-
Segundo Araújo (1998,p.35), a auditoria operacional consiste em revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores públicos e privados, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais.Dai, entende-se que a Auditoria Operacional é o processo de avaliação do desempenho real, em confronto com o esperado, o que leva, inevitavelmente, à apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e a aumentar o êxito dos negócios empresariais.
Outros especialistas conceituam também a Auditoria Operacional como Auditoria de Gestão, Auditoria de Otimização de Recursos, Auditoria de Resultados, por esta representar o exame dos três “Es”: Economicidade, Eficácia e Eficiência.
Independente da classificação utilizada, a Auditoria Operacional, por compreender o exame da estrutura da organização, dos sistemas de controle, dos meios operacionais e do uso dos recursos físicos e humanos, tem por fim auxiliar a gerência a estabelecer a adequada gestão dos processos operacionais das empresas.
A auditoria operacional pode ser desenvolvida tanto pela auditoria externa ou pela auditoria interna, mas, por ser necessária uma aplicação de caráter permanente, aplica-se mais ao perfil de auditoria interna.
Fonte: Portal de Auditoria
-
Auditoria Operacional- Finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade.
-
b.
Auditoria operacional - Recursos humanos, financeiros e tecnológicos.
-
Amigos, quando se falar nos 3 “Es”: economicidade, eficácia e eficiência, a classificação será auditoria operacional. Veja o enunciado e compare com a classificação de autoria operacional: eficácia dos resultados de uma entidade em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, assim como a economia e a eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos. Poderia surgir dúvidas quanto a letra A, porém esta é uma classificação da Auditoria de Regularidade adotada pelo TCU, que objetiva examinar a legalidade e legitimidade dos atos de gestão.
Gabarito: alternativa B.
-
Amigos, quando se falar nos “Es” da administração: economicidade, eficácia, eficiência e efetividade, a classificação será auditoria operacional. Veja o enunciado e compare com a classificação de autoria operacional: eficácia dos resultados de uma entidade em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, assim como a economia e a eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos. Poderia surgir dúvidas quanto a letra A, pois, segundo o Manual de Auditoria do TCE RJ, a auditoria de conformidade também examina o aspecto de economicidade. Porém, como se está analisando também a eficácia, bem como a eficiência, trata-se da Auditoria Operacional.
Gabarito: alternativa B.
-
Existem algumas palavras-chaves para diferenciar os tipos de auditoria, não falarei sobre todos os tipos mas espero que ajude mesmo assim
Auditoria Contábil: OPINAR SE OS REGISTROS CONTÁBEIS ESTÃO EM CONFORMIDADE COM A ESTRUTURA DE RELATÓRIO APLICÁVEL.
Auditoria Operacional: EMITIR UMA OPINIÃO SOBRE A GESTÃO QUANTO AOS ASPECTOS DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E ECONOMICIDADE. (Além disso essa auditoria possui como objetivo aprimorar a gestão, atestar o desempenho e avaliar aspectos operacionais)
Auditoria de Gestão: CERTIFICAR A REGULARIDADE DAS CONTAS...A PROBIDADE NA APLICAÇÃO DOS DINHEIROS PÚBLICOS.
Auditoria de Acompanhamento: ATUAR EM TEMPO REAL SOBREOS ATOS DE GESTÃO.
Reposta da questão: A alternativa fala sobre "eficiência", "eficácia" e "economicidade". Observe que a única auditoria que possui essas três palavras é a auditoria OPERACIONAL
Fonte: Estratégia Concursos, professores: Guilherme Sant Anna, Tonyvan de Carvalho Oliveira
-
O enunciado falou em avaliar eficácia, economicidade e eficiência. Portanto, só pode ser auditoria operacional!
Resposta: B
-
Falou em um dos 6 E's falou de auditoria operacional