-
Gabarito: letra E.
A opinião de Aristóteles até é contraditada no início do texto ("Quando li pela primeira vez essa sentença [...] ela me pareceu um grosso exagero"). Entretanto, no primeiro período do 2º parágrafo o autor concorda com Aristóteles (...para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral).
-
O autor do texto faz justamente o contrário, a despeito de contraditar no começo (como citado pelos colegas).
Gabarito E
-
A partir do momento que o autor afirma, no final do texto, que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, a alternativa E já poderia ser marcada.
-
Quando leio "Aristóteles" kkkkkkkkkkkk
só lembro do MPU --------chorandokkkk
-
Gabarito E
Contraditar - contradizer, contestar, contrapor, contrariar, denegar, desmentir, impugnar, negar, refutar, responder.
Acinte - advérbio
de forma intencional, de propósito, de modo provocador.
-
Em qual parte do texto traz autoridade ao tema tratado?
-
A alternativa C está correta? Se o autor do texto concorda com a frase de Aristóteles devido a experiencias de vida dele na Europa como pode ficar só no plano intelectual?
Alguém explica?
-
fala sério...
-
e esse tema não vai ser desenvolvido no texto????????? ham?
-
É pelo fato de estar entre aspas e ser uma frase de Aristóteles que a alternativa A está correta?
-
Questão estranha.
"Aportam uma opinião que é contraditada pelo autor do texto."
O fato de ele ter concordado com o Aristóteles no segundo parágrafo, não nega o fato de ele ter contraditado a opinião de Aristóteles no início do texto. Uma coisa não anula a outra, achei estranha essa questão.
-
Questão estranha.
"Aportam uma opinião que é contraditada pelo autor do texto."
O fato de ele ter concordado com o Aristóteles no segundo parágrafo, não nega o fato de ele ter contraditado a opinião de Aristóteles no início do texto. Uma coisa não anula a outra, achei estranha essa questão.
-
Achei que a discussão estava no plano cultural, e não no intelectual, como sugere a alternativa "c" sei lá, devo ter viajado...
-
Aportam uma opinião que é contraditada pelo autor do texto.
>>> Pegadinha da banca.
Essa questão estabelece:
termos de coesão
tem uma especificação e segue uma generalização.
>>> Se vc especificou não poderá generalizar:
Ex.
" É natural no ser humano o desejo de conhecer.”
(sentido generalizado).
Aristóteles se referia à
natureza humana em geral e não a cabeça dos brasileiros ". ( sentido específico).
-
Concursando, não. A letra A está correta pois se fosse o zé ali da esquina que vende cerveja dizendo isso ninguém ia botar fé. Mas como é Aristóteles, claro que é verdade né.
Imagina se em vez de "Metafisica, de Aristoteles" ele colocasse "o zé da esquina que me falou". Ta né?? mas eai?? quem é ele pra falar isso?
-
Realmente que texto tosco.
o auto se utiliza de varios vocabulos chulos.
-
Peçam o comentário de algum professor, pq não entendi necas de nada dessa questão.
O pior tbm é que quase nenhum professor quer comentar as questões da FGV
-
A letra E é a mais correta, por ser falsa. Nas demais alternativas, todas são verdadeiras e o comando da questão queria a falsa.
O autor do texto não quis contraditar a opinião de Aristóteles. No início do texto, o Olavo achava que era falsa a afirmação de Aristóteles, mas, no final, mostrou que poderia ser verdadeira (já que em outros países as pessoas buscavam o conhecimento). Em nenhum momento Olavo contraditou a palavra do mestre grego.
E o que a afirmativa "E" prescrevia? Justamente essa falsa afirmação de que Olavo teria contraditado as palavras de Aristóteles.
-
A FGV bajulou o Olavo Repetente de Carvalho kkkkk não quer perder o ENEM... CANALHAS!
-
Gabarito: E
"Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros. De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento. "
Não houve uma contradição, por parte do autor, e sim ele entendeu que o Aristóteles generalizou o assunto abordado no texto.
-
Também fiquei em dúvida com relação à alternativa "D", pois, de fato, parece que o autor desenvolve o tema com base na ideia de Aristóteles.
Contudo, se reparar bem, o autor apenas discorda da ideia de Aristóteles pois, ainda que nas andanças dele ele tenha conhecido pessoas dispostas ao conhecimento, seus conterrâneos e familiares (que, suponho, sejam seres humanos) não tem a mesma propensão, o que, ainda assim, destoa da ideia do grego.
-
LETRA E
Está certa, visto que o examinador extrapolou a interpretação do texto. Em nenhum trecho do texto é possível verificar que o autor é contrário a ideia do filósofo e na conclusão do texto ele expõe uma melhor compreensão e mudança de julgamento a respeito do referido pensamento de Aristóteles.
-
Que loucura ...
Sobre o conteúdo da frase de Aristóteles, no texto, assinale a afirmativa correta.
A É contrariado pela visão do autor sobre o brasileiro.
-
Gabarito: Letra E.
Como a questão solicita aquilo que divergem das palavras de Aristóteles, na alternativa E temos uma extrapolação.
Por quê? Ora, a "fala de Aristóteles" não é contraditada pelo autor. Pelo contrário, o trecho "Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros." nos permite inferir que o autor "compreende" o que o filósofo quis dizer.
__
Sigamos!