SóProvas


ID
2779069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base no disposto na legislação administrativa, julgue o item a seguir.


A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura ética.

Alternativas
Comentários
  • Certo 

     

    A única punição aplicada pela comissão de ética é de CENSURA 

  • GAB:C

    O Decreto 1.171/1994 prevê apenas a sanção de censura ética para o servidor que cometer algum tipo de desvio de conduta ética. Tal sanção será aplicada pela própria comissão de ética, conforme parecer assinado por todos os membros, com ciência do faltoso.

     

    (Código de Ética dos Servidores Federais, XXII).

  • Gabarito: Certo

    C
    omissão de Ética - Censura

  • DECRETO 1.171/1994

    Art. 3 XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.  (LEMBRE QUE A CENSURA É A ÚNICA PUNIÇÃO APLICADA)

  •  Censura ÉTICA. Esse "ética" me fez errar. 

  • Gabarito: Certo

     

     

    Comentário do Prof. Herbert Almeida, do Estratégia Concursos:

     

    O Decreto 1.171/1994 prevê apenas a sanção de censura ética para o servidor que cometer algum tipo de desvio de conduta ética. Tal sanção será aplicada pela própria comissão de ética, conforme parecer assinado por todos os membros, com ciência do faltoso (Código de Ética dos Servidores Federais, XXII).

     

     

    Decreto Nº 1.171/1994

     

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Ficou tão manjado esse tipo de questão que agora resolveram colocar um censura ética ao invés de alguma outra punição! 

     

  • Pra quê tanta "ética" nessa frase? 

  • A única pena aplicada pela comissão de ética é a: CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA, CENSURA.....CENSURA....

  • A gente esta careca de saber que a única pena aplicada pela comissão de ética é a: CENSURA, mas quando vimos escrito CENSURA ÉTICA. Aí, paramos e pesamos, será que o Cesp não esta nos trolando? kkk

  • Gabarito Atualizado Errado.

     

    Justificativa da banca.

    A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura, não a censura ética.

     

     

    DECRETO 1171

     

                                                                                                CAPÍTULO II

                                                                                 DAS COMISSÕES DE ÉTICA

     

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Errei por causa da censura ética , mas está certo 

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

     

     

     

  • Aquela questão que você responde tremendo. 

  • ...CENSURA ÉTICA.......

    > po ta certinha....
    >...vix é pegadinha, ta errada.

    Me lasquei !

  • Gabarito: "Certo"

     

    Isso mesmo!!!

     

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do falto

  • CERTO

     

    É a única sanção/punição que pode ser aplicada pela comissão ética ao servidor. Porém, nada obsta que ele responda concomitantemente a um processo administrativo disciplinar, caso em que serão aplicadas outras sanções previstas em lei. 

  • O Cespe colocou hoje o gabarito definitivo pra essa questão como ERRADO 

    Eu fiz essa prova coloquei como certa, fui verificar agora o gabarito e perdi ponto, só pode ter sido por causa da ultima palavra "ética"

    é a questão n° 45 de conhecimentos básicos nivel médio

  • kkkkk, a questão está errada!!!!!!! 

     

  • ta errada so por conta da palavra etica la no final? serio, cespe? te repreendo, themonia

  • Ross Concurseiro kkkkkkkkkkkkkk

  • Gabarito ERRADO. É isso mesmo?

    Qual o erro da questão, gente???

  • Sério que é por causa da ética depois de Censura que tta errado?

  • Valha !!!! É sério !!??? 

    Esse ética torna a questão errada ?????

    Como pode 80% colocarem como errada ????? 

    :(  :(  :(

  • Errei e saí correndo :| caí feito um patinho

  • A punição prevista para o servidor por desvio de conduta etica reconhecido por comissão de etica é a censura.

    A punição prevista para o servidor por desvio de conduta etica reconhecido por comissão de etica é a censura 

    A punição prevista para o servidor por desvio de conduta etica reconhecido por comissão de etica é a censura

    A punição prevista para o servidor por desvio de conduta etica reconhecido por comissão de etica é a censura 

    A punição prevista para o servidor por desvio de conduta etica reconhecido por comissão de etica é a censura 

    A punição prevista para o servidor por desvio de conduta etica reconhecido por comissão de etica é a censura 

    A punição prevista para o servidor por desvio de conduta etica reconhecido por comissão de etica é a censura 

  • Afinal, tá certo ou errado?

