SóProvas


ID
2778481
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1.

DESEJO DE CONHECER

“É natural no ser humano o desejo de conhecer.” Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero. Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que, se soubessem um pouco mais a respeito, suas opiniões seriam melhores.

Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros. De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia. (fragmento adaptado)

Olavo de Carvalho, Diário do Comércio, 10/01/2011.

“Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros.”

Essa afirmação do texto traz implícita a informação objetiva de que

Alternativas
Comentários
  • F G V

  • Eu achei que seria a letra D por causa deste fragmento do texto:

    "desprezo humano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia"

     

    Mas vida que segue...

    Quem conseguir ver a resposta no texto por favor comentar pois estou procurando até agora e não consigo enxergar.

  • “É natural no ser humano o desejo de conhecer." .... "– eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima algum"

    Primeiramente ,ao olhar ao seu redor, o autor contesta essa frase de Aristóteles, pois ninguém ao seu redor manifestava desejo de conhecer e de aprender coisas novas.

    "Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros. De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento,..."

    O autor conclui, após suas viagens, que em geral as pessoas buscam o conhecimento, com exceção dos brasileiros, que para o autor, manifestam, por ele (conhecimento) desprezo.

    Resposta: Letra e)

  • Acertei, respondi a E.

     

    Mas a D me deixou muito em dúvida.

     

    Distinto pode significar diferente... assim como pode significar "Que incita respeito; digno de respeito; ilustre"

     

    Por ter duplo sentido não escolhi essa alternativa mas.... isso poderia ser questionado? se alguém desejasse entrar com recurso?

     

    Porque, no fim das contas, de acordo com o texto, os valores brasileiros seriam mesmo diferentes dos do resto do mundo... correto?

  • nossa, muito subjetivo e nada objetivo. fiquei mesmo entre a C e a E. marquei a C, mas a correta é a letra E.

    confundi...

  • Péssima questão.

    Gab.E

  • Caraca, como assim E ???

  • Traduzindo a frase:

     

    Aristoteles só pode estar falando do ser humando de forma geral/genérica, por que se ele conhecesse o brasileiro, jamais escreveria esta frase ( “É natural no ser humano o desejo de conhecer.")!

     

    Ou seja, brasileiro não tem o desejo de conhecer (não valoriza o conhecimento/a cultura). E ao viajar, o autor percebeu que os outros povos valorizam o conhecimento/cultura. 

    De forma geral, o ser humano gosta do conhecimento/cultura, mas o brasileiro não! e) outros povos valorizam mais a cultura. CERTA.

     

    A alternativa que traz implícita a informação objetiva é só a letra e), mas de forma implícita só que subjetiva (pois não é o principal objetivo mas sim "consequências") podemos apontar primeiramente a letra d) e depois tanto a letra a) quanto a letra b). A única que de fato está completamente errada é a letra c), as outras podemos depreender do texto!

     

     

     

     

     

     

     

     

  • A última opção qu colocaria seria E....

    Vá entender....

  • “Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros.”

     

    GABARITO E) outros povos valorizam mais a cultura.

     

    IMPLICITAMENTE O QUE O TEXTO NOS MOSTRA É A IDEIA DE QUE : " O POVO BRASILEIRO NÃO SE INTERESSA MUITO EM CONHECER (pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma) , MAS EM SE TRATANDO DO SERES HUMANOS EM GERAL , EXISTEM PESSOAS INTERESSADAS". 

  • outras bancas valorizam mais o candidato que estuda.

     

    FGV e português não combinam rsrs

  • Gabarito E


    Fiquei em dúvida na D, mas analisando o texto e conhecendo um pouco sobre o autor, concluí que ele acha o brasileiro desinteressado. E não se pode afirmar que "a cultura brasileira se apoia em valores distintos." pois o texto passa que a cultura brasileira não se apoia em nada, não tem valores bons.

  • “É natural no ser humano o desejo de conhecer.” (...) Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros.

    A opinião de Aristóteles,  alcança outros povos, sem mencionar amplitude do conhecimento.

    O critério aplicado define que o conhecimento amplo refere a ideia de mundo, ou seja, outros povos detem conhecimento,(...) Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral(...).

    Todavia, não há critério  comparativo que possa definir se os outros povos valorizam mais a cultura que os brasileiros.

    Questão D não pode ser considerada totalmente correta, pois trás uma afirmação insustentável e inexistente no texto.

    É possível extrair que o autor somente pode confirmar ideia de Aristóteles, após visitar outros mundos, o que demonstra que tanto os brasileiros quantos outros povos aderem a mesma cultura. 

    questão apresentada pela resposta C

     

     

  • P/ responder à esta questão, é necessário ler todo o texto e não somente a parte destacada no comando da mesma.

    FGV muda a regra universal p/ responder questões (q é olhar só a frase do comando) pra gente levar ferro! Bom demais... :/

    Obrigada. De nada.

  • concordo com Vini Go.

  • Só acertei a questão por que sei que realmente os brasileiros não valorizam a própria cultura e outros povos valorizam mais as suas que nós as nossas. Tá ai o Brasil Americanizado.

  • Para mim, letra A. “Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta...".

