A banca aborda o tema desenho estrutural das organizações.
Essas estruturas podem ser divididas em dois grandes grupos: Estruturas tradicionais ou mecanicistas (linear, funcional, linha-staff, divisional e etc.) e as estruturas orgânicas (matricial, rede ou virtual).
A estrutura funcional é baseada na especialização das funções executadas na organização. De acordo com Moreira (2019), não há unidade de comando nesse estrutura, pois é possível um colaborador esteja subordinado a vários chefe ao mesmo tempo.
Em relação à departamentalização, o autor Oliveira traz a seguinte definição:
"Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais."
De acordo com o autor, os tipos de departamentalização são os seguintes:
- Departamentalização por quantidade.
- Departamentalização funcional.
- Departamentalização territorial ou por localização geográfica.
- Departamentalização por produtos ou serviços;
- Departamentalização por clientes;
- Departamentalização por processos;
- Departamentalização por projetos;
- Departamentalização matricial; e
- Departamentalização mista.
A questão quer saber qual alternativa corresponde ao tipo de departamentalização predominante, especificamente, na estrutura FUNCIONAL.
A- Correto. Gabarito. Quando houver similaridade de tarefas e habilidades. É o mais usado. E é a que mais é cobrada em provas. Vantagens: economia de escala; concentração. eficiência operacional. poucas mudanças. Desvantagens: Isolamento, visão não generalista, comunicação lenta e dificuldade de coordenar.
B- Incorreto. Por processo. Nesse tipo de departamentalização deve: "se basear nas saídas e nos resultados". Ela é dividido em processos chaves e é bem mais útil nos níveis operacionais da organização. Há vantagens: maior especialização dos recursos utilizados; foco na tecnologia; melhor coordenação. E desvantagens: dificuldade com as novas tecnologias; menos flexível.
C- Incorreto. Por cliente. Nesse tipo de departamentalização deve-se: "atender a clientes com necessidades distintas". Há vantagens: ser ajustável; rápido atendimento; continuidade. E desvantagens: duplicação; dificuldade de coordenar.
D- Incorreto. Por projeto. Nesse tipo de departamentalização deve ser: Temporário. Flexível. Complexo. Agrupa os departamentos de acordo com os resultados (outputs). Efêmero. Transitório. Força-tarefa. As vantagens são: alocação temporária, adaptável ao meio, alto grau de responsabilidade. As desvantagens: requer grandes investimentos e possui alto risco; é secundária.
E- Incorreto. Por território, local ou geográfica. Visa atender as peculiaridades locais. Geralmente é utilizada por grandes empresas.
Fontes:
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, Organização e Métodos. 21 edição. Atlas. 2019
GABARITO: LETRA A