- ID
- 2778724
- Banca
- FGV
- Órgão
- AL-RO
- Ano
- 2018
- Provas
-
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Banco de Dados
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Administração
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Arquitetura
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Arquivologia
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Assistência Social
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Biblioteconomia
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Contabilidade
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Economia
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Engenharia Civil
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Engenharia de Segurança do Trabalho
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Engenharia Elétrica
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Engenharia Mecânica
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Estatística
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Infraestrutura de Redes e Comunicação
- FGV - 2018 - AL-RO - Analista
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Texto 1.
Observação
Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de observar detalhadamente o que nos cerca. Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para nos proteger do excesso, aprendemos a não perceber o que está em volta, aprendemos a nos proteger. Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva. Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de “ver sem olhar”. Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de propaganda.
Isso nos tem levado à autoproteção ou a uma atitude passiva, já que não é preciso fazer nenhum esforço, pois a propaganda e as imagens se encarregam de nos invadir.
Entretanto, para apreciar a arte e saber ler imagens, uma primeira habilidade que precisamos renovar, estimular e desenvolver é a observação. Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa, voluntária: observo o que quero, porque quero, como quero, da forma que quero, quando quero observar.
Se pedirmos a um amigo que descreva alguém, ele pode dizer genericamente: alto, magro, de meia-idade: ou então ser bem específico: tem aproximadamente 1 metro e oitenta, é magro, está vestido com uma calça azul, camisa branca, tênis, jaqueta de couro marrom, tem cabelos escuros, encaracolados, curtos, olhos azuis, usa costeletas, tem um sinal escuro do lado direito do rosto e cerca de 40 anos.
Essa segunda descrição é mais detalhada e demonstra mais observação. Naturalmente, se eu estiver procurando tal pessoa, a partir dessa descrição detalhada, posso encontrá-la com mais facilidade.
OLIVEIRA, J. e GARCEZ, L. Explicando a Arte. Ed. Nova Fronteira. 2001.
Uma das classes de palavras mais frequentes em descrições é a dos adjetivos que podem indicar estados, características, qualidades ou relações.
Os adjetivos predominantes nos segmentos descritivos são os indicadores de