE, impondo ao invés de possibilitar.

    Penso que a interpretação da questão seja fundamental para o êxito. Errei num primeiro momento, pois fui seco na alternativa A, nem li o restante das questões.

  • O PIOR É CONHECER AS TERMINOLOGIAS (PALAVRAS, SINÔNIMOS, NOMES).

    Algidez = resfriamento

    fossa ilíaca = bucho, barriga

    putrefação = apodrecimento

    abiótico = sem vida

    livores = mudança de cor

    etc. etc .etc

  • A) a mancha verde, dependente de ação bacteriana, ocorre na fossa ilíaca e revela o início da putrefação. ERRADO

    A mancha verde nem sempre ocorrerá na fossa ilíaca.

    Nos fetos – início pela parte superior do tórax, face e pescoço. Conteúdo intestinal estéril. Bactérias nas vias aéreas.

    Nos afogados – cabeça e parte superior do tórax.

    B) a midríase paralítica bilateral é um sinal abiótico consecutivo que servirá para a confirmação da morte. ERRADO

    Trata-se de sinal abiótico imediato, de probabilidade ou de diagnóstico de morte, indicando probabilidade da morte.

    C) a algidez cadavérica segue os princípios da Lei de Nysten, tendo sentido de ocorrência craniocaudal. ERRADO

    A Lei de Nysten trata da rigidez cadavérica, não algidez.

    D) a rigidez cadavérica é um fenômeno abiótico mediato que se inicia pelos músculos mais volumosos. ERRADO

    Trata-se de sinal abiótico consecutivo, mediato, de certeza ou tardio, indicando certeza da morte.

    E) os livores cadavéricos ou manchas de hipostase permitem o conhecimento da posição do cadáver. CORRETO

    Livor mortis ou livor hipostático é um fenômeno físico que ocorre por influência da gravidade. O sangue tende a migrar para as regiões baixas do corpo, gerando marcas vinhosas.

    Início do livor – entre 2 e 3 horas após a morte.

    Fixação do livor – entre 8 e 12 horas após a morte. Permanece na mesma posição caso se vire o cadáver e permite diagnóstico de alteração da cena do crime

  • A-) ERRADA. Mancha Verde? Tá... Abdominal ou Torácica ou a torcida do palmeiras. Fossa ilíaca? tá... Direita ou esquerda... Só para perder tempo.

    B) ERRADA. É Abiótico IMEDIATO...

    C) ERRADA. Céfalo caudal é a RIGIDEZ cadavérica.

    D)ERRADA. Rigidez é consecutivo ou mediato.

    E) GABARITO. Ação gravitacional. Livor Hipostático. os livores cadavéricos ou manchas de hipóstase permitem o conhecimento da posição do cadáver.

  • Na boa, a "A" não restringiu nada. Em regra a mancha verde abdominal ocorre na fossa ilíaca direita. A questão não disse que ela ocorre necessariamente nessa parte do corpo.

    Sendo assim, poderíamos argumentar, na alternativa "E", que as manchas de hipóstase nem sempre poderão determinar a posição do cadáver. Basta pensar nas manchas que ainda não se fixaram, e o corpo é mudado de lugar.

  • Em regra, a mancha verde ocorre primeiro na fossa ilíaca. Em regra, as manchas de hipostase permitem conhecer a posição que a pessoa morreu. Para ambas as regras existem exceções. No entanto, ambas estão corretas.

  • Segundo o que dita o artigo 162, do Código Penal Brasileiro - Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado ou rebanho alheio, marca ou sinal indicativo de propriedade:

    o que dita o artigo 162, do Código Penal Brasileiro

    Agora o que dita o artigo 162, do Código de Processo Penal -  A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

  • sobre a letra DRIGIDEZ CADAVÉRICA (RIGOR MORTIS)

    Os músculos, inicialmente flácidos, contraem-se pela última vez à custa de células que ainda não morreram. A rigidez é uma variante da contração muscular normal, provocada pela escassez de oxigênio e acúmulo de ácido lático. É um fenômeno químico (cai em prova!). Quando a pessoa morre, para de respirar; logo, o corpo vai ficando ácido e essa acidez começa a atacar a musculatura, que vai endurecendo.

    LEI DE NYSTEM SOMMER – Diz que a rigidez eem início na cabeça (mandíbula e nuca), evoluindo de forma descendente (da cabeça para os pés)A sequência é: MANDÍBULAàTÓRAXàBRAÇOSàABDOMENàPERNAS

  • Três alternativas corretas, que beleza!

  • Algidez é resfriamento.

  • Cronologia da rigidez cadavérica: craniopodálica (pés) ou CÉFALOCAUDAL

  • Alternativa "a": Nem sempre, pode iniciar em outro lugar como exceção.

    Alternativa "e": Nem sempre os livores irão permitir atestar a posição do corpo.

    Probabilidade de acertar a questão: 50%. Impossível ler a mente do examinador pra saber em qual das duas ele quer a exceção no lugar da regra.

