A construção de uma barragem de terra poderá ser feita visando atender a diversas situações, tais como permitir o abastecimento uniforme de água para comunidades; armazenar água para ser utilizada em ; elevar o nível de um curso de água para possibilitar o abastecimento, por gravidade, a sistemas de irrigação, pisciculturas, criatórios de animais (bovinos, equídeos, aves), entre outros; e possibilitar a instalação de rodas d’água, associadas a bombas de pistão, para realizar bombeamento de água, possibilitando a criação de peixes em tanques-rede; entre outras.
• Barragens de Seção homogêneas
São aquelas executadas com solo compactado. Apesar da denominação, a seção destas barragens não são executadas com a utilização exclusiva de um único material: podem ser executadas também com o emprego de solos compactados com diferentes características.
Possuem na realidade o solo compactado como predominante, pois além de maciço a seção possui também filtro drenante e proteção de taludes de montante e jusante. Como exemplo de barragem de seção homogênea cita-se a Usina Hidroeletrica (UHE) Rosana: é uma barragem com 2.308 metros de comprimento, constituída com a finalidade de geração de energia elétrica.
Elas são ideais de serem construídas em vales abertos; em locais que possuam grandes quantidades de solo argiloso ou areno-argiloso; e que disponha, pelo menos, em uma de suas laterais, de um espaço que possibilite a construção de um extravasor, sem a necessidade de fazer grandes cortes no terreno. Todo o solo retirado na abertura do extravasor deverá ser aproveitado para a construção do corpo da barragem.
pela fonte subentende-se a construção de extravasor é necessaria , loggo a estrutura nao evita a passagem de agua para terrenos mais baixos e sim o seu galgamento (transbordamento)
fonte: https://www.cpt.com.br/cursos-irrigacao-agricultura/artigos/barragens-terra-necessarias-bom-andamento-algumas-atividades-rurais
bons estudos!