SóProvas


ID
2778457
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1.

DESEJO DE CONHECER

“É natural no ser humano o desejo de conhecer.” Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero. Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que, se soubessem um pouco mais a respeito, suas opiniões seriam melhores.

Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros. De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia. (fragmento adaptado)

Olavo de Carvalho, Diário do Comércio, 10/01/2011.

Os argumentos apresentados pelo autor do texto se apoiam

Alternativas
Comentários
  • GAB: B - Na própria experiência de vida. "Precisei viajar um bocado pelo mundo"...

  • GABARITO B 

     

     

    Várias partes do texto mostram a experiência de vida, vejam: 

     

    “É natural no ser humano o desejo de conhecer.” Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero. Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que, se soubessem um pouco mais a respeito, suas opiniões seriam melhores.

     

    Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros. De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia. (fragmento adaptado)

  • LETRA B



    Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma.

  • Desde quando Olavo de Carvalho tem algum estudo sobre filosofia?

  • O autor precisou viver para entender que É natural no ser humano o desejo de conhecer a qual Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros.


    Letra B

  • Nossa, a FGV ta de mais. Sou muito bom em português e é inadimissível uma banca cobrar questões consideradas irrespondíveis. Passível de anulamento

  • Caro, Amigo Pedro Paulo 

    sinto muito dizer, mas a FGV descontruiu seu pensamento rsrs...reveja-o

  • “Precisei viajar pelo mundo...”
  • Acertei essa daí só pensando que o "grandioso" Ovalo de Carlhavo (com minha licença poética) não tem base nenhuma para os seus "conhecimentos", propaga ideias de uma ignorância e um anticientificismo tão grotesco que só poderia tentar justificar com "experiência própria" mesmo... Afinal, viajou um bocado pelo mundo... Viajou na maionese, isso sim...

  • Como sói acontecer, Olavo Repetente de Carvalho apoia-se exclusivamente em suas próprias opiniões idiossincráticas para propor suas teses esdrúxulas. Viva Paulo Freire!
  • até que enfim começou a ficar normal kk. as questões anteriores tavam pesadas demais

  • Vamos empurrar o palito na banca meu povo!!!

  • Esse trecho deixa claro que é com base em sua experiência de vida.

    "Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos..."