SóProvas


ID
2777302
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Após uma equipe ter sido criada, ela se desenvolve por meio de estágios distintos, dentre eles a tempestade, no qual

Alternativas
Comentários
  • Existem 5 estágios de desenvolvimento da equipe:

    Formando:Nesse estágio, a maioria dos membros da equipe geralmente pensa de maneira positiva e atua de forma educada. Este estágio dura somente por um tempo,a medida que as pessoas começam a trabalhar juntas e descobrirem sua responsabilidade.

    Tempestade:Começa a ter conflito, as pessoas poderão se sentir sobrecarregadas com a carga de trabalho ou se sentirão desconfortáveis ​​com a abordagem que você está usando.

    Normalizando:Aos poucos, a equipe entra no estágio de normalização. Os membros da sua equipe entendem sua função no projeto e começam a respeitar sua autoridade como líder. Eles aprendem a lidar com as diferenças e a valorizar os pontos fortes dos colegas

    Realizando:Esta é a fase da máxima eficiência e produtividade, todos gostam de trabalhar juntos e ver o progresso em direção aos objetivos.

    Adiamento ou luto:Muitas equipes chegarão a esse estágio eventualmente. Por exemplo, algumas equipes existem apenas para um projeto e até equipes permanentes podem ser realocadas por meio de uma reestruturação organizacional.

  • No estágio da tormenta, surgem conflitos no grupo. Os indivíduos já reconhecem a existência do grupo, mas demonstram resistência em relação aos limites da individualidade. Há também conflito quanto à definição de papéis, quem irá liderar o grupo.

  • O estágio da turbulência é o mais difícil para a equipe. Os membros começam a perceber que a tarefa é diferente e mais difícil do que imaginavam e tornam-se irritadiços, implicantes ou muito minuciosos. Impacientes com a falta de progresso, mas ainda muito inexperientes para saber o suficiente sobre a tomada de decisão, os membros discutem sobre que ações a equipe deve tomar. Tentam apoiar-se unicamente em suas experiências pessoais e profissionais, resistindo a qualquer necessidade de colaboração dos outros membros da equipe. A Turbulência compreende os sentimentos: -Resistência à tarefa e às abordagens ao processo de melhoria da qualidade diferente daquelas que cada membro, individualmente, está acostumado a usar. – Nítidas variações de comportamento em relação ao grupo e às expectativas de êxito do projeto. E os comportamentos: – Discussão entre membros, mesmo quando concordam com a questão básica. – Atitude defensiva e competitiva; facções e “escolha de lados”. – Contestação do bom senso daqueles que escolheram o projeto e designaram os outros membros da equipe. – Estabelecimento de metas irrealísticas; preocupação com o excesso de trabalho. – Evidente aplicação da “lei do mais forte”; desunião, tensão crescente e ciúmes. Essas várias pressões significam que os membros da equipe têm pouca energia para despender na perseguição das metas da equipe. Estão, porém, começando a se entender.
  • Erupção, conflitos, resistência aos limites, disputas e diferentes personalidades.

  • Erupção, conflitos, resistência aos limites, disputas e diferentes personalidades.