SóProvas


ID
2778463
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1.

DESEJO DE CONHECER

“É natural no ser humano o desejo de conhecer.” Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero. Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que, se soubessem um pouco mais a respeito, suas opiniões seriam melhores.

Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros. De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia. (fragmento adaptado)

Olavo de Carvalho, Diário do Comércio, 10/01/2011.

Sobre o conteúdo da frase de Aristóteles, no texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    a) É contrariado pela visão do autor sobre o brasileiro.

    Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros.

  • Letra A mesmo.


    Para o Autor o pensamento de aristóteles: “É natural no ser humano o desejo de conhecer.”, não é uma realidade para o Brasileiro. Já que aqui ninguém deseja conhecer, segundo ele. Assim: "É contrariado pela visão do autor sobre o brasileiro."


    (Cara... que análise ruim do Olavo de Carvalho... que texto ruim.)

  • a) gabarito

    b) não traz problemas de entendimento

    c) não é exagerada

    d) não tem visão negativa

    e) não com os brasileiros e sim pelas viagens pelo mundo.

  • Texto horrível, como todos desse ser. Reduz os brasileiros ao nada. E ainda há muitos que aplaudem qualquer asneira dita por esse homem.

  • GAB: A


    Textos do "filosofo" Olavo de Carvalho são redundantes, não dizem nada. FGV, melhore!

  • Nem precisei ler o texto, só por saber quem é o falso filósofo Olavo de Carvalho deduzi qual a resposta. Que péssima escolha da FGV

    Gabarito: A

  • Gabarito: A

    Olavo de Carvalho, FGV? Pelo menos acertei! risos.

  • Olavo de Carvalho ...

    também esperava mais da FGV.

  • Não acho que Olavo de Carvalho esteja tão errado assim em sua visão sobre o brasileiro. Eu vejo muito isso nas ruas. Quando falamos sobre política , a pessoa diz, não gosto e nem quero saber. Se você quer explicar que por exemplo o vale transporte não é para o funcionário usar como quer , pois há uma lei que dispõe sobre o uso e estabelece as punições para o uso irregular, eles dizem : eu não concordo , eu pago 6% do meu salário, então ele é meu.

    Vejo o brasileiro como um metido a esperto sempre querendo tirar vantagem em tudo e no fundo não passa de um grande alienado. Não são todos que são assim, mas boa parte é.

  • fgv e Olavo combinam...

  • Só de conhecer o preconceito do autor já se deduz a resposta: vira-latismo.

  • "eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que, se soubessem um pouco mais a respeito, suas opiniões seriam melhores."

    Esse trecho resume bem os colegas que erraram a questão, e reclamam ao invés de se aprofundar mais no assunto. Bons estudos.

  • Eu tenho que aguentar textos de militantes da Folha de SP o tempo inteiro. Vocês podem aguentar um Olavo de vez em quando.

  • O complexo de vira-lata chega a latir nesse texto

  • que povo carente!!!! fica fazendo dos comentários -que deveriam ser algo construtivo para o aprendizado- um bate papo sem nenhuma relevância. TNC