SóProvas


ID
2775901
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Embora não tivessem sido as únicas formas de resistência coletiva sob a escravidão, a revolta e a formação de quilombos foram das mais importantes. Apesar de muitos quilombos terem se formado aos poucos, através da adesão de fugitivos individuais ou agrupados, outros tantos resultaram de fugas coletivas iniciadas em revoltas. Tal parece ter sido, por exemplo, o caso de Palmares.”
(REIS, João José. Quilombos e revoltas escravas no Brasil.)

Certamente o quilombo do Palmares foi e ainda é considerado um marco da resistência escrava em Pernambuco, por todo significado e simbologia que existe em relação a ele. Todavia, ele não foi a única forma de resistência que os escravos africanos desenvolveram em solo pernambucano.

Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Minhannn gente

  • questão fácil!

  • queria saber o erro da B

  • o erro está em : A segunda metade (1851-1899)

    o catucá atuou principalmente na primeira metade inclusive ; foi criado em 1817-1818

  • Um dos maiores medos da elite pernambucana, principalmente na época da Revolução de 1817 e na Confederação do Equador, era que acontecesse um levante negro devido a autonomia que estava recebendo.

  • GABARITO A

    ERRO DA B- Localizado nas matas próximas às regiões urbanas de Recife e Olinda, o quilombo do Catucá se formou provavelmente entre os anos de 1817 e 1818.

    O número de negros no quilombo aumenta a partir de 1820 e 21. Isso porque, após as notícias vindas da Europa de uma revolução que pretendia uma reforma política no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, o país entrou em polvorosa e a província de Pernambuco, já conhecida por suas tensões políticas, voltou a se tornar um ambiente dividido. Os proprietários de escravos acharam uma boa estratégia armar seus cativos e outros diversos membros da população não-branca, o que facilitou as fugas para quilombos.

    O fato de os negros estarem armados só piorou a situação já preocupante para as elites