A chamada internação involuntária (feita à revelia do paciente/viciado) é prevista na lei 10.216, de 2001, que trata de doentes mentais (…)
Art. 6o A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:
I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;
II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e
III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.
E. As famílias que consomem álcool regularmente têm maior probabilidade de terem adolescentes que consomem álcool precocemente. CORRETA.
O álcool na adolescência é fenômeno complexo, multifatorial e socialmente determinado. Participam da cadeia descritiva das causas do uso do álcool diversos fatores sociodemográficos no contexto do ambiente familiar, escolar além de outros fatores, como a relação com amigos e outros adolescentes. Os fatores que controlam a oferta, o acesso e o marketing envolvendo as bebidas alcoólicas são fundamentais para se compreender o contexto social, pois ultrapassam os fatores individuais.
fonte: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/publicacoes/N-ManOrient-Alcoolismo.pdf
Letra A "O número de empresas com programas específicos para funcionários usuários de drogas têm aumentado." há poucas empresas que se preocupam com funiconários com problemas de álcool e drogas, a demissão é o caminho mais comum utilizado pelas empresas privadas, infelizmente. Também sei que muitas universidade possuem programas específicos destinado aos servidores com problemas de álcool e drogas, mas aí são servidores com estabilidade e tal.
Letra B "A internação à revelia é proibida no Brasil." A internação compulsória (à revelia), infelizmente, ainda é uma prática permitda por lei no Brasil.
A letra C se torna errada, porque eles colocam "Os CAPS são dispositivos específicos para o atendimento de usuários de drogas." O dispositivo específico para atender usuários de droga é o CAPS AD (álcool e drogas), não o CAPS geral.
Letra D "A política de redução de danos não é recomendada no Brasil." A política de reduçao de danos é sim recomendada no Brasil. A lei 11.343/ 2003 propõe uma nova política sobre as drogas no Brasil, instituindo o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), sendo uma legislação compatível com os preceitos da Reforma Psiquiátrica.