SóProvas


ID
2770801
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As asfixias mecânicas se enquadram na categoria dos traumas de natureza fisicoquímica. Nos casos das constrições cervicais – enforcamento, estrangulamento e esganadura – as asfixias demonstram sinais característicos que as diferenciam entre si. Nesse sentido, verifica-se o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Constrição do pescoço: enforcamento laço, peso corpo - suicida; estrangulamento, laço - homicida; esmagadura (esganadura, creio que seria o correto), não laço, mãos do agressos - sempre homicida. Então, estrangulamento é o meio termo do enforcamento e da esganadura, pois não é suicida e também não é com a mãos...

    Abraços

  • FRANÇA: Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental.

     

    OBS: Acredito que seja possível esganadura acidental ou culposa. Basta pensar em uma pessoa que esgana a outra no momento do ato sexual, e acaba por matar sua companheira com a prática da esganadura (de maneira culposa ou por acidente). Entretanto, parece que a banca adota o livro do França. A suicida, obviamente, seria impossível.

  • TIPOS DE ASFIXIAS

    ESGANADURA:

    – Apertar o pescoço com as mãos.

    – Não se aplica quando ocorre o “mata-leão”, pois o antebraço funciona como laço.

    – Portanto é estrangulamento.

    ESTRANGULAMENTO:

    – Apertar o pescoço através de um laço.

    – OBS: pode ser com um braço (mata leão)

    ENFORCAMENTO:

    – O laço aperta o pescoço em virtude do peso do corpo da vítima.

    – Pode ser:

    TÍPICO – nó situação a trás do pescoço

    ATÍPICO – nó ao lado ou à frente do pescoço.

    AFOGAMENTO:

    – A troca do meio gasoso por meio líquido durante a respiração.

    SOTERRAMENTO:

    – A troca do meio gasoso por meio sólido (poeira) durante a respiração.

    CONFINAMENTO:

    – É a troca de um ambiente gasoso respirável por outro, porém não respirável.

     

    – Outro exemplo da ESGANADURA ACIDENTAL é a que ocorre na chamada asfixia erótica, em que um dos parceiros faz a constrição do pescoço, o que diminuirá a emissão de oxigênio para o cérebro e, consequentemente diminuirá o fluxo de sangue no cérebro, aumentando o prazer sexual.

    – Algumas vezes, por acidente, pode haver a morte. 

  • A mesma banca (UEG), considerou correta na prova de 2013 para Delegado a seguinte afirmativa "esganadura tem origem homicida, sendo rara sua forma acidental", e agora apresenta uma questão sobre o mesmo tema com entendimento diferente, versando que esganadura só ocorre na forma dolosa. Quem teve o cuidado de estudar as próprias questões da banca em sua preparação foi claramente induzido ao erro. Um absurdo.

  • As asfixias mecânicas se enquadram na categoria dos traumas de natureza fisicoquímica. Nos casos das constrições cervicaisenforcamento, estrangulamento e esganadura – as asfixias demonstram sinais característicos que as diferenciam entre si. Nesse sentido, verifica-se o seguinte:

     

    a) num enforcamento, diferentemente de um estrangulamento, é possível reconhecer o material empregado no laço, a partir da marca deixada na pele. Errada, pois tanto no enforcamento como estrangulamento, será possível identificar os materiais utilizados nas constrições cervicais;

     

    b) a esganadura só ocorre na forma dolosa, uma vez que as formas acidental e culposa são afastadas pelo mecanismo de ação empregado. Correta, pois na lição do autor Genival Veloso de França a esganadura é sempre homicída, ou seja, o agente agressor quer o resultado;

     

    c) nos estrangulamentos, os sinais são constituídos de equimose facial associada a marcas ungueais, os quais permitem a identificação do agressor. Errada, pois na esganadura que as lesões da pele do pescoço que apresentam equimoses e marcas ungueais. No entanto, no estrangulamento algumas vezes são encontradas marcas ungueais;

     

    d) uma suspensão incompleta, num caso de enforcamento, aponta, direta e inquestionavelmente, para um homicídio por execução da vítima. Errada, pois poderá ser também um suicídio;

     

    e) dentre as asfixias por constrição cervical, a mais rápida delas em termos de ocorrência da morte é representada pelo estrangulamento. Errada, não necessariamente será o estrangulamento, pois qual espécie de asfixia por constrição cervical é mais célere e o tempo de morte da vítima vai sofrer inúmeras variações. Na lição de Macedo Júnior (12), ao tratar do tempo de morte por enforcamentos, nos informa que isto “Varia de acordo com certos aspectos pessoais e circunstanciais. A morte poderá ser rápida, por inibição, ou demorar cerca de 5 a 10 minutos, conforme observações em enforcamento judiciais”.

