SóProvas


ID
277615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere aos estudos de usuários, julgue os itens seguintes.

A entrevista — um dos métodos utilizados para a coleta de dados em estudos de usuários —, os questionários estruturados e a análise de log são os métodos mais apropriados para estudos de abordagem qualitativa.

Alternativas
Comentários
  • Log Analysis / Análise de Log

    Quando um servidor web opera as requisições de páginas e conteúdos de um ou mais sites, ele gera automaticamente um registro do que foi solicitado, bem como sua resposta. Este registro recebe o nome de log de servidor. O conjunto destes logs fornece uma base de dados com as solicitação feita pelos visitantes de um site e sua análise correta pode fornecer informações sobre o comportamento destes visitantes e suas interações com o site.

  • Questionários estruturados são inflexíveis, logo estão voltados para análise quantitativa.

  • Nessa assertiva - que olhando por cima já dá para ver que tem algo de errado com ela - precisei ir nos buscadores para compreender do que se trata essa ‘análise de log’. Achei poucos – pouquíssimos, na verdade – artigos que falam dessa técnica. Realmente, trata-se de uma técnica de coleta de dados utilizada na área da biblioteconomia. Ela consiste na análise dos logs dos sistemas de recuperação da informação, ou seja, consiste na investigação das buscas que os usuários fazem nos sistemas de recuperação da informação. Nesses logs, tem os termos utilizados para a busca. Nos artigos que li, diz-se que, a partir da análise desses logs, é possível conhecer/identificar a linguagem dos usuários a partir do próprio sistema de recuperação da informação. Diz-se, ainda, que isso é útil para a identificação do léxico dos usuários para a elaboração de tesauros e/ou para gestão de catálogos de autoridades, ou seja, para a escolha de descritores para a representação da informação. Ou seja, se trata de uma técnica utilizada para fins de representação da informação. O objetivo, dessa forma, é diferente dos estudos de usuários da informação, então podemos dizer – pelo menos agora – que a análise de logs não é uma técnica de estudos de usuários. Ainda, existem outros elementos que nos fazem perceber que essa assertiva está incorreta. Sabemos, por exemplo, que a característica de ‘estruturado’, ‘semiestruturado’ ou ‘não estruturado’ é da entrevista, e não do questionário. Assim, não precisaríamos saber dessa análise de log para reconhecer que a assertiva está errada.

    Gabarito: E