SóProvas


ID
2777947
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1.


                                  Dado Preocupante


No primeiro semestre deste ano, 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2017. Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%. Juntos, Rio, Minas e Espírito Santo tiveram redução de 25,7% no número de calouros. O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições. Desemprego, queda de renda, crise econômica, redução dos programas de financiamento estudantil são as razões apontadas pelo Semesp para a diminuição de matrículas. No Rio, a violência agrava o problema, porque desestimula quem estuda à noite.

(adaptado)

                                                                                       O Globo, 24/07/2018 

“No primeiro semestre deste ano, 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2017. Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%. Juntos, Rio, Minas e Espírito Santo tiveram redução de 25,7% no número de calouros.”


As informações fornecidas neste segmento do texto 1 nos mostram que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

     

    "Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%."

     

  • (a) a redução de matrículas de calouros nas universidades privadas foi mais grave em 2018. 

    ERRADA - o texto diz:

    "Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%". E que: “No primeiro semestre deste ano... ...uma queda de 5%"

    Mesmo sendo 4 anos não podemos tirar uma média e dizer que está certa, pode ter ocorrido de um dos anos ter sido 8% e em outro ter sido 2%.


    (b) o número de calouros nas universidades privadas reduziu-se no biênio 2015/2017. 

    CORRETA - esta conclusão está correta, pois o próprio texto diz isso claramente ao afirmar que "Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%".


    (c) Rio, Minas Gerais e Espírito Santo tiveram redução de calouros menor que nos outros estados.  

    ERRADA - o trecho de texto não cita outros estados.


    (d) os dados fornecidos tiveram por base as ocorrências de matrículas nos estados do Rio, Minas Gerais e Espírito Santo.

     ERRADA - o texto diz que é em todo o país. "80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país".


    (e) os números de matrículas de calouros mostram uma redução ainda maior no próximo ano.  

    ERRADA - o texto não traz previsões futuras.

  • Biênio 2015/2017?
    2015, 2016 e 2017 - isso não é um TRIÊNIO????

  • d) os dados fornecidos tiveram por base as ocorrências de matrículas nos estados do Rio, Minas Gerais e Espírito Santo. 

     

    Tecnicamente, os três estados foram alvo do levantamento e fazem parte do país. Portanto, os dados fornecidos tiveram por base os três estados, além dos demais. Não há restrição na alternativa, o que me leva a também considerar como correta.

  • Típica questão da fgv em que a opção certa é a menos errada

  • Sobre a letra 'C'

    Gratidão ao Osmar Franco e a todos que colaboram, mas a justificativa da 'C' é outra. O texto cita sim outros estados, indiretamente.

    "No primeiro semestre deste ano, 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2017. Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%. [OU SEJA, EM TODO O PAÍS, A FUGA É DE 20% - CONSIDERANDO TODOS OS ESTADOS]. Juntos, Rio, Minas e Espírito Santo tiveram redução de 25,7% no número de calouros [AÍ, ELE PUXA PARA APENAS ESSES TRÊS ESTADOS, MOSTRANDO QUE, SE SOMADOS, ELES ALCANÇAM REDUÇÃO AINDA MAIOR QUE A MÉDIA NACIONAL].

    O erro da 'C' é que a redução foi maior e não menor. Ao considerar apenas esses três estados, o número de calouros foi ainda menor que a média da redução em todo o país.

    Sobre a letra 'B'

    Concordo com o Lucas Coral, no caso da 'B', de 2015 a 2017 não é biênio, mas essa alternativa é a que mais está alinhada com o teor das informações. É possível afirmar que houve no número de calouros desde 2015.

  • Se você prestar atenção na "A" vai ver que ele disse que houve uma QUEDA NA FUGA EM RELAÇÃO A 2017, ou seja, menos fuga= mais alunos, o que torna essa alternativa errada e indica que houve uma fuga maior em 2017, mesmo com uma fuga considerável em 2018. Mais a frente ele fala que a fuga desde 2015 é de 20%, nos levando a concluir que de fato houve uma redução no biênio indicado na letra B.
  • Gabarito: B

    Ler com bastante atenção quando envolver números, datas e porcentagem.

