SóProvas


ID
2773756
Banca
FCM
Órgão
UEMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em agosto de 1942, dez submarinos alemães deslocaram-se para o litoral brasileiro. Um deles recebeu ordem para atacar. No dia 15, o navio Baependi foi sua primeira vítima. Outras duas embarcações teriam igual destino. Morreram 551 pessoas, apenas nesse dia. Nos quatro seguintes, mais três navios foram afundados, com mais 56 mortes. Os submarinos do Eixo continuaram atacando o litoral brasileiro. Foram afundados, até o fim da guerra, mais 12 navios brasileiros, perdendo a vida mais 334 pessoas.”

(FERRAZ, Francisco César. Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005, p. 40-41)

Diante dos acontecimentos, acima narrados, o governo brasileiro juntou-se aos Aliados no esforço contra os países nazifascistas. Em 1945, essa decisão intensificaria uma contradição do Estado Novo, ao combinar

Alternativas
Comentários
  • Forte pressão interna, por exemplo da UNE , União Nacional dos Estudantes, que reivindica eleição presidencial por voto popular. Contradição no fato do Brasil estar ao lado dos países aliados ( defensores da democracia) e ter no país um regime de caráter autoritário.

  • Resposta correta: Letra D

  • Contradição em seu governo: no plano exterior lutava contra as ditadura nazista e fascista, internamente era, ele próprio, uma ditadura.