  • Já adianto a próxima pegadinha "safada" da banca:

    Prova PRF / CESPE / 2018/19

    A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura MORAL.

  • Galera. A Banca mudou o gabarito ! no provisório tinha dado a questão como CERTA. Porém, voltou atrás e no gabarito DEFINITIVO deu a questão como ERRADA. 

     

    Quer dizer, o cespe faz o peguinha e depois ele não sabe se da pra considerar certo ou errado! afiii

  • ERRADO



    Sim, está errado por causa do “ética” no final. É preciosismo? Pode ser. Mas como está escrito no Decreto? Ética.


    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de  censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.


  • Errado.

    Pegadinha na palavra "ética" depois da palavra censura.

  • Gabarito: ERRADO.

    "Censura ética não. O correto é CENSURA, ponto final.

  • Censura Ética — Comissão de Ética Pública     X    Censura - Comissão de Ética

    Censura Ética é diferente de Censura. Quem pode aplicar a Censura Ética é a Comissão de Ética Pública, que é diferente da comissão de ética tradicional dos orgãos públicos prevista no Decreto 1171 de 94.

    Errei essa questão. Vivendo e aprendendo com a CESPE...

     

  • Que banca suja, quase caio !

    GAb errado

  • GABARITO OFICIAL ERRADO, conforme o CESPE.

     

    Decreto Nº 1.171, de 22 de junho de 1994

     

    CAPÍTULO II


    Das Comissões de Ética

     

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

  • Pessoal...

     

    Pra começar, o processo de apuração de desvio ético não se confunde com o processo disciplinar.

     

    E, por último, a questão não disse que quem vai aplicar a punição será a Comissão de ética, mas que o tipo de desvio é reconhecido pela comissão.

     

    http://etica.planalto.gov.br/sistema-de-gestao-da-etica/precedentes-da-comissao-de-etica-publica/constitucionalidade-da-comissao-de-etica

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

    De qualquer forma, ter ciência de que a punição prevista é censura; caso caia nas próximas provas o termo "censura ética", considerar errado

  • Faltou ética nesta questão

  • Essa questão deveria ter sido anulada. Isso porque o fundamento consta no art. 17, inciso II da Exposição de Motivos n° 37/2000 que falava do Código de Conduta da Alta Administração Federal:

    "Art. 17.  A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:

            I - advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;

            II - censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.

            Parágrafo único.  As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela CEP, que, conforme o caso, poderá encaminhar sugestão de demissão à autoridade hierarquicamente superior."

     

    Detalhe que esse item não constava no conteúdo programático do edital, que só mencionava o item "3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações."

    No mínimo, desonesto por parte dessa banca...

  • "A censura ética fica registrada..." Material Estratégia.. Ia errar fácil na prova
  • Gente o erro está na palavra RECONHECER Correto seria CONHECER
  • O erro na minha opinião está somente na palvra( PUNIÇÃO) , que eu saiba é apenas censura. 

     

    Punição é dar suspensão etc... 

  •  Punir è censurar  o erro è a palavra RECINHECER. O certo è conhecer 

  • Sugiro que assistam o Webnário da prof. Katia Lima no you tube, ela é ótima.

    Comenta essa questão e outras.

  • selo cespe de qualidade

  • Galera, essa questão está CORRETA. 

    Comentário: o Decreto 1.171/1994 prevê apenas a sanção de censura ética para o servidor que cometer algum tipo de desvio de conduta ética. Tal sanção será aplicada pela própria comissão de ética, conforme parecer assinado por todos os membros, com ciência do faltoso (Código de Ética dos Servidores Federais, XXII). Fonte: Herbert Almeida. 

  • Em 29/09/2018, às 11:31:23, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 16/09/2018, às 09:50:51, você respondeu a opção C.Certa!

     

    Não bastam os nossos problemas, ainda temos que lidar com os das bancas... Brabo estudar assim.

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura (Não tem o ética, ai esta o erro da questão!) e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

    Cada dia ta ficando puxado estudar entender o modo que a cespe trabalha viu..

