SóProvas


ID
2778466
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1.

DESEJO DE CONHECER

“É natural no ser humano o desejo de conhecer.” Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero. Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que, se soubessem um pouco mais a respeito, suas opiniões seriam melhores.

Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros. De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia. (fragmento adaptado)

Olavo de Carvalho, Diário do Comércio, 10/01/2011.

“Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero.”

Essa opinião do autor do texto foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    b) apoiada na sua visão sobre o povo brasileiro.

    Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros.

  • GABARITO LETRA B. 

    De príncipio ele estava se referindo ao povo brasileiro.

  • gente, porque a alternativa E está errada? a opinião foi de fato apoiada pela visão do autor em relação aos brasileiros, mas depois a opinião de que a frase de aristoteles é um exagero foi negada pelas experiências de viagem dele. Pelo que entendi, o autor termina o texto concordando que "É natural no ser humano o desejo de conhecer.”...  , ou não?


  • Débora, vc usou a lógica para responder essa questão (o que as vezes funciona na FGV), mas perceba que não se trata de negação sobre o exagero das percepções do autor, e sim de um melhor entendimento sobre a frase de Aristóteles depois que o autor viajou e conheceu novas culturas. Quando ele leu a frase, há 40 anos, ele só pôde comparar com o que via a seu redor, que era o comportamento do povo brasileiro.

  • a letra A me deixou na dúvida pelo de ele ter tido sim o entendimento equivocado. ele se equivocou pq via só os brasileiros. enfim né.

  • Fiquei entre a (B) e a (E), adivinha qual marquei.


    Considerei que a visão do autor era apoiada na sua "vivência".


    Às vezes a resposta é mais simples do que pensamos, segue o jogo!

  • Banca ridícula. Não avalia o conhecimentos do candidato. Na verdade é uma roleta russa à sorte

  • gab. B)

    Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma. (POVO BRASILEIRO).

  • devee ter alguns outros energumenos na familia.

  • Gab. B

     

    Também achei a E certa!

     

    Massss acredito que a "E" esteja levemente errada porque o autor (aff) não negou a ideia principal.

    Ele confirmou que estava era "entendendo errado" o pensamento de Aristoteles. 

    "...para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros"

    ]

    #drogas

  • Banca desgraçada

  • Gabarito: A

    Errei, porque marquei a E.

    E - Negada por suas vivências de viagens.

    Acredito que o erro dessa alternativa esteja na seguinte palavra do autor do texto: (...) ela me "PARECEU" um grosso exagero.

    Não houve exatamente uma negação.

    Ele apenas reviu.

  • “Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero.”

    Essa opinião do autor do texto foi

    a banca FGV é terrível msm, coloca esta frase, mas pergunta a opinião do "texto". Assim desta forma se vc somente ler a frase achando a vai ajudar, não ajuda em nada.

    pois na vdd a resposta esta na frase:Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros.

    AFF

  • A) Primeiramente, a OPINIÃO do autor (PRESTE ATENÇÃO AO ENUNCIADO) na sentença foi o "me pareceu grosso exagero". Opinião é pessoal. Ele pode ter se equivocado, mas está mais certo dele ter soltado que algo era "grosso exagero" porque ele teve um pensamento equivocado (um pensamento errado sobre a frase de Aristóteles no âmbito geral) ou porque ele ligou a sentença "É natural no ser humano o desejo de conhecer” somente aos brasileiros?

    Ele entendeu certo, porém, estava aplicando somente ao povo brasileiro. Ele entendeu que é natural do ser humano o desejo de conhecer, mas ele estava apenas restringindo o ser humano ao povo brasileiro. A ideia, ele entendeu.

    B) Seu pensamento: Ora, é um grosso exagero Aristóteles dizer que o ser humano tem o desejo de conhecer. Afinal, por toda parte onde EU olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que, se soubessem um pouco mais a respeito, suas opiniões seriam melhores.

    C) O autor fala da experiência de viagem, mas não tem ligação sua experiência com a sua opinião: grosso exagero.

    D) Opinião acerca dos brasileiros.

    E) O autor não nega suas experiências, pelo contrário. Ele dá teor positivo, pois é somente com essas experiências que ele foi finalmente entender o verdadeiro sentido da sentença do filósofo. Porém, essa não é a razão dele ter dito que algo era grosso exagero.

  • Gabarito B.

    Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros. 

  • OLAVO TEM RAZÃO!!!!!!!!!!!!!!!!

  • EU TAMBÉM FIQUEI NA DUVIDA ,MAS RESOLVI ,

    PQ NO ENUNCIADO DA QUESTÃO TEM A PALAVRA ( FOI ) PASSADO

    A ALTERNATIVA ( E ) ELE DESCOBRE DEPOIS QUE SAI DO BRASIL.

    FIZ ASSIM,POREM SE TIVER ERRADO ME AVIZEM .

    QUERO APRENDER TBM.

  • engraçado depois que sai o gabarito, mts concordam, acham justificativa plausivel . "ain é isso mesmo" , com isso a banca segui fazendo questões subjetivas e de duplo gabarito ..

  • Eu acredito que a letra E extrapole um pouco, em nenhum momento a opnião foi NEGADA e sim compreendida.

  • finalmente entendi. jurava que era letra A! mas ele não entendeu errado. ele entendeu certo, só aplicou a frase de maneira errada, com base na sua vivência apenas no brasil. assim que conheceu outras culturas, entendeu como aplicar a frase

  • Quem faz prova da FGV e joga em jogos de sorte estão no mesmo barco.

    Diferenciam-se pelo fato de ter possibilidades de ganhar nos jogos.