SóProvas


ID
2777422
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Ao final do exercício social de 2017 a empresa Energia Limpa S.A. apurou um lucro líquido no valor de $ 50.000,00. O estatuto social da empresa determina que 15% do lucro líquido seja destinado a dividendos. Dado que o Patrimônio Líquido da empresa Energia Limpa S.A. apresentava em 31/12/2016 os seguintes saldos: Capital Social no valor de $ 100.000 e Reserva Legal $ 20.000,00. Apesar de ter obtido lucro líquido no período, a situação financeira da empresa não corresponde ao montante, situação que foi exposta em Assembleia Geral Ordinária.


Assinale a alternativa correta em relação ao caso apresentado.

Alternativas
Comentários
  • Reserva Especial para dividendos obrigatórios não-distribuídos

    Mesmo havendo lucro no período, devido a situação financeira precária da empresa, a qual não possa fazer a distribuição de dividendos, este saldo irá para esta reserva.

  • Segundo o enunciado apesar de ter obtido lucro líquido no período, a situação financeira da empresa não corresponde ao montante, situação que foi exposta em Assembleia Geral Ordinária.

    Neste sentido, o Art. 202, § 4° diz que:

    “O dividendo previsto neste artigo não será obrigatório no exercício social em que os órgãos da administração informarem à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia. O conselho fiscal, se em funcionamento, deverá dar parecer sobre essa informação e, na companhia aberta, seus administradores encaminharão à Comissão de Valores Mobiliários, dentro de 5 (cinco) dias da realização da assembléia-geral, exposição justificativa da informação transmitida à assembléia.”

    Com isso, correta a alternativa E.

  • Não existe dividendo mínimo de 25%!!!! Essa é uma lenda que surgiu entre contadores após a vigência da Lei das S.A., devido a uma peculiaridade histórica.

    A companhia pode estabelecer percentuais abaixo de 25% em seu estatuto, que é soberano para tal.

  • Os lucros que deixarem de ser distribuídos serão registrados como reserva especial e, se não absorvidos por prejuízos em exercícios subsequentes, deverão ser pagos como dividendo assim que a situação financeira da companhia permitir.