-
Sobre a D, autoria alheia? Não está determinada como sendo de Aristóteles?
-
Sísyphos CONCURSEIRO, o que a assertiva quer dizer é que a autoria da frase não é do narrador do texto, independentemente de quem é este "alheio".
-
Gabarito Letra A
a) Utilização de letras maiúsculas em DESEJO DE CONHECER: marcação de algo a que o leitor deve dar atenção.
-
Utilização de letras maiúsculas em DESEJO DE CONHECER: marcação de Título! algo a que o leitor deve dar atenção.
-
Fiquei na mesma duvida do Sisiphos, mas entendi depois que li tudo novamente.
-
Realmente sobre a D, autoria alheia? A letra A é mais convicente como resposta, pois o título do texto é onde o leitor deve ter maior atenção, devido a escrita com letras maúsculas.
-
Renato Oliveira, ele fala em EXPLICITAÇÃO e não EXPLICAÇÃO, como vc afirma.
-
Gente, segundo o gabarito é a letra A - marquei a letra D, pois acreditava ser ela. Enfim, os minímos detalhes dessa banca nos faz errar.
-
Cuidado para não ler rápido o termo EXPLICITAÇÃO kkkkkk
-
Essa banca é diferentona vúh...
-
opinião alheia = opinião dos outros, e não opinião desconhecida.
-
Era uma vez a Cespe, que todos temiam, mas essa FGV, só Deus na causa!!
-
FGV sendo pior que CESPE.
-
Desejo de conhecer só está em maiúscula porque é título, não precisa tecer pensamentos complexos sobre essa questão
-
SAUDADES CESPE!
A frase acima com letras maiúsculas é para marcar algo que deve ter atenção maior de quem me lê!
Brincadeiras a parte... Letra maiúscula em títulos não é, também para chamar a atenção do leitor??
-
Nunca mais eu reclamo do cespe...
-
Sobre a questão do alheio: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/alheio/
A primeira definição do dicionário é a seguinte: 1 Que é de outrem: “– Bom, bom, filha! não digas mal da vida alheia!” (AA1).
Como o texto não era de autoria própria... Tá aí o erro (ou, no caso, o acerto) da D, já que se pedia a inadequada.
-
Grande Olavo... Excelentíssimo professor!
-
indiquem todas as questoes de português da fgv para comentário, por favor. Vamos nos ajudar
-
Depois de ler todos os comentários, passei a focar na assertiva A, pois ela traz o título do texto em letras maiúsculas o que não é aconselhável usar quando se quer chamar a atenção de alguém.
Há várias formas de se chamar atenção de alguém, por exemplo, usando os parênteses. Só se faz uso, segundo alguns autores, de letras maiúsculas em toda a palavra quando se quer gritar com algúem o que não é culto.
-
O título não pode ser com todos os caracteres maiúsculos
-
Luca Monteiro,
Acho até que a escolha do texto foi bem reflexiva, pois a ascenção deste "professor" deve-se justamente ao fato de o brasileiro ter horror ao conhecimento. Na fala dele próprio está a explicação de o brasileiro aceitá-lo como um sábio, veja: "De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia".
Talvez a banca tenha, propositalmente, exposto este texto com intuito de alertar às pessoas e chamar a atenção para estas nuances.
Me desculpem, é só um desabafo pelo triste momento que estamos vivendo neste país.
-
Divisão em parágrafos: marcação de mudança de foco sobre o tema tratado.
Marquei essa :( , por que não mudou o foco do texto, permanece o mesmo foco, o mesmo tema tratado.
FGV é brabo mesmo hein!
-
O autor desse texto acredita que a terra não é redonda
-
Não entendi o porquê do travessão duas vezes se na verdade é um aposto explicativo e deveria estar com indicação de vírgula antes e depois...
-
INDEPENDENTEMENTE DO TÍTULO ESTÁ ESCRITO EM LETRAS MAIÚSCULAS, HÁ DE SER SEMPRE OBSERVADO. RESPOSTA !!! (A)
-
Eu interpretei da seguinte maneira: a banca não queria indicar uma forma errada, mas uma justificação errada de algum item do texto.
a) Utilização de letras maiúsculas em DESEJO DE CONHECER: marcação de algo a que o leitor deve dar atenção.
Pra mim, o título do texto estar em maiúscula ou em minúscula é indiferente. Vamos supor que sejamos um escritor com o vício de escrever todos os títulos em maiúsculas. Será que queremos chamar a atenção do leitor ou será apenas um desvio de escrita nosso?
Como não é possível saber isso, marquei que a justificação de chamar atenção estava errada. Nas demais alternativas, todas as justificações estão corretas.
-
Luca Monteiro,
"De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia." (fragmento adaptado)
Não aprendeu nada lendo o texto? Bons estudos.
-
Minha dúvida ficou entre a A e E, achei a seguinte informação sobre os parágrafos de um texto:
Um parágrafo é o conjunto de um ou mais períodos frásicos cujas orações se prendem pelo mesmo grupo de ideias e centro de interesse. Assim, um parágrafo é uma unidade de sentido, inserida num todo textual coeso. ()
Assim, verifiquei estar correta a afirmativa da E, já a A entendi que as letras maiúsculas foram utilizadas para diferenciar o título e não para dar atenção como afirmado. Acho que é isso!
-
Não deixa de ser engraçado ler um texto do "profeçor" olavo...rsrsrsrs
-
A mudança de foco acredito estar no fato do desejo pelo conhecimento do primeiro parágrafo referir-se as pessoas de uma forma geral e no segundo aos brasileiros de forma específica, portanto, mudou o foco e não a temática. Olhe demorei a entender, porém, não marcaria a Letra A..
-
@Luca Monteiro Ridículo é você fazer esse comentário unútil em quase todas as questões desse texto simplesmente com a finalidade de afirmar uma posição ideológica.
-
-
Autoria alheia? porr@, logo a frente ele cita o livro de aristóteles. Ainda tenho que ler Olavo de Caravalho..ah vai tomanocu.
-
O título não precisa de caixa alta para ter destaque, pois por si só já e destacado.
Se fosse outra frase ou palavra em caixa alta no meio do texto aí sim seria o tal destaque que ele fala. Por isso, letra A errada.Logo, o gabarito.
-
Cada banca com suas especificidades, eu quando estudo CESPE e vou pra FGV, fico doidinha e da mesma forma quando estou na FGV e vou para o CESPE. Isso dá nó no cérebro!!!!!
-
Letra A: Por se tratar de um título , que já vem isolado, separado e destacado não há necessidade de letras maiusculas para o destaque.