  • Bora, Bora

  • errando novamente essa questão!! não acredito

  • A - sim, mas nem sempre E - sim, mas nem sempre
  • A) a mancha verde abdominal é característica da 1ª fase da putrefação (fase da coloração). Em regra, ela aparece na fossa ilíaca, no abdômen, mas, há exceções: nos casos dos afogados e recém-nascidos a mancha verde aparece no tórax;

    B) a midríase não é sinal abiótico;

    C) a rigidez cadavérica é que segue as Leis de Nysten; o algor mortis é o esfriamento;

    D) a rigidez cadavérica inicia-se pelo músculos menos volumosos, passando aos mais volumosos;

  • Midríase paralítica bilateral: pupilas dilatadas que não reagem à luz

    Fossa ilíaca: região abdominal abaixo do umbigo

    Essas terminologias matam quem é do Direito kkk

  • MNEMÔNICO PARA OS SINAIS ABIÓTICOS CONSECUTIVOS OU OU MEDIATOS:

    EVA, ALGOZ DO LAR RICO:

    EVAporação cadavérica: perda de água corporal aparecendo entre 1 e 3 h após a morte, com isso temos perda de peso, apergaminhamento da pele, dessecamento das mucosas e modificações nos bulbos oculares. Sinal de Sommer e Lacher ( olhos negros com cerca de 6h após a morte).

    ALGOr Mortis ou Algidez: esfriamento corporal, a temperatura do corpo tende a igualar com a do ambiente. Média de 1,5º C por hora.

    Livor Mortis ou Manchas de hipóstase: começam de 2 a 3 horas após a morte generalizando com cerca de 6 horas e se fixam completamente com cerca de 12 h e permanecem até a putrefação. Através da mancha hipostática é possível determina a posição do cadárver.

    RIgor Mortis ou rigidez cadavérica: segundo a lei de Nysten segue uma progressão crânio-caudal, inicia com cerca de 1 a 2h de morte com o músculo masséter, seguindo para os músculos superiores em torno de 2 a 4h e entre 4 a 6h alcança tórax e abdômen, finalizando nos membros inferiores por volta de 6 a 8h quando a rigidez está totalmente generalizada e só desaparecerá com o início da putrefação, dando espaço à flacidez na mesma ordem da rigidez.

  • GABA: E

    a) ERRADO: A mancha verde marca o início do período cromático da putrefação e, em regra, começa na fossa ilíaca (lado direito do abdômen) . Excepcionalmente, surge na cabeça e na parte superior do tórax, nos afogados, ou na apenas na parte superior do tórax, nos fetos.

    b) ERRADO: A midríase paralítica bilateral é um sinal abiótico imediato.

    c) ERRADO: A rigidez segue a lei de Nyster. A algidez, ou algor mortis, é o resfriamento cadavérico.

    d) ERRADO: A rigidez é um fenômeno abiótico consecutivo que, segundo a Lei de Nyster, começa na face, passa para a mandíbula, pescoço, membros superiores (braços), tronco e membros inferiores (pernas).

    e) CERTO: Os livores cadavéricos são "manchas de sangue" que se formam em razão da ausência de circulação e pela força da gravidade. Assim, elas se fixam na parte inferior do cadáver, possibilitando identificar a posição em que este estava (ex: se os livores se fixaram nas costas, o cadáver estava deitado em decúbito dorsal, ou "de barriga pra cima").

  • Em 19/05/21 às 15:02, você respondeu a opção A.! Você errou!

    Em 19/02/21 às 11:13, você respondeu a opção A.! Você errou!

    Em 07/07/20 às 09:52, você respondeu a opção A.! Você errou!

    Segue o jogo...

  • A letra "A" não está errada, só não é a mais certa pq tem exceções. A mancha verde pode aparecer primeiro em outros lugares, como alguns colegas já mencionaram.

    Por isso amores, não façam como eu, leiam todas as alternativas :)

  • Mancha verde abdominal - mais de 8 e menos de 36 horas

  • Poxa, mas a letra "A" tb está certa. a mancha verde realmente dependente de ação bacteriana, ocorre na fossa ilíaca em regra e revela o início da putrefação. Tudo bem que excepcionalmente ela pode aparecer em outros pontos do corpo como no pescoço e tórax no caso de afogados, mas isso se dá em condições específicas e excepcionalmente. Já na questão "E" os livores cadavéricos realmente podem determinar a posição de um cadáver, porém somente após sua fixação que ocorre em torno de 12h após a morte, detalhe não apontado na questão.

  • A) Acredito que o erro da alternativa está me dizer que a mancha verde marca o início da putrefação, não acredito que o erro esteja em dizer que se dá na fossa ilíaca, até porque ele não disse "apenas"

    O início da putrefação se dá com a autólise, que é o fenômeno mais precoce, acontece a nível celular pela presença de enzimas.

    Na autólise não há interferência bacterina; ela se dá pelas enzimas da própria célula. É um fenômeno microscópico.

    As outras alternativas foram comentadas aqui.

    • Sinais imediatos da morte: sinais de probabilidade;
    • Sinais mediatos da morte: sinais de certeza.