    Gabarito correto: E

  • Fiquei confuso, pois o enunciado pede uma informação objetiva implícita, todavia o gabarito é "outros povos valorizam mais a cultura", que é uma conclusão subjetiva. Enfim, bola para frente.

  • Olavo de Carvalho em concurso. Sujeito que sempre criticou o servidor público. Ridículo

  • No texto é dito que "De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento, "

    Isso sugere que os brasileiros desprezavam o conhecimento.

    "Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral"

    O autor ao viajar verificou que outros povos valorizam o conhecimento, fazendo que o pensamento de Aristóteles fosse verdadeiro.

    A conclusão é que outros povos valorizam mais a cultura do que o brasileiro.

  • Hahahahahah olha a galera sangrando por causa do Olavo de Carvalho e se esquecendo do principal. Fanatismo!

  • Indiquem para comentário, por favor.

  • A letra D é bastante questionável, visto que, se o brasileiro não valoriza a cultura (Letra E), então ele se apoia em valores distintos.

    -

    Questionável.

  • A letra D é bastante questionável, visto que, se o brasileiro não valoriza a cultura (Letra E), então ele se apoia em valores distintos.

    -

    Questionável.

  • Se a letra E fosse:" outros povos valorizam mais o conhecimento", eu a aceitaria como correta.

  • O termo "cultura" nas alternativas está totalmente equivocado do ponto de vista antropológico. Deveria ser, ao invés desse termo, "conhecimento formal", ou algo mais no sentido de "conhecimento oficial", já que todos os povos possuem culturas diferentes, mesmo os indígenas. Mas natural demais um seguidor de olavo achar que a cultura ocidental judaico-cristã é superior.

  • Acho que "cultura" se refere ao conhecimento abrangente. Tipo, quando se vê alguem que lê muito, voce diz: nossa essa pessoa tem cultura. Quando alguém tem cultura, quer dizer q essa pessoa tem conhecimento.

    Mas forçação de barra lindaaaa

  • olhem essa pergunta aqui pra reforçar o que eu disse abaixo:

    https://brainly.com.br/tarefa/7428709

  • culturas distintas,não... vejamos; jeitinho brasileiro, cultura bastante enraizada do Oiapoque ao chui.

  • Creio que o examinador tomou Coca com feto abortado, pois não deu atenção ao glorioso "professor" olavo.

  • Como é possível afirmar que brasileiro não valoriza cultura??

    A Que cultura (e a Qual cultura) refere-se a questão?

    Cultura é um conceito aberto: samba, oralidade e telenovela podem compor (entre dezenas de outros aspectos) a cultura cotidiana do brasileiro.

    A banca pecou pela generalidade.

    Seria mais assertiva se tornasse evidente, por exemplo, a referência à cultura de intensa leitura de livros: esta sim, é deficitária entre os brasileiros

  • Cultura, para mim, não é sinônimo de conhecimento. Engloba N coisas. A arte é um exemplo de cultura e nem sempre demanda conhecimento. Enfim, complicado.

    Apostei mais na "D", porque valores (títulos etc. em detrimento de conhecimento) foi a demanda do contexto.

  • Acho que compreendi.

    Vejamos o enunciado: Essa afirmação do texto traz implícita a informação objetiva de que:

    a questão nos pede o que é afirmado. De cara temos que excluir a alternativa "D" , porque ela é a negação implícita da afirmação feita na primeira parte. Somente a primeira parte fala de afirmação, sendo que a segunda traz a conjunção "e" (com valor de oposição "mas") para dar uma negação.

    Olhe só o texto reduzido em uma fórmula matemática:

    Se refere à____, e NÃO à

    A - Errada. Motivo: Extrapolação. Isso é opinião comum de boteco de esquina depois de ter bebido um corote.

    B - Errada. Motivo: Muito pelo contrário. Depois de viajar um bocado, a criatura percebeu que Ari tem muita razão.

    C - Errada. Se tem uma coisa que não somos é semelhante a ninguém. A parte do texto em destaque só faltou pedir para a Nasa estudar nosso comportamento medíocre. (exceto dos concurseiros)

    D - Errada. Essa afirmação não está errada. Isso está implícito no texto, mas não é o que o enunciado pede.

    E - Demônio de Gabarito.

    Claro que errei quando fiz. Só entendi depois que morri de ódio.

  • Conhecimento = Cultura? é isso que a banca quer nos mostrar. Em nenhuma parte do texto há a menção do termo cultura.

  • é facil justificar o gabarito depois que v a resposta..

  • Acho pesado a FGV dizer que Brasileiro não valoriza a cultura, fazer o quê?

  • Letra D????????????////

    "desprezo humano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia"

    Ou seja, a cultura brasileira possui valores distintos das demais.

    Se a letra E é gabarito, letra D tmb é;

  • e eu que aprendi que nao existe povo sem cultura, que a cultura ainda que seja negativa aos olhos de um, continua sendo cultura daquele povo... pois é, nao é assim que esse maconhado desse examinador pensa....

  • O mais curioso nesta afirmação é que o camarada precisou viajar o mundo para perceber que um filósofo grego do séc. IV a.C não estava se referindo aos brasileiros.

    Eu, preso e imóvel nesta cadeira pequena e desconfortável, às 4h20 da madrugada, tenho certeza de que Aristóteles não se referia a nós, brasileiros...