  • Isso mesmo Oliver Rocha, essa UEG está de sacanagem. Na prova de 2013 ela considerou que a Esganadura, apesar de rara, poderia ocorrer de forma acidental agora nega totalmente essa exceção que ela criou. Um absudo.

  • Gabarito: B

    •  A esganadura é um tipo de asfixia mecânica provocada pela constrição do pescoço COM O USO DAS MÃOS que obstrui a passagem de ar pelas vias respiratórias até os pulmões.
    •  A diferença fundamental em relação ao enforcamento e ao estrangulamento é que na esganadura a asfixia é implementada pelo utilização das mãos no pescoço da vítima.
    •  É sempre de natureza homicida.
    •  Outro detalhe importante é que a esganadura vem quase sempre acompanhada de outras lesões traumáticas externas como equimoses ao redor da boca e escoriações no corpo da vítima decorrentes da luta para tentar se libertar (lesões de defesa) do agressor.
    •  Dos sinais externos locais os mais importantes são os deixados pelas unhas do agente denominados de ESTIGMAS UNGUEAIS que podem aparecer em ambos os lados do pescoço ou somente em um dependendo da mão utilizada pelo algoz.
    •  Já quanto aos sinais locais profundos podemos encontrar infiltrações hemorrágicas das estruturas profundas do pescoço e lesões do aparelho laríngeo por fraturas de cartilagens como a tireoide e cricoide e também do famoso osso hioide.
    • Obviamente a esganadura vai apresentar também os mesmos sinais externos e internos da asfixias em geral.
  • A) INCORRETO- Na esganadura utilizam-se as mãos, ou seja, não se utiliza um laço para a prática do ato material para a prática do ato.
    No enforcamento é possível saber se o laço utilizado era mole, mais firme, se foi utilizado mais de um laço, por exemplo. 

    B)CORRETO- Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 370

    C)INCORRETO- trata-se da ESGANADURA- “escoriações produzidas pelas unhas do agressor, teoricamente de forma semilunar, apergaminhadas, de tonalidade pardo-amarelada, conhecidas como estigmas ou marcas ungueais. Podem também ter a forma de rastros escoriativos. Se o criminoso usou a mão direita, aparecem essas marcas em maior quantidade no lado esquerdo do pescoço da vítima. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 370

    D) INCORRETO- “Chama-se de suspensão típica ou completa aquela em que o corpo fica totalmente sem tocar em qualquer ponto de apoio: e suspensão atípica ou incompleta, se é apoiado pelos pés, joelhos ou outra parte qualquer do corpo. Antigamente, não se admitia o enforcamento por suspensão incompleta; somente após o suicídio do Príncipe Condé, passou-se a aceitar tal possibilidade. Esta forma de enforcamento não é tão rara quanto se imagina”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 356

    E) INCORRETA- não é possível ser feita essa informação. Há inúmeros fatores que interferem na prática do crime, tais como circunstanciais, pessoais, dentre outros.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

  • A - Tanto no enforcamento quanto no estrangulamento será utilizado um laço em volta do pescoço da vítima. A diferença entre elas é que no enforcamento, o peso que traciona o laço é o próprio corpo da vítima; já no estrangulamento o peso que traciona o laço é qualquer outro que não o corpo da vítima.


    B - CERTA! Não há chances da própria vítima conseguir ficar apertando o seu pescoço até a morte, uma vez que ela desmaiara nesse meio tempo pela falta de circulação de sangue e consequentemente o oxigênio. Assim, não conseguirá concluir a ação.


    C - É na esganadura que são encontrados estigmas ungueais (unha) e também digitais (ponta dos dedos) do agressor.


    D - Também pode ocorrer nos casos de suicídio.


    E - Não necessariamente.

