SóProvas


ID
277537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos da documentação, julgue os itens
que se seguem.

Os serviços de indexação e resumos definem o conjunto de títulos de periódicos a serem analisados segundo a lei da dispersão da literatura, segundo a qual os artigos de interesse para determinado assunto específico ocorrem em periódicos especializados nesse assunto ou em periódicos de áreas correlatas.

Alternativas
Comentários
  • Não seria Lei de Bradford???

    "A Lei de Bradford sugere que na medida em que os primeiros artigos sobre 
    um novo assunto são escritos, eles são submetidos a uma pequena seleção, por
    periódicos apropriados, e se aceitos, esses periódicos atraem mais e mais artigos, no 
    decorrer do desenvolvimento da área de assunto. "

    http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf
  • Oi Rênia, é a mesma coisa. Lá no livro do Lancaster ele fala que:
    "Foi Bradford quem primeiro observou este fenômeno, em 1934, fenômeno ao qual nos referimos atualmente como Lei da Dispersão de Bradford". (LANCASTER, 2004, p.141)
  • O erro da questão pode estar em:
    Dizer que o nome da lei é "lei de dispersao da literatura" em vez de dizer que é de Bradford;
    Dizer que "os artigos de interesse para determinado assunto específico ocorrem em periódicos especializados nesse assunto ou em periódicos de áreas correlatas" sendo que a lei diz que existe o "core" onde estão concentrados os artigos mais importantes e vão se distanciando desse "core" numa proporção até chegar a quase zero sendo que estes ultimos não seriam tão importantes.permite, mediante a medição da produtividade das revistas, estabelecer o núcleo e as áreas de dispersão sobre um determinado assunto em um mesmo conjunto de revistas...http://www.dgz.org.br/jun10/Art_05.htm


  • Vou tentar dar minha contribuição:

    Lei de Bradford: estima o grau de relevância de periódicos em dada área do conhecimento: os periódicos q produzem o maior número de artigos sobre um assunto formam um núcleo de periódicos, supostamente de maior qualidade ou relevância para aquela área.

    Ou seja, acredito que tal lei não preconiza que artigos d interesse para determinado assunto específico ocorre em periódicos especializados.

    Força, foco e fé!

  • Acertei esta questão por instinto. É uma característica da CESPE, relacionar um período com uma afirmativa correta junto a outro com uma afirmativa errada, dentro de um mesmo enunciado. Mas no caso dessa pergunta, achei tudo confuso.

    Penso que o erro principal dessa questão está na limitação das idéias, já que, não somente os serviços de indexação e resumos definem o conjunto de periódicos que serão considerados relevantes para a análise segundo a lei da dispersão da literatura, mas, conforme descrito no artigo de Pinheiro (1983, p.63), também podem constar “bibliografias e etc.”, entre outras variáveis:

    “os serviços de indexação e resumos, bibliografias etc., utilizados, em geral, na coleta de dados para a aplicação da lei de Bradford, sofrem a influência de variáveis, tais como, a lacuna de tempo para indexação, as barreiras linguísticas e o tipo de material bibliográfico incluído;”

    Ainda sim, penso que minha justificativa é somente uma possível explicação.

    Referência: Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro. Lei de Bradford: uma reformulação conceitual. Ci. Inf., Brasília, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.


  • "[...]segundo a qual os artigos de interesse para determinado assunto específico ocorrem em periódicos especializados nesse assunto ou em periódicos de áreas correlatas"

    "Bradford centralizou a sua pesquisa na dispersão, isto é, na extensão com que artigos especializados são divulgados em periódicos devotados a assuntos completamente diferentes."

    Informação extraída do artigo "LEI DE BRADFORD: UMA REFORMULAÇÃO CONCEITUAL"