SóProvas


ID
2771302
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O contador da Indústria “XXX” deverá contabilizar os valores relativos à depreciação das máquinas de produção e salários do departamento de vendas, respectivamente, em contas de

Alternativas
Comentários
  • Depreciação ligadas a PRODUÇÃO sempre será um CUSTO, e a questão salarial não englobada diretamente ao produto é uma DESPESA.


    GABARITO B

  • Conforme previsão do CPC 27, item 49: A depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado. No entanto, por vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos. Nesses casos, a depreciação faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil. Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque (ver o Pronunciamento Técnico CPC 16 Estoques). De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 Ativo Intangível. 

    Gabarito: B

  • Trata-se da definição de dispêndio na contabilidade de custo.

    Na contabilidade de custo, temos as seguintes definições:

    Custos são gastos com bens ou serviços utilizados para a produção de outros bens ou serviços.

    Despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos.

    Perdas correspondem a reduções do patrimônio que não estão associadas a qualquer recebimento compensatório ou geração de produtos ou serviços.

    Resolução:

    Conforme as definições dadas, os valores relativos à depreciação das máquinas de produção é um CUSTO e salários do departamento de vendas é uma DESPESA.

    Gabarito: Letra B.