  • Asfixias complexas

    Constrição das vias respiratórias


    1. Enforcamento

    A força atuante é o próprio peso da vítima

    Aspectos:

    Sulco - profundo na região do pescoço oposta ao nó e superficial próximo ao nó

    Direção do sulco: oblíqua ascendente, acima da laringe

    É mais comum nos casos de suicídio, mas pode ocorrer por acindente, homicídio ou execução judicial (nos países que a aceitam)

    a) Enforcamento típico: o nó se encontra atrás do pescoço

    b) Enforcamento atípico: mais raro, nó se encontra na parte frontal ou lateral.

    c) Enforcamento completo: o corpo está totalmente suspenso

    d) Enforcamento incompleto: parte do corpo toca o solo.


    2. Estrangulamento

    Aspectos:

    Sulco - contínuo , de profundidade uniforme, abrange todo o pescoço, não se apergaminha

    Direção do sulco: horizontal, abaixo da laringe

    Predominantemente homicida. São raros os casos acidentais ou suicídio.


    Asfixia mista


    1. Esganadura

    Sempre homicida  

    Não há sulcos

    Há estigmas ungueais (causadas pelas unhas), escoriações, equimoses e hematomas 

  • REALMENTE O LIVRO DO GENIVAL AO TRATAR DE ESGANADURA AFIRMA SER ELA SEMPRE HOMICIDA, SENDO IMPOSSÍVEL A FORMA SUICIDA OU ACIDENTAL. MAS SABEMOS DA CHAMADA HIPOXIFILIA, UMA PARAFILIA QUE BUSCA PRAZER SEXUAL OU FETICHE, ATRAVÉS DA ESGANADURA DO SEU PARCEIRO SEXUAL, QUE POR VEZ PODE ACIDENTALMENTE OCASIONAR A MORTE.

    NA PROVA PC/GO - DELTA, FOI CONSIDERADA CORRETA A AFIRMATIVA QUE A ESGANADURA TEM ORIGEM HOMICIDA, SENDO RARA SUA FORMA ACIDENTAL.

  • Para quem tem dúvida sobre esganadura poder ser acidental. Em minha opinião é só homicida mesmo, pois suicídio é impossível e acidental, se for o caso de jogos em busca de emoção, quem faz assume o risco de matar, pois sabe-se que pode ocorrer, e, sendo assim, seria homicídio com dolo eventual e não seria um acidente. Eu acho que o doutrinador pensou desta forma.

  • Alínea B: esganadura é a constrição do pescoço que vai ocorrer quando a força que apertar o pescoço for à força das mãos do agressor. A esganadura é SEMPRE é homicida, pois não é possível haver esganadura acidental nem suicida. É preciso que haja grande superioridade de forças do agressor com relação à vítima, sendo normalmente vítimas crianças ou idosas.

    Fonte: minhas anotações aula André Uchoa

  • Questão polêmica!!!!

    Alternativa A: Tanto no enforcamento como no estrangulamento é possível identificar a RESISTÊNCIA do material que foi empregado na ação criminosa (duro ou mole).

    Alternativa B: A maioria dos doutrinadoras considera que a esganadura somente ocorre de forma dolosa (homicida). MAS em alguns casos é possível a esganadura com resultado morte de forma culposa ou acidental, como ocorre na prática erótica.

    Alternativa C: No estrangulamento não há marcas ungueais, que são marcas deixadas pelas unhas do agressor (presentes na esganadura).

    Alternativa D: Não necessariamente. Apesar de mais difícil a configuração, é possível a ocorrência de um suicídio no enforcamento incompleto.

    Alternativa E: Há inúmeras variáveis que podem influenciar no tempo da morte, não havendo um tempo correto de qual é mais rápida.

  • Juridicamente a esganadura é sempre homicida. Porém os professores de medicina legal afirmam que pode haver morte por esganadura acidental, como nos casos dos jogos sexuais. Neste caso, o homicídio seria culposo e não doloso. Se eu tivesse errado faria meu recurso nesse sentido

  • ESGANADURA:

    É a constrição da região anterior do pescoço pelas mãos, em que impede a passagem de ar atmosferico pelas vias respiratorias até os pulmões. É sempre HOMICIDA, È impossivel a forma suicida ou acidental...