  • Está cada dia "pior" entender a banca CESPE, com certeza!!!!

  • CESPE querendo virar banca "fundo de quintal"

  • CERTO


    CENSURA é a ÚNICA pena aplicada pelo Código de Ética.

    A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura.


    (para essa questão o gabarito foi alterado pelo Cespe, inicialmente saiu ERRADO e depois alteraram p CERTO)


    É até passar!

     

  • Penalidade de censura e censura ética é a mesma coisa. O erro da questão é dizer que a comissão "reconhece" sendo que o dever dela é "conhecer" segundo letra da lei e professora do Gran cursos online.

    Para melhor esclarecimento, tem aula no YouTube no canal do Gran "webnário - tira dúvidas de ética"

  • Questão deveria te sido anulada.

    agora não sei se é certo ou errado.

     

    Olha explicação do professor!

    47 A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura ética.

    Comentário: o Decreto 1.171/1994 prevê apenas a sanção de censura ética para o servidor que cometer algum tipo de desvio de conduta ética. Tal sanção será aplicada pela própria comissão de ética, conforme parecer assinado por todos os membros, com ciência do faltoso (Código de Ética dos Servidores Federais, XXII).

    Gabarito: correto.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-direito-administrativo-iphan-comentario-e-gabarito-extraoficial/

  • ... compete a Comissão de Ética CONHECER concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.


    não é REconhecer...


    e CENSURA ÉTICA = CENSURA.


    está ERRADA a questão.

  • Saiu a justificativa do cespe : "A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censuranão a  censura ética. "

  • Censura ética: aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo. Base legal: art. 17, II, do Código de Conduta da Alta Administração Federal.: Censura aplicável ao servidor que violar dever ético previsto no Decreto n° 1.171/94 (item XXII, desse Ato)
  • Vivendo e aprendendo com a CESPE!

  • CENSURA..

    CENSURA E CENSURA ETICA...

    AFF..O CESPE NÃO TEM MAIS O QUE INVENTAR.

  • Nojo de questões desse tipo...

  • O examinador que criou essa questão tem probleminha! 

  • A questão está certa, a banca que viajou na maionese.

    Leia essa matéria:

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2018-03/comissao-de-etica-da-presidencia-aplica-censura-etica-fernando-segovia

    Censura ou censura ética são a mesma coisa. Apesar de não estar escrito no decreto explicitamente, está implicíto.

     

    Protocolo nº 26.270/2015 (consulta acerca da situação em que a CE aplicou censura ética a empregado)

    por Cep — publicado 23/03/2018 16h33, última modificação 23/03/2018 16h34

    Protocolo nº 26.270/2015. COMISSÃO DE ÉTICA. Relator: Dr. Marcello de Oliveira Fausto Figueiredo Santos. Consulta acerca da situação em que a CE aplicou censura ética a empregado. Questiona se o processo ético poderia ter sido enviado para instruir o processo disciplinar. O Relator apresentou voto nos seguintes termos: “Uma vez concluído o processo ético, os autos podem e devem ser encaminhados à Comissão processante do PAD, havendo requerimento. Acredito que apenas se o processo ainda estiver em andamento, isso não pode ser feito. De fato, o artigo 13 do Decreto 6.2029/2007: ‘Art. 13. Será mantido com a chancela de “reservado”, até que esteja concluído, qualquer procedimento instaurado para apuração de prática em desrespeito às normas éticas. § 1º Concluída a investigação e após a deliberação da CEP ou da Comissão de Ética do órgão ou entidade, os autos do procedimento deixarão de ser reservados’. Desse modo não vejo qualquer dificuldade de se sustentar o processo administrativo competente”. O colegiado anuiu ao voto por unanimidade. 

  •  

    Comissão de Ética Pública - Censura Ética

     

                       x

     

    Comissão de Ética - Censura

  • CEP = VINCULADA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA = CENSURA ÉTICA

    CE = VINCULADAS À CEP = CENSURA

     

    A  Comissão de Ética Pública, vinculada ao Presidente da República, foi criada por meio do Decreto de 26 de maio de 1999  competindo-lhe atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública; administrar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal, devendo submeter ao Presidente da República medidas para seu  aprimoramento,  dirimir dúvidas a respeito de interpretação de suas normas, deliberando sobre casos omissos; apurar, mediante denúncia, ou de ofício, condutas em desacordo com as normas nele previstas, quando praticadas pelas autoridades a ele submetidas; dirimir dúvidas de interpretação sobre as normas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal de que trata o Decreto nº 1.171/1994;  coordenar, avaliar e supervisionar o Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Federal; ...

