SóProvas


ID
2771419
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A limnologia, em síntese, é o estudo das comunidades bióticas de lagos, rios, reservatórios e região costeira em relação aos parâmetros físicos, químicos e bióticos ambientais. Uma das atuações mais significativas do limnólogo diz respeito ao controle da eutrofização. A eutrofização caracteriza-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

  • Eutrofização é a acumulação de matéria orgânica em ambientes aquáticos e está bastante relacionada com os ciclos do fósforo e do nitrogênio. Os íons fosfato e nitrato resultantes dos processos transformativos dos ciclos podem, por diversas razões, ser carreados para lagos, rios e oceanos. A quantidade excessiva de fósforo e nitrogênio na água induz a multiplicação de algas que habitam a camada superficial do corpo de água, impedindo a passagem de luz solar. Essa falta de luminosidade implica redução da fotossíntese das camadas inferiores do corpo d'água, o que reduz a produção de oxigênio desses locais e, consequentemente, inviabiliza a vida de seres aeróbios, como peixes.

    Fonte: prof. André Rocha/Estratégia Concursos.

  • A limnologia tem como objetivo estudar a correlação e a dependência entre organismos habitantes de todas as águas que não são diretamente influenciadas pelo mar e seu ambiente. Dessa maneira, todos os fatores, que, de um modo ou de outro, exercem influência sobre a qualidade, a quantidade, a periodicidade e sucessão dos organismos do biótipo. Nesse sentido, a eutrofização se faz presente e a questão pede para identificar sua característica.

    eutrofização ou eutroficação é um processo natural que consiste no aumento dos nutrientes, como nitrogênio e fósforo, em um ecossistema aquático, o que leva ao aumento proliferação excessiva de algas. Essas algas podem produzir toxinas, o que pode acabar contaminando a água, os organismos que vivem ali e os que deles se alimentam, inclusive o ser humano.

    Além disso, o processo de decomposição da matéria orgânica passa a ser anaeróbica devido à falta de oxigênio e, por esse motivo, leva à produção de gases tóxicos nesses ambientes, causando mal cheiro.

    GABARITO: LETRA D