  • """ALGIDEZ"""

  • Fiquei em dúvida entre a letra C

    Esfriamento cadavérico (algidez ou algor mortis)

    .....Resfriamento extremamente variável – como toda Cronotanatognose porque depende de condições do meio ambiente. Tendência ao equilíbrio com o meio ambiente progressivo e não uniforme – ou seja, a tendência é que com o tempo o cadáver atinja a mesma temperatura em equilíbrio com o meio ambiente. 

    Rigidez cadavérica (rigor mortis) – (progressão)

    É o endurecimento cadavérico;

    -> Lei de Nysten: lei que trata da progressão da rigidez. Temos que saber quais são as principais causas de rigidez e como se dá essa progressão. De acordo com a Lei de Nysten a rigidez cadavérica segue uma progressão crânio-caudal, ou seja, de cima para baixo.

  • Livor = Coloração

    Rigor = Rigidez

    Algor = Temperatura

  • O erro da A: nem sempre começa na fossa iliaca. Nos fetos e recem- nascidos nao se procede como o descrito na opção A, portanto, proposição errada.

  • Fenômenos cadavéricos abióticos tardios, mediatos ou consecutivos. Indicam certeza de morte, são LARD:

    Livor mortis ou livores cadavéricos ou manchas de hipóstase (difere de mancha verde abdominal da putrefação):

    • nas regiões de declive, devido ao acúmulo sanguíneo por atração gravitacional. Apresentam-se na forma de placas geralmente de cor violácea.
    • Surgem 2/3h post mortem, se generalizam após 6h, fixam 12h post mortem
    • 3h: manchas esparsas, 6/8h: há a difusão, 8/12h: as manchas ficam fixas e são visíveis; desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 horas;
    • Técnica de Bonnet: corta-se a pele e o sangue pinga, diferente nas equimoses, em que o sangue fica dentro dos tecidos e não pinga. 
    • Questão. A presença de livores de hipóstase em regiões opostas àquelas em que seria de se esperar pela posição do corpo mostra que ele foi mudado de posição. (pois se fixam após 12 horas)
    • Questão. A doutrina médico-legal aponta que os livores podem aparecer um pouco antes da morte, no caso de mortes agônicas ou de coma prolongados. 

    Algor mortis ou resfriamento do corpo ou Frigor Mortis:

    • resfriamento cadavérico decorrente da cessação da atividade metabólica e do esgotamento gradual das fontes energéticas.
    • 0,5ºC por até 3 horas após a morte. 
    • 1ºC por hora após a 4ª hora de morte.
    • Após 12ª horas a temperatura do corpo iguala-se à do ambiente". 
    • quanto maior o tecido adiposo (gordura), mais resistência oferece a baixa da temperatura. Ou seja, o gordinho conversa mais a temperatura quente.

    Rigor mortis ou Rigidez cadavérica

    • A rigidez começa entre 1 e 2 h depois da morte, chegando ao máximo após 8 h e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 h, seguindo a mesma ordem como se propagou,
    • Pela lei de Nysten, a rigidez se manifesta em primeiro lugar na face, na mandíbula e no pescoço (1-2h), seguindo-se dos membros superiores (2-4h), do tronco (4-6h) e, finalmente, dos membros inferiores (6-8h)
    • a rigidez passa por três fases: período de instalação, período de estabilização e período de dissolução.
    • A rigidez cadavérica varia de acordo com a idade, a constituição individual e a causa da morte.
    • Na variação do tempo da rigidez cadavérica deve-se observar a idade, massa muscular, estrutura corporal.

    Desidratação dos tecidos

    • Quando morremos, paramos de beber água, consequentemente o peso reduz pela desidratação. – Método extremamente difícil de ser aplicado.
    • 1) O apergaminhamento da pele, 2) a modificação dos globos oculares (sinal de sommer e Larcher – lembrar de scott summers do X-men) 3) e o decréscimo do peso são fenômenos consecutivos de morte causados pela desidratação.

    Fonte: meus resumos do França e questões.

  • ALGIDEZ= Algor/ Resfriamento cadavérico

    HIGIDEZ= Estado de boa saúde.

    Palavras que as bancas costumam utilizar para confundir com RIGIDEZ.

  • Cronologia dos livores:

    Para Flamínio Fávero, começa com 10 min. Para Hilário Veiga de Carvalho, com 30 min.

    • Formam manchas esparsas com 3 horas;
    • Generalizam ou ficam difusos com 6 - 8 horas;
    • Fixam entre 6 - 8 - 12 horas e são visíveis até a putrefação.

    Tourdes verificou que durante as primeiras 12 horas após a morte os livores cadavéricos podem mudar de posição conforme a situação do cadáver, antes de se fixarem de forma definitiva. Isso explica a importância do estudo dos livores para determinar se houve ou não manipulação do cadáver.

    Após, estas 12 horas, já tendo havido a fixação definitiva do livor, mesmo que haja deslocamento do cadáver de sua posição inicial, as manchas permanecerão no mesmo local inicial.

    Fonte: Wilson Luiz Palermo Ferreira