     

    O Decreto de 18 de maio de 2001 vinculou as Comissões de Ética à CEP, e o Decreto 6.029/2007, que criou o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal,  estabeleceu que essas comissões integram o Sistema, que será coordenado, supervisionado e avaliado pela Comissão de Ética Pública.

     

    http://etica.planalto.gov.br/sobre-a-cep/institucional-1

  • O pessoal fica assustado ao ver o gráfico de uma questão como essa e ver que o número de pessoas que acertou é maior do que as que erraram, mas esse fenômeno ocorre porque as pessoas resolvem as mesmas questões várias vezes para fixar o conteúdo (meu caso) e o site contabiliza todas as vezes que você responde. Mas pode ter certeza que no dia da prova mais de 90% dos candidatos erraram essa questão, então você errar esse tipo de questão não vai te tirar do concurso. Agora, se você errar uma questão como essa abaixo pode ter certeza que vai cair um milhão de posições. kkkkkk

                    

                              

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EBSERH Prova: Analista Administrativo - Administração

    Julgue o item seguinte, relativo ao regime dos servidores públicos federais e à ética no serviço público.

    É dever do servidor público respeitar a hierarquia, respeito esse que veda a ele representar contra comprometimentos da estrutura do poder estatal. 

     

     

  • CESPE ALTEROU O GABARITO

     

    Gabarito preliminar - CERTO

    Gabarito definitivo - ERRADO

     

    Justificativa da BANCA: A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por COMISSÃO DE ÉTICA é a CENSURAnão a  censura ética

  • ERRADO. 

    De acordo  com Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994: 

    Capítulo II - Das comissões de Ética: 

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de CENSURA e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

    - CENSURA e não censura ética. 

     

    Boa sorte e bons estudos!

  • Censura e nao censura ética???????????? dowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  • CESPE SENDO CESPE !!! AFFF

    GABARITO: ERRADO


  • Concordo com os protestos da galera, da fato é uma questão sorrateira, desarrazoável, imbecil, entre vários outros adjetivos de cunho negativo os quais eu poderia citar, e, inclusive, o ideal seria um amadurecimento da parte do examinador na hora de elaborar uma questão, contudo devemos, enquanto isso, nos adaptar ao jogo e aprender-mos a fazer provas. Reclamações legítimas de todos, todavia isso, por enquanto, não será a solução dos nossos problemas. Avante! Não erro mais essa questão.

  • gabarito errado censura e não censura ética kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada k é uma lágrima.

    errei

  • Pessoal,  respondi por raciocínio lógico...... 

    A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura ética.

    A punição para quem faltou com a ética (desvio de conduta), não poderá ser Censura (proibir/coibir) Ética.

    Isto é, vc erra e sua punição e te proibir de ser ético.?!? Não faz sentido....

  • OSSO ! estudar tanto pra errar por isso?!

    Segue o baile

  • Eu acertei,quando o prof corrigiu ao vivo disse que era certo censura etica.
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada k é uma lágrima.


    errei também

  • ERRADO.

     

    Decreto 1.171

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

    #Comissão de Ética: Censura (moral)

    #Comissão de Ética Pública: Censura Ética

  • ERRADO. 

    De acordo  com Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994: 

    Capítulo II - Das comissões de Ética: 

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de CENSURA e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

    - CENSURA e não censura ética. 

    questão que derrubaria a mim, pois marcaria sem duvida que seria certa buaaaaaaaaaaaaaaaa sem chances de deixar ao menos em branco buaaaaaaaaaaaaaaaaa

     

     

  • KKKKKKKKKKKK vou lá saber que censura tem diferença de censura ética.

    aff

  • O Dereto não menciona que tipo de censura poderá ser aplicada. Não tem como marcar certa, a questão dá margem à subjetividade.

  • amigos do MPU: eis o que nos