SóProvas


ID
2772763
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo organizacional depende das características internas da organização e do contexto no qual opera e podem ser representados por um continuum entre dois tipos ideais de modelos organizacionais. Quais são esses tipos ideais de modelos organizacionais?

Alternativas
Comentários
  • Modelos Organizacionais são os estilos ou padrões de organizações existentes.

     

    Organização mecânica: é relacionado com máquinas por apresentarem um trabalho repetitivo e automático. Essa organização é chamada de burocrático, pois é tido como sinônimo da burocracia racional-legal descrita por Max Weber.  Estruturas rígidas e altamente controladas.

    Organização orgânica: todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico, procura se adaptar a condições instáveis e mutáveis. 

  • O modelo organizacional depende das características internas da organização e do contexto no qual opera e podem ser representados por um continuum entre dois tipos ideais de modelos organizacionais. Quais são esses tipos ideais de modelos organizacionais?

     

    Organizações mecânicas: São burocráticas, permanentes, rígidas, definitivas e baseadas na hierarquia e no comando.

     

    Organizações orgânicas: São flexíveis, mutáveis, adaptativas, transitórias e baseadas no conhecimento e na consulta.

     

     

     

    Diferenças:

    Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. 

     

    Organização é a união de pessoas, idéias, ideologias, e recursos para atingir objetivos.

  • Vou fazer prova pela primeira vez desta banca, e estou tendo dificuldade de entrar no clima dela. Alguma luz, meu povo?

    Quem é o teórico desses tipos ideais de modelos organizacionais? Em toda teoria que estudei nunca vi isso. 

    Até concordo com a Organização Orgânica, que é mais tendência, mas a Mecânica não entendi também. 

     

  • A questão pede os extremos do continuum entre dois tipos ideais de modelos organizacionais.

    Continuum é uma escala gradativa entre dois pontos diametralmente opostos. Exemplo: Continuum de Liderança (Tannenbaum e Schmidt).

    Portanto, a alternativa que melhor se encaixa é a letra D, que agrega uma grande quantidade de características  e são totalmente diferentes.

     

    Mecanicista -----------------------------------------------------------------------------------------------> Orgânico

    [Vertical, baixa amplitude de controle, Centralização]                                             [Horizontal, alta amplitude de controle, Descentralização]

  • Modelos organizacionais

    O modelo organizacional é uma forma genérica estrutural que pode ser assumida por uma organização.

    É possível distinguir dois tipos ideais de modelos organizacionais:

    •O modelo mecanicista.

    •O modelo orgânico.

    Os dois modelos organizacionais representam um continuum, entre os quais existem vários estágios intermediários.


    Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall

  • As organizações mecânicas apresentam as seguintes características:


    Estrutura burocrática organizada a partir de uma minuciosa divisão de trabalho. A organização se caracteriza por ciclos de atividades rotinizadas que se repetem indefinidamente; Cargos ocupados por especialistas nas respectivas tarefas com atribuições fixas, definidas e delimitadas. Cada um executa sua tarefa como se fosse distinta e separada das demais; Centralização das decisões, tomadas somente pela cúpula da organização Hierarquia de autoridade rígida: com pouca permeabilidade entre os níveis hierárquicos, autoridade baseada na posição; Sistemas rígido de controle, com estreita amplitude administrativa pela qual cada supervisor tem um número determinado de subordinados; Sistema simples de comunicação: o fluxo de informação quase sempre conduz mais ordens de cima para baixo do que dados e retorno de baixo para cima; Predomínio da interação vertical: entre superior e subordinado; Ênfase nas regras e nos procedimentos: formalizados por escrito e que servem para definir os comportamentos das pessoas; Ênfase nos princípios universais da administração: princípios funcionam como norma sobre como a empresa deve ser organizada e dirigida;


    As organizações orgânicas apresentam:


    Estrutura organizacional flexível e adaptável; Os cargos são continuamente modificados e redefinidos; Descentralização das decisões; Hierarquia flexível; Amplitude de comando do supervisor e extensa; Maior confiabilidade nas comunicações informais; Predomínio da interação lateral e horizontal; Ênfase nos princípios do bom relacionamento humano;


    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/elementos-da-organizacao-mecanica-versus-elementos-da-organizacao-organica/45365/

  • Modelos organizacionais: o mecanicista e o orgânico. Ambos representam um continuum, entre os quais existem vários estágios intermediários

  • Bizu sobre tais modelos organizacionais:

    -->Mecanicista - lembra o que? MECÂNICO, que lembra VEÍCULOS, que lembra o "V" de VERTICAL.

    -->Orgânico - lembra alimentos ORGÂNICOS, que lembra HORTA, que lembra o "H" de HORIZONTAL.

  • *****São formas de estrutura organizacional.

    Estrutura Funcional: A estrutura mais indicada para pequenas empresas, tem como “dono” o pai da Teoria Clássica da Administração, Henri Fayol. Na estrutura funcional os recursos estão organizados em departamentos. Por exemplo: administrativo, contábil, marketing, desenvolvimento, produção, etc.

    Os recursos alocados em cada departamento respondem a um único chefe. Além disso, cada área tem pessoas que compartilham de conhecimentos e habilidades similares.

    Estrutura Divisional: Mais indicada para empresas que trabalham com diferentes mercados e uma carteira de clientes variada. É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais.

    A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos.

     

    Estrutura Matricial: Lembra da estrutura funcional? Na matricial a regra de Fayol cai por terra e cada colaborador tem dois chefes: o do departamento ao qual se encontra e o chefe do projeto em que está alocado.

    Portanto, a Estrutura Matricial envolve um pouco da estrutura funcional (chefe do departamento) e um pouco da divisional (chefe do projeto).Como cada departamento possui dupla subordinação, aqui o princípio de comando deixa de existir. Por esse motivo, a matriz destaca a interdependência entre as áreas e apresenta para a empresa a necessidade de lidar com ambientes mais complexos. A Estrutura Matricial tem como proposta satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização. Seu objetivo é o de obter o maior rendimento possível. Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas, pois cada área tem o tipo de estrutura que melhor se adapta à execução de suas tarefas.

     

    Estrutura em Rede: Como a Estrutura em Rede permite a contratação de funcionários em estilo home office, a ligação de cada serviço com a organização é eletrônica. Por esse motivo, as contratações podem vir de qualquer parte do mundo.

    Esta estrutura pode ser utilizada por pequenas empresas, tornando-as mais competitivas globalmente, pois permite que recursos e fornecedores sejam alocados de qualquer lugar. Adicionalmente, possibilita a venda de serviços e produtos em todo o mundo.

     

    ****São formas de modelos organizacionais:

    Modelos Organizacionais são os estilos ou padrões de organizações existentes.

    Organização mecânica: é relacionado com máquinas por apresentarem um trabalho repetitivo e automático. Essa organização é chamada de burocrático, pois é tido como sinônimo da burocracia racional-legal descrita por Max Weber.  Estruturas rígidas e altamente controladas.

    Organização orgânica: todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico, procura se adaptar a condições instáveis e mutáveis. 

  • Modelos orgânicos são melhores pois são atuais e próprios para empresas maiores, descentralizadas, mas numa empresa pequena a mecanicista ela é melhor, pois é mais barato e a decisão fica com o proprietário ou um só responsável, por isso que é considerado como boa tbm.
  • GABARITO: D

    São tantas explicações, mas não colocaram o gabarito!!!

  • Uma observação sobre as alternativas: O enunciado pede MODELOS ORGANIZACIONAIS, e as letras a, b e c dão tipos de DEPARTAMENTALIZAÇÃO.

  • Icha até latim.... top hein

  • "O modelo organizacional depende das características internas da organização". Depois pergunta qual o tipo ideal... Qual a lógica?