    LETRA B

  • Consiste na asfixia mecânica por constrição anterolateral do pescoço, impeditiva da passagem do ar atmosférico pelas vias aéreas, promovida diretamente pela mão do agente ou outra parte do corpo.

    Forma homicida de asfixia, exige, para sua execução, superioridade de forças, ou que a vítima não possa, por qualquer motivo, opor resistência...

  • Correta: C

    Esganadura é basicamente aquilo que o HOMMER fazia com o BART (no seriado "os Simpsons")

  • Discordo do gabarito. A esganadura pode ser causa de um homicídio culposo. Em jogos sexuais isso pode ocorrer com aquelas pessoas que sentem prazer em uma esganadura, assim como a esganadura pode ser no sentido apenas de causar lesão e, por conseguinte a morte, ou seja, um homicídio preterdoloso. Questão passível de anulação.

  • A) num enforcamento, diferentemente de um estrangulamento, é possível reconhecer o material empregado no laço, a partir da marca deixada na pele. ERRADO

    Tanto no enforcamento, quanto no estrangulamento, é possível reconhecer o material empregado.

    B) a esganadura só ocorre na forma dolosa, uma vez que as formas acidental e culposa são afastadas pelo mecanismo de ação empregado. CERTO

    A esganadura é classificada como asfixia mista, uma vez que atinge o sistema respiratório, circulatório e nervoso.

    O agressor utiliza as partes de seu próprio corpo para comprimir o pescoço.

    Segundo França "esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental."

    C) nos estrangulamentos, os sinais são constituídos de equimose facial associada a marcas ungueais, os quais permitem a identificação do agressor. ERRADO

    Marca ungueal é característica de esganadura.

    Equimose na face é caraterística de enforcamento.

    D) uma suspensão incompleta, num caso de enforcamento, aponta, direta e inquestionavelmente, para um homicídio por execução da vítima. ERRADO

    O enforcamento se dá com a suspensão completa (corpo não toca o chão) ou incompleta (pés tocam o chão, de joelhos, sentada, parcialmente deitada) do corpo.

    Suspensão incompleta não significa que o fato foi decorrente de um homicídio.

    E) dentre as asfixias por constrição cervical, a mais rápida delas em termos de ocorrência da morte é representada pelo estrangulamento. ERRADO

    Não há como precisar qual tipo de morte por asfixia ocorre mais rápido, pelos inúmeros fatores que intervém em cada caso.

  • Discordo do gabarito. A esganadura pode ser causa de um homicídio culposo. Em jogos sexuais isso pode ocorrer com aquelas pessoas que sentem prazer em uma esganadura, assim como a esganadura pode ser no sentido apenas de causar lesão e, por conseguinte a morte, ou seja, um homicídio preterdoloso. Questão passível de anulação. (Dartagnan Ferreira)

    FAÇO MINHA AS PALAVRAS DO NOSSO COLEGA DE ESTUDO.

  • Questão sem resposta, serve apenas como revisão do tópico asfixia, segue o jogo.

  • A alternativa B está correta, pois a morte por esganadura só ocorre na forma dolosa, uma vez que as formas acidental e culposa são afastadas pelo mecanismo de ação empregado.

    O agente, responderá por dolo, ainda que seja na modalidade eventual.

    O examinador apenas não completou a assertiva.

  • Atenção, não confundir esganadura com homicídio. Esganadura é um ato que só pode ser realizado se o agente de fato tem a consciência e a vontade de apertar o pescoço da vítima com as mãos, não há como fazer isso de forma acidental. Homicídio é um conceito jurídico que se refere ao ato de matar alguém e aqui sim podemos entrar na teoria do crime e falar em dolo ou culpa.

  • Nessa vida nada é impossível, mas a esganadura acidental é!

    Avante!

  • TIPOS DE ASFIXIAS

    – ESGANADURA:

    – Apertar o pescoço com as mãos.

    – Não se aplica quando ocorre o “mata-leão”, pois o antebraço funciona como laço. Portanto é estrangulamento.

    – ESTRANGULAMENTO:

    – Apertar o pescoço através de um laço.

    – OBS: pode ser com um braço (mata leão)

    – ENFORCAMENTO:

    – O laço aperta o pescoço em virtude do peso do corpo da vítima.

