-
1 - Opercacional;
2 - Financiamento;
3 - Investimento;
4 - Investimento;
5 - Operacional;
Gab. Letra C: 3 e 4 são atividades de investimento.
-
Empréstimos e Adiantamentos de Caixa são o assunto mais complicado em DFC.
Se for um Adiantamento de Caixa concedido a um FORNECEDOR ou um Adiantamento recebido de um CLIENTE (uma Receita Antecipada), é OPERACIONAL.
Se for um Empréstimo ou Adiantamento de Caixa concedido a um TERCEIRO, é INVESTIMENTO.
Se for um Empréstimo recebido de um TERCEIRO, é FINANCIAMENTO.
Já os JUROS RECEBIDOS de um Empréstimo concedido serão preferencialmente OPERACIONAIS, podendo ser alternativamente classificados como INVESTIMENTO.
E os JUROS PAGOS de em Empréstimo obtido serão preferencialmente OPERACIONAIS, podendo ser alternativamente classificados como FINANCIAMENTO.
-
Vamos analisar os itens apresentados.
1. Recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas são classificados nas Atividades Operacionais.
2. Amortização de empréstimos e financiamentos é classificada nas Atividades de Financiamento.
3. Pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo são classificados nas Atividades de Investimentos.
4. Adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira) são classificados nas Atividades de Investimento.
5. Pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e serviços são classificados dentro das Atividades Operacionais.
Com isso, correta a alternativa C.
-
CPC 03 (R2):
As atividades de investimento relacionam-se normalmente com o aumento (aquisição) e diminuição (venda) dos ativos de longo prazo (não circulantes) que a empresa utiliza para produzir bens e serviços. As atividades de investimento incluem, ainda, outros investimentos não incluídos como equivalentes de caixa. Referido Pronunciamento cita os seguintes exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de investimento, PRESENTES nos itens 3 e 4 da questão:
3. Pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo. Esses pagamentos incluem aqueles relacionados aos custos de desenvolvimento ativados e aos ativos imobilizados de construção própria.
4. Adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira).
Quanto aos demais itens:
1. Recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas: exemplo de fluxo de caixa que decorre das atividades operacionais.
2. Amortização de empréstimos e financiamentos: exemplo de fluxo de caixa advindo das atividades de financiamento.
5. Pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e serviços: é classificado como fluxo de caixa das atividades operacionais.
Gabarito: Letra C