  • Questãozinha chata, hein. Mas valeu o esforço.

    Gabarito:B

  • Pqp... Biênio de três anos é foda!!! PQP....
  • Escárnio talvez seja a palavra apropriada, o que esta banca faz é incompatível com a ética, moralidade, enfim, são uns fanfarrões. Segundo o "dicionário da FGV", biênio é o período de 3 anos.

    Amém.

  • “No primeiro semestre deste ano, 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2017. Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%. Juntos, Rio, Minas e Espírito Santo tiveram redução de 25,7% no número de calouros.”

    As informações fornecidas neste segmento do texto 1 nos mostram que

    a) Errado. Em 2018 houve menos 5% DA QUEDA, em relação ao ano de 2017. Ou seja, é como se no ano de 2017 tivessem 100 pessoas deixando de se inscrever. E em 2018 tivéssemos 95 pessoas não se inscrevendo.

    b) Reduziu o número de matrículas? Sim. " Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%. ". Biênio escolar: 2015-2016 // 2016-2017.

    c) Não dá para saber. O texto apresenta o somatório dos três estados, mas não os dados de cada um. Por exemplo, pode ser que dos 25..%, o Rio represente 20%. E os outros estados, analisando a porcentagem de cada um, não ultrapasse de 15%, ainda que somando todos esses estados, represente 75%...

    d) base? Não. Ter por base significa que os estudos partiram da informação desses estados. Quando não é isso. O autor do texto, por algum motivo, fez esse destaque. (Percebam que não é o texto todo que está posto, é apenas uma parte adaptada).

    e) Não dá para afirmar

    Gabarito: B.

  • Biênio 2015/2017= 2015, 2016, 2017.

    É um biênio de três anos. kkkkkkk

  • Sobre a letra A:

    Não tem como saber se a redução de matrículas de calouros nas universidades privada foi mais grave em 2018, pois ainda estava no primeiro semestre.

    Gabarito B:

    A afirmativa apenas aponta o que há no texto, que são informações da queda de matrículas nos anos de 2015 e 2017, apenas. Sobre 2016, não importa... Não existe nada referente a esse ano na afirmativa e nem no texto. Falar em triênio nada mais é do que uma criação mental, possivelmente por conta do espaço vazio deixado entre os dois anos (o ano de 2016). Eu diria que é mais uma indução ao erro, provocado pela banca.

  • Ás vezes eu penso que as questões de português da FGV são de raciocínio lógico kkkk! Por que meu amigo, algumas questões desta banca no que concerne a matéria gramatical é pauleira!

  • Achei difícil pela ambiguidade do trecho:  Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20% = a fuga de ingressantes (é de quem já entrou), e não a quem está para ingressar... complicou legal

  • Oi, gente!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    → Baixem os 328 mapas mentais para carreiras policiais + Legislação Facilitada (Lei Seca) + QConcurso = APROVAÇÃO

    Link's:

    Legis: encurtador.com.br/biCDT 

    Carreiras: encurtador.com.br/mIRU3

    Dica:

    12 mapas por dia + 10 questões no QC de cada assunto + Lei Seca com Legis Facilitada =

    → Em 30 dias vc terá estudado os 358 mapas e resolvido mais de 3500 questões. Lei seca completa das carreiras policiais. 

    Fiz esse procedimento em vários concursos e no finalzinho de 2020 foco carreiras policias, aproveitamento melhorou muito!

    Testem aí e me deem um feedback.

  • biênio

    substantivo masculino

    1. período de dois anos consecutivos.

    Logo, 2015/2017 não é biênio, é triênio.

    Questão PESSIMAMENTE ELABORADA.