    – Pode ser:

    – TÍPICO – nó situação a trás do pescoço

    – ATÍPICO – nó ao lado ou à frente do pescoço.

    – AFOGAMENTO:

    – A troca do meio gasoso por meio líquido durante a respiração.

    – SOTERRAMENTO:

    – A troca do meio gasoso por meio sólido (poeira) durante a respiração.

    – CONFINAMENTO:

    – É a troca de um ambiente gasoso respirável por outro, porém não respirável.

     

    – Outro exemplo da ESGANADURA ACIDENTAL é a que ocorre na chamada asfixia erótica, em que um dos parceiros faz a constrição do pescoço, o que diminuirá a emissão de oxigênio para o cérebro e, consequentemente diminuirá o fluxo de sangue no cérebro, aumentando o prazer sexual.

    – Algumas vezes, por acidente, pode haver a morte. 

  • questão deveria ser anulada.. abanca adota um autor e o resto que se exploda..aff!!

  • Asfixia - 4 modalidades básicas:

    1) Por Impedimento da Circulação do Ar:

    • Orifícios: sufocação (ex: travesseiro)

    • Tubo: i) engasgamento; (ex: pipoca)

    ii) aspiração. (ex: vômito)

    2) Constrições Cervicais:

    • Com Laço: i) enforcamento; + laço + peso

    ii) estrangulamento. + laço - peso

    • Sem Laço: esganadura. - peso - laço

    3) Impedimento das excursões respiratórias:

    • Compressão Torácica (indireta ou passiva)

    4) Modificação do Ambiente:

    • Afogamento
    • Monóxido de Carbono
    • Confinamento
    • Gases irrespiráveis
  • Complementando os comentários sobre a letra A....

    no o enforcamento e no estrangulamento pode haver no fundo do sulco o decalque do material do qual é produzido o instrumento que o agente utilizou, por ex corda. Isso se chama SINAL DE BONNET NO ESTRANGULAMENTO OU ENFORCAMENTO

    Revisando as diferenças nos dois tipos de sulco:

    Enforcamento:

    • acima do osso hióide
    • ascendente
    • profundidade heterogênea
    • descontínuo no nó

    Estrangulamento

    • abaixo do osso hióide
    • profundidade homogênea
    • horizontal

  • GABARITO: B

    Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 370

  • Ué, fiz o seguinte raciocínio: Caso a pessoa esteja em uma situação de sonambulismo, excluiria a conduta, afinal exclui a tipicidade. A exclusão da conduta enseja em exclusão de dolo e culpa, portanto haveria esganadura sem dolo, caso o agressor estivesse sonâmbulo.

    Outrossim, o dolo é consciência e vontade, claramente o que uma situação de sonambulismo não comporta.

    Inclusive, como bem lembrado pelo colega Oliver, a banca já considerou certa questão que traz a esganadura sem dolo na Q302471

  • IMPOSSIVEL ALGUEM SE ESGANAR

  • GAB B????

    Esganadura

    É um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos ao obstruir a passagem do ar pelas vias respiratórias até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental.

    FRANÇA

    ESGANADURA

     

    É a forma menos comum de constrição cervical, mas pode vir associada aos estrangulamentos.

    Não é possível haver esganadura suicida nem acidental. Mesmo que alguém ente apertar o próprio pescoço com as mãos e o faça, no momento em que houver asfixia suficiente para causar perda da consciência e a constrição cessará.

     

    ALTERAÇÕES EXTERNAS

     

    GERAIS

    Como se trata de um tipo de constrição essencialmente homicida,haverá reação da vitima e luta, desde que ela esteja consciente. 

    A face costuma apresentar CIANOSE e PETÉQUIAS, que estão presentes também nas CONJUNTIVAS OCULARES.

     

    LOCAIS

    O pescoço apresenta marcas deixadas pelas mãos do agressor, traduzida por equimoses, escoriações e eventuais manchas.

    As EQUIMOSES costumam ser pequenas, pouco numerosas e distribuídas principalmente na face anterior e nas faces laterais. 

    São mais concentradas na topografia da laringe, mas também podem ser observadas nas regiões supra hióideas e carotídeas.

    A posição das marcas ungueais nem sempre são capazes de dizer se o agressor era destro ou canhoto.

