-
( ) A base monetária se expande quando o Banco Central compra títulos públicos. CERTO
Obs: mais dinheiro em poder do público, aumenta o PMPP
( ) A base monetária se contrai quando o Banco Central recebe o pagamento de empréstimos, que foram previamente concedidos ao Tesouro Nacional. CERTO
Obs: menos dinheiro em poder do público, diminui o PMPP
( ) A obtenção de um superávit fiscal reduz a base monetária e os meios de pagamento CERTO
Obs: um superávit fiscal - em regra - resulta em mais dinheiro em poder do Estado (nem sempre isso ocorre, mas foi o que a banca considerou)
“Quem quiser ser o primeiro aprenda, primeiro, a servir o seu irmão” Mateus 20:26
-
Acredito que na 3a afirmativa, a obtenção de superávit fiscal está relacionada com a redução dos gastos públicos, que leva a diminuição dos meios de pagamento em circulação.
-
Pessoal, em relação à 2° afirmativa, o BACEN não seria proibido de emprestar dinheiro para o Tesouro? Pensei que isso tornasse a afirmativa falsa.
Não sou da área e ainda estou iniciando na disciplina, agradeço se alguém puder me ajudar com essa.
Bons estudos!
-
I – Correto. De fato, quando compra títulos públicos, o Banco Central “drena” títulos do mercado e, em troca, lança moeda nele.
Neste caso, ele está elevando a base monetária (seu passivo monetário) com aumento do seu ativo.
II – Correto. Já quando recebe pagamento de empréstimo, está ocorrendo o oposto: o balanço do Banco Central contrai. Do lado do ativo, deixou de ter o direito ao crédito, enquanto do lado do passivo monetário houve redução, ou seja, contração da base monetária.
III – Correto. Por fim, com o mesmo raciocínio, concluímos que a última afirmação está também correta. Como o Tesouro mantém seus recursos depositados no BC, um superávit fiscal (quando o governo arrecada mais do que gasta) faz com que este depósito no BC aumente, de maneira que reduz o recurso com poder de multiplicação na economia, já que o papel moeda em poder do público e/ou as reservas dos bancos comerciais caem.
Resposta: A