SóProvas


ID
2776048
Banca
SELECON
Órgão
SECITEC - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ficar grudado no smartphone é antissocial ou hipersocial?

    Muitos estudiosos têm chamado atenção para as consequências do uso excessivo dos smartphones. Mas pesquisadores canadenses fizeram uma análise de diversos trabalhos publicados sobre o tema e concluíram que o fenômeno é simplesmente um reflexo do desejo profundo de se conectar com outras pessoas. Em outras palavras, eles sugerem que esse tipo de comportamento não é antissocial, e sim hipersocial.
    Em artigo publicado em uma revista científica, Samuel Veissière e Moriah Stendel, da Universidade McGill, tentam mostrar que existe um lado positivo nessa mania das pessoas. Para eles, é preciso ter em mente que o que vicia não é o aparelho, e sim a conexão que ele proporciona.
    Os autores observam que os humanos evoluíram como espécies exclusivamente sociais, que precisam do retorno constante dos outros para se guiar e saber o que é culturalmente apropriado. A interação social traz significado, objetivos e senso de identidade para as pessoas.
    O problema é que essa sede por conexões, que é absolutamente normal e até saudável, muitas vezes se transform a num com portam ento insalubre - a hiperconectividade faz o sistema de recompensa no cérebro funcionar em ritmo exagerado e surge uma compulsão que pode trazer diversas consequências à saúde e aos próprios relacionamentos.
    Eles também reforçam que é preciso fazer um esforço para não cair na cilada de se comparar com os outros, já que a realidade apresentada nas mídias sociais é distorcida. Ter isso sempre em mente é uma forma de evitar as consequências negativas das tecnologias móveis. A outra dica é guardar o aparelho durante os encontros reais - já que eles são poucos, que sejam aproveitados ao máximo.

Jairo Bauer
(https://doutorjairo.blogosfera.uol.com.br/2018/03/07/ficargrudado-no-smartphone-e-antissocial-ou-hipersocial/)

No título, o elemento que evidencia a polêmica em torno do assunto abordado é:

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode me ajudar nessa questão, explicando pq o gabarito é a letra C?

  • Acredito que o gabarito se justifica pelo fato da polêmica não ser necessariamente gerada pelo fato do uso do smarthphone, mas se esse hábito é de natureza antissocial ou hipersocial.

  • Sabrina, a polêmica sempre tem dois lados pelos menos, não é?

    o conectivo ou liga dois lados. E bem opostos: ou vc defende que quem usa celular é muito social OU você detesta socializar.

    A banca FGV cobra o conectivo ou do conjunção alternativa de uma maneira nunca estudada na escola. E raríssimos professores falam dela porque poucas bancas cobram e o pessoal não consegue entender. E a aditiva? Nossaaa, os estudiosos desconstroem as aditivas e a FGV destrói em cima disso.

  • A questão da polêmica.

    qual é a polêmica em torno do assunto de quem usa smartphone ?

    Resposta: antissocial ou hipersocial?

    Então, o texto discuti sobre isso.

    Se no lugar da "C) Ou" fosse:

    C) Se a pessoa conversa ou se exclui.

    porém pediu o conectivo.

    Tentei explicar da melhor forma. espero ter ajudado, se não, alguém me corrija.

    Obg

  • ''OU'' agora é elemento de polêmica?

     

    Que questão tosca!

  • Realmente não consegui entender.

  • Sabrina, nem o examinador deve saber te explicar.

  • Samsung ou iPhone; Deus ou diabo; Céu ou inferno; Gugu ou Faustão; Luciano Hulk ou Otaviano Costa;

    O 'OU' tem habilidade de pressupor escolhas. Necessariamente a escolha de uma opção implicará a recusa da outra. Então, dentre as opções dada pela banca, o "OU" é o elemento do título que tem a função de acirrar a polêmica, trazendo esse pressuposto de que as 2 opções não podem coexistir: Ou você é a favor de que o smartphone tem papel antissocial ou você é a favor de que o aparelho é fator de hiperssocialização. Então, Esse era o melhor caminho para responder essa questão.

  • Gabarito: C

    Ficar grudado no smartphone é antissocial ou hipersocial?

    Pois é exatamente o conectivo que implica uma escolha entre os dois assuntos polêmicos: OU você se isola ou se conecta total. E a escolha só pode ser uma (por conta do conectivo OU) não se pode fazer duas escolhas ou é uma ou outra. Só consegui entender desta forma.

    FOCO,FORÇA e FÉ.

  • que tipo de questão é essa ?
  • Por uma questão mais formal, O uso da disjunção (p ou q, p v q) permite a escolha: por uma, pela outra, ou pelas duas coisas [basta lembrar da tabela verdade do "OU" - que só é "falso" quando as duas são falsas]. Porém, existe a disjunção exclusiva [é o que de fato a galera está citando], aí sim é necesario facultar por: OU uma coisa OU outra.

    Apesar de eu ter errado a questão [por achar que que o "hiper" polemizava o assunto (uma vez que hipersocial é um conceito novo)], eu achei que fez sentido tal gabarito. O fato do conctivo "ou" abrir essa opção de escolha, forma uma polêmica, uma vez que é senso comum o fato de se usar excessivamente o smarphone, implica em um comportamento antissocial.

  • Uníca coisa que poderia causar polêmica seria o "OU", pois gera uma incógnita( dúvida), que geralmente iniciará uma discussão para soluciona-la.

    Por outro lado, o estrangeirismo no título não é o assunto central, se descartando esse alternativa.

    Logo Gab: C

  • parabéns aos que acertaram pelo motivo certo.

  •  "Muitos estudiosos têm chamado atenção para as consequências do uso excessivo dos smartphones". (O que da a entender que tornaria a pessoa antissocial).

    " Mas pesquisadores canadenses fizeram uma análise de diversos trabalhos publicados sobre o tema e concluíram que o fenômeno é simplesmente um reflexo do desejo profundo de se conectar com outras pessoas. Em outras palavras, eles sugerem que esse tipo de comportamento não é antissocial, e sim hipersocial.

    Esses parágrafos traduzem a dualidade entre os pesquisadores a respeito do tema abordado: a pessoa que usa smartphone em excesso pode ser considerada antissocial OU hipersocial.

    Foi o que entendi, espero ter ajudado!

  •  "Muitos estudiosos têm chamado atenção para as consequências do uso excessivo dos smartphones". (O que da a entender que tornaria a pessoa antissocial).

    " Mas pesquisadores canadenses fizeram uma análise de diversos trabalhos publicados sobre o tema e concluíram que o fenômeno é simplesmente um reflexo do desejo profundo de se conectar com outras pessoas. Em outras palavras, eles sugerem que esse tipo de comportamento não é antissocial, e sim hipersocial.

  • Fui por interpretação mesmo. O Concectivo "ou" é o único que indica uma dúvida em relação ao assunto abordado. Nem li o texto.

    Se eu estiver errado, podem me corrigir.