    Tanto podemos encontrar estigmas típicos, que imitam a forma das unhas, côncavo-convexas, como escoriações lineares ou em forma de faixa, pelo deslizamento dos dedos do agressor. Na verdade, as escoriações de forma irregular são mais freqüentes do que os estigmas tópicos.

    A orientação da concavidade indica a posição da palma da mão do agressor, mas é possível que seja o contrário.

    HYGINO

  • GAB B????

    Esganadura

    É um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos ao obstruir a passagem do ar pelas vias respiratórias até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental.

    FRANÇA

    ESGANADURA

     

    É a forma menos comum de constrição cervical, mas pode vir associada aos estrangulamentos.

    Não é possível haver esganadura suicida nem acidental. Mesmo que alguém ente apertar o próprio pescoço com as mãos e o faça, no momento em que houver asfixia suficiente para causar perda da consciência e a constrição cessará.

     

    ALTERAÇÕES EXTERNAS

     

    GERAIS

    Como se trata de um tipo de constrição essencialmente homicida,haverá reação da vitima e luta, desde que ela esteja consciente. 

    A face costuma apresentar CIANOSE e PETÉQUIAS, que estão presentes também nas CONJUNTIVAS OCULARES.

     

    LOCAIS

    O pescoço apresenta marcas deixadas pelas mãos do agressor, traduzida por equimoses, escoriações e eventuais manchas.

    As EQUIMOSES costumam ser pequenas, pouco numerosas e distribuídas principalmente na face anterior e nas faces laterais. 

    São mais concentradas na topografia da laringe, mas também podem ser observadas nas regiões supra hióideas e carotídeas.

    A posição das marcas ungueais nem sempre são capazes de dizer se o agressor era destro ou canhoto.

    Tanto podemos encontrar estigmas típicos, que imitam a forma das unhas, côncavo-convexas, como escoriações lineares ou em forma de faixa, pelo deslizamento dos dedos do agressor. Na verdade, as escoriações de forma irregular são mais freqüentes do que os estigmas tópicos.

    A orientação da concavidade indica a posição da palma da mão do agressor, mas é possível que seja o contrário.

    SGANADURA

    Como regra, a literatura médico-legais, diz que a esganadura pode se dar

    pelo emprego das mãos, antebraço ou pernas, diretamente no pescoço.

     Segundo o Professor Hygino de C. Hercules, a esganadura só se dá

    por meio da ação das mãos diretamente no pescoço.

     ATENÇÃO

    A MORTE SEMPRE SERÁ POR HOMICÍDIO.

     Não há laço, alça e sulco.

     Na parte interna há equimoses, lesões no osso hioide, laringe, etc.

     Pode causar equimoses subconjuntivais (não é patognomonico).

    HYGINO

  • B) Em que pese a esganadura ter origem homicida, não podemos deixar de lado que algumas bancas, tendo como sustentáculo o posicionamento de alguns autores, entendem que é possível a esganadura na modalidade acidental, como no caso de masoquismo, por exemplo. Nesse caso haverá atipicidade, por falta de dolo (animus necandi) e culpa, ou, no máximo, será classificado como homicídio culposo.

    Fonte: anotações pessoais

  • Questão divergente de acordo com a doutrina - Esganadura:

    Regra: homicídio

    Raro: acidental/culposa: ex. casal durante o relacionamento - conhecida como "asfixia erótica"

    Impossível por suicídio (só no Didi dos trapalhões, rsrs)

  • Uma Banca que em diversos conteúdos, nem tão complexos assim, mas pela colocação das palavras, possui a mágica de torná-los difíceis.

  • De fato, a esganadura é dolosa, daí o resultado pode ser culposo/acidental

  • Acho o gabarito bem questionável. Se grande parte da doutrina afirma que a esganadura ocorre com a compressão do pescoço da vítima por qualquer parte do corpo humano, podemos imaginar a situação de uma mãe que desmaia e cai com a perna ou braço sobre o pescoço de um recém nascido, causando assim a esganadura. Nesse caso, não haverá marcas ungueais (das unhas), e a conduta poderá ser culposa. (Ou sequer haverá conduta, dependendo das circunstâncias, o que também afasta o argumento de que a esganadura é sempre fato criminoso.)