SóProvas


ID
2777944
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1.


                                  Dado Preocupante


No primeiro semestre deste ano, 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2017. Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%. Juntos, Rio, Minas e Espírito Santo tiveram redução de 25,7% no número de calouros. O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições. Desemprego, queda de renda, crise econômica, redução dos programas de financiamento estudantil são as razões apontadas pelo Semesp para a diminuição de matrículas. No Rio, a violência agrava o problema, porque desestimula quem estuda à noite.

(adaptado)

                                                                                       O Globo, 24/07/2018 

“No primeiro semestre deste ano, 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país...”.


O cálculo de que 80 mil alunos deixaram de se matricular é indicado, no texto 1, a partir de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Pergunta mais sem noção, ta certo que quem fez o levantamento foi a Semesp, mas não só por isso que o cálculo é indicado no texto.

     

    além de tentar adivinhar o que o cara está querendo saber, o enunciado horroroso não ajuda.

  • realmente não entendi por que não pode ser a alternativa A. Se alguém puder explicar, agradeço. 

  • "cálculo de que 80 mil alunos deixaram de se matricular é indicado"

    A) Em nenhum momento diz que o cálculo foi obtido comparando dados. 
    Gabarito: D
    " O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições."

  • Entendo que a letra D esteja certa, porém não consigo explicar porque a letra A etá errada.

     

    "..80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2017"

     

    Esse dado (80 mil), levantado pelo Semesp, é obtido através da comparação do número de alunos ingressos do ano atual com o mesmo período do ano anterior. Logo, há sim uma comparação, e ele está explícita no texto

  •  a)comparação realizada com o mesmo período do ano anterior.

    Incorreta, trás uma consequência da análise, não foi a partir desta informação que obteve-se o número de 80 mil.

     d) levantamento feito pelo Semesp.

    Correta. Só com o levantamento é que soube-se que 80 mil alunos deixaram de efetuar matrícula, só após saber-se desses 80 mil é que foi possível comparar com os índices de 2015.

     

  • FGV SENDO FGV .i.

  • Pegadinha bem feita, induz o candidato mais apressado a marcar na letra "A".

  • FICA COMPLICADO DESSE JEITO...

  • Na minha opinião a Letra A não está errada, mas aparentemente o enunciando fez a pergunta no sentido de quem foi que realizou a pesquisa. (O que seria Letra D)

  • Concordo com Fernando Cintra. A questão está bem formulada, mas contém pegadinhas, é claro. O cálculo dos 80 mil que deixaram de se matricular foi feito somando cada aluno que não fez a matrícula. Nada a ver com os resultados anteriores. A comparação dada nas demais alternativas é só questão de estatística, mas não influenciaram no resultado da soma que deu 80 mil. Já que estamos em época de enen, quando o inep divulga o total de pessoas que não compareceram, ou ele somou cada ausente ou pegou o total de inscritos e subtraiu os que compareceram, tendo assim a quantidade dos ausentes. Não tem nada a ver com o exame do ano anterior, mas pode-se buscar dados anteriores só por estatísticas.

  • ESSA BANCA É MUITO MALUCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    acertei

  • Gabarito: D


    "O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições."

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..tão fácil q deu medo

  • A resposta está neste trecho: "O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições."

    Se invertermos, fica mais fácil identificar. Se o texto fosse escrito desse jeito, ficaria: "O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições no primeiro semestre deste ano, mostrou que/ mostra que/ aponta (exemplos de termos que poderiam ser adicionados pra dar sentido) 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país.

    Assim dá claramente pra ver que não daria pra ser a letra A! ;0)

  • Pessoal, agora vou ter de defender a FGV. A questão é simples. Foco na pergunta: "O cálculo de que 80 mil alunos deixaram de se matricular é indicado..." O número de 80 mil é resultado de uma contagem - é a soma do número de matrículas potenciais que não aconteceram nas 99 instituições. 80 mil é o número - o fato.

    A base de comparação da pesquisa sim é com o ano anterior - 2017. A redução é de 5%, se comparado. Mas isso é referência, parâmetro.

    O número de 80 mil é simplesmente o resultado do levantamento da Semesp.

  • Ó-D-I-O

    Não compreendo o porquê da A está errada...

  • Thiago Silva melhor comentário...esclarece

  • só com reza braba viu

  • Foi feito um levantamento (dados numéricos).

    Alguém fez esse levantamento, logo,a Semesp foi a colhedora desses dados.

  • normalmente, a banca coloca a opção  A  DE CARA SO CANDIDATO CAIR NA CILADA...

  • Resumindo:

    >>> tem que ser uma resposta precisa

    Tipifica e depois generaliza

    >>> o item A poderia estar certo, porém a resposta está vaga.

    Por isso gabarito D.

    merdala errei essa também

  • Excelente questão!

  • Li 300 comentários e ainda não consegui entender porque a A está errada.

  • Português da FGV é de kgar um troço! rsrsr

  • Não entendi por que estão marcando a alternativa A. O cálculo de 80 mil alunos foi feito pelo levantamento da Samesp. A comparação que aconteceu só levou à conclusão de que houve uma queda de 5% na fuga de 2017 para 2018. 80 mil não tem nada a ver com a comparação.

  • No primeiro semestre deste ano, 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2017. Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%. Juntos, Rio, Minas e Espírito Santo tiveram redução de 25,7% no número de calouros. O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições.

  • Pessoal, pra quem ficou em dúvida na D. O segmento: ["...Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%. Juntos, Rio, Minas e Espírito Santo tiveram redução de 25,7% no número de calouros..."], é apenas uma informação complementar do texto.

    Se colocarmos em ordem: "No primeiro semestre deste ano, 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2017. O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições..."

    Quem fez o levantamento? A SEMESP.

    Por que se sabe que houve uma queda de 2018 para 2017 e que desde 2015 o número de redução aumenta? Porque a SEMESP colheu as informações do período.

  • Eu errei. Tentando entender a viagem da FGV, eu justificaria a alternativa D por conta do final da pergunta: "Indicado a partir de". Talvez a banca esteja querendo a fonte do indicador. Uma comparação, nesse sentido, não seria a fonte de um indicador.

  • Não consigo entender quem tenta explicar as questões de português da FGV sem explicação. As questões são feitas pra vc não pensar. Se vc tirar os dados do ano anterior, como vai saber que 80 mil alunos deixaram de ingressar.

    A pergunta é clara: "O cálculo de que 80 mil alunos deixaram de se matricular é indicado, no texto 1, a partir de"

    Se no ano anterior tivessem ingressado 10 mil a mais, em 2018 deixaram de se matricular 90 mil.

    Caberia até a letra "E", mas como o texto não fala nada sobre projeção, considerei um pouco como extrapolação.

  • Ao meu ver, o cálculo para se chegar no resultado de 80mil é feito, primeiramente, a partir do levantamento do SEMESP e em seguida pela comparação com os dados de 2017(um depende do outro). Primeiro se descobriu quantas matriculas foram realiza e depois foi feita a comparação com o ano anterior.

    Como o comando da questão pede: "O cálculo de que 80 mil alunos deixaram de se matricular é indicado, no texto 1, a partir de", significa que é o primeiro ponto de cálculo.

    obs.: tb errei a questão, mas a malícia da fgv está nos pequenos detalhes. é difícil pra caramba enxergar na hora, por isso é preciso treinar!

  • a partir de levantamento - a partir da comparação , acredito que esse deve ter sido o raciocínio da pessoa que fez essa questão para os que fossem responder , mas no meu ver ambas estão corretas pelo fato de que, se partimos do raciono da palavra INDICADO, verá que a letra A e D estão corretas .

    Esse foi o meu meu raciocínio .

  • A e D estão absolutamente corretas, não tem como defender algo diferente disso. Era tirar no cara e coroa uma das duas!
  • Se servir de consolo até a professora Isabel Vega do qconcurso deu a A como correta e discordou do gab da banca.

    Ela tbm disse que esse " a partir de " é o mesmo que " com base em dados ".

    Eu cheguei na D voltando no texto na parte em que diz "são as razões apontadas pelo Semesp"

    O comando da questão diz : O cálculo de que 80 mil alunos deixaram de se matricular é indicado, no texto 1, a partir de (com base em que dados?)

    "são as razões apontadas pelo Semesp" ou seja: levantamento feito pelo Semesp.

    Enfim , só tem um jeito de entender essa banca : fazer o máximo de provas possíveis .

    PCRJ/2021

  • Bom, meu raciocínio foi no seguinte:

    a - o cálculo de 80 mil alunis não foi feito a partir de uma comparação com o mesmo período anterior, porque essa comparação foi feita após o próprio levantamento feito pela Semesp.

    b - Esse levantamento poderia levantar em consideração o "hoje" referenciado pelo examinador. Além de que a análise dos dados se dá pelos cálculos percentuais e não pelo número de alunos que deixaram de se matricular desde o ano de 2015.

    c - Não são apenas os três Estados. O levantamento se refere a todo o país.

    d - É o correto, pois essa informações foi verificada apenas porque foi feito o levantamento de quantos alunos deixaram de se matricular.

    e - Não é apenas uma projeção de cálculos, são os próprios cálculos com base no levantamento feito pela Semesp.