SóProvas


ID
277303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Testes ajudam a descobrir erros ocorridos durante o projeto e a construção de software. As estratégias de teste devem ser planejadas de forma adequada, e ferramentas de teste podem ser utilizadas para tal fim. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

O resultado de um teste de verificação indica se o software desenvolvido corresponde aos requisitos especificados.

Alternativas
Comentários
  • Esse seria teste de validação e não de verificação.

    Verificação = estou fazerndo o software da maneira correta?

    validação = o software foi desenvolvido de forma correta?
  • Verificacão: Se refere ao conjunto de atividades que garante que o software implementa corretamente uma função específica. Estamos construído o produto corretamente?Validação: Se refere ao conjunto de atividades que garante que o software construido corresponde aos requisitos do cliente. Estamos construindo o produto correto?
  • Alguem possui uma explicacao BEM fundamentada sobre o gabarito dessa questao?

    Sommerville (edicao 8, pag 353)
    Verificação se destina a mostrar que um programa atende à sua especificação.
    Pressman (edicao 6, pag 289)
    Verificação se refere ao conjunto de atividades que garante que o software implementa corretamente uma função específica. Validação se refere a um conjunto de atividades diferentes que garante que o  SW construído corresponde aos requisitos do cliente¹.
    ¹Deve ser observado que ha uma forte divergencia de opiniao sobre que tipos de teste constituem "validacao". Algumas pessoas acreditam que todo teste é verificação e que validação é conduzida quando requisitos são revisados e aprovados, e posteriormente, pelo usuário, quando o sistema estiver operacional.

    Bom, acredito que talvez o examinador tenha ido ao ¹ para realizar essa questão.
  • O colega acima foi feliz na explicação.

    Verificação: será que o software fou construído corretamente (atende ao que foi planejado, por exemplo)?
    Validação: será que o software atende ao cliente?

    Você pode ter um software validado pelo cliente, mas que não atende ao que foi planejado.
  • Pressman - 6ª edição - página 289.

    Verificação -> refere-se ao conjunto de atividades que garante que o software implementa corretamente uma função específica (Estamos contruindo o produto corretamente?)

    Validação -> refere-se a um conjunto de atividades diferente que garante que o software construído corresponde aos requisitos do cliente (Estamos construindo o produto certo?).
  • Verificação - verifica o processo
    Validação - verifica o produto
  • Sommerville vs Pressman

    O CESPE costuma ir mais na onda do Sommerville...
  • Acredito que o examinador viajou muito na resposta dessa questão. Pois entende-se que ele quiz dizer que a atividade que indica se o software desenvolvido corresponde aos requisitos especificados é a de validação. No entanto, através da literaturas consagradas sobre o assunto, no caso Presmman e Sommervile, vimos que essa atividade se chama verificação.
  • Sem chances de eu concordar com o gabarito.

    Validação é referente ao fato de construção de requisitos (sistema) coerente com a necessidade real do negócio.

    Verificação é referente ao fato de construirmos corretamente os requisitos especificados (independente de estes estarem coerentes com a necessidade real do negócio ou não).

    Se a resposta pra essa questão for realmente "errado", boa parte das questões que já respondi sobre Testes de Software estão com o gabarito incorreto.
  • Interpretei da seguinte forma:
    O resultado de um teste de verificação indica se o software desenvolvido corresponde aos requisitos especificados. (ERRADO)

    o resultado de UM teste diz pode indicar apenas se o software desenvolvido corresponde ao requisitos especificados relacionados a ESSE teste.

    O resultado de TODOS TESTES DE VERIFICAÇÃO indicam se o software desenvolvido corresponde aos requisitos especificados. (CERTO)

     

  • VERIFICAÇÃO X VALIDAÇÃO

    Verificação: não se preocupa com o cliente,  mas com a especificação.
     

    Se eu contratei um arquiteto para projetar uma casa de três quartos e ele me apresentou uma proposta correspondente ao que eu solicitei (houve validação, pois o arquiteto preocupou-se com as necessidades e requisitos do cliente, portanto, não houve rejeição ao projeto). Depois da aprovação do projeto, vem a fase do projeto executivo, e depois a fase da construção. Se aquilo que o arquiteto projetou, foi realmente construído, se no piso foi colocado cerâmica conforme a especificação, se a parede tem o pé direito duplo em uma parte da sala, ou se na bancada da cozinha foi colocada granito conforme a especificação do projeto, então estamos falando de VERIFICAÇÃO. Estou realmente verificando se aquilo que foi especificado no projeto, está sendo construído ou foi construído.



    A validação tem o objetivo de avaliar se o que foi entregue atende as expectativas do cliente. Ou seja, se os requisitos, independente do que foi planejado, estão sendo implementados para atender a regra de negócio do cliente, se o sistema é realmente aquilo que o cliente quer e está pagando para ter. A validação final do sistema é realizada pelo próprio cliente ou usuário. Portanto, a validação tem como foco a análise de requisitos segundo o cliente.
    Se eu contratei um arquiteto para projetar uma casa de três quartos e ele apresenta um projeto de dois quartos, não há validação. O cliente rejeita o projeto. A regra do negócio era um projeto  onde consta três quartos. Se um casal tem dois filhos, sendo um menino e uma menina, por exemplo, uma casa de dois quartos não adequa às necessidades do casal. Da mesma forma, se fosse apresentada uma solução com 4 quartos, atenderia à necessidade quanto ao número de filhos, mas não se adequaria a sua realidade financeira, ou às suas expectativas.

    Ficou claro?













































     

  • O resultado de um teste só pode indicar a existência de um bug e não que o software está livre de bugs. Seguindo essa lógica, o resultado de um teste de verificação indica se o software desenvolvido NÃO corresponde aos requisitos especificados. Não tem como um teste garantir que o software corresponde 100% aos requisitos especificados.
  • "Essa questão é famosa e eu não concordo com seu gabarito. O Sommerville fala que o teste de verificação é para checar as especificações (requisitos) do produto. Ou seja, a questão deveria estar correta." (Professor Fernando Pedrosa)

  • Essa questão é bem polêmica. Acho que o CESPE se baseou na seguinte literatura: "Técnicas para Gerenciamento de Projetos de Software" Por JOSÉ CARLOS CORDEIRO MARTINS.

    Link: https://books.google.com.br/books?id=Axl2RZQdE68C&pg=PA16&lpg=PA16&dq=plano+de+teste+documento+de+n%C3%ADvel+gerencial&source=bl&ots=Xg0aY7n5Wl&sig=DT8fYbBRCtNZSGr00lZjI9x58hk&hl=pt-BR&sa=X&ei=7ytaVejrHYOUNqj_gcgP&ved=0CB4Q6AEwAA#v=onepage&q=plano%20de%20teste%20documento%20de%20n%C3%ADvel%20gerencial&f=false

    Nessa literatura diz o seguinte: " ...Depois vem o teste de validação, que valida se o software implementado corresponde aos requisitos especificados."

  • Na minha opinião esta correta 


  • Requisitos em que sentido ? Se forem os funcionais e não funcionais estão correto.  Questão do estagiário.

  • E o estagiário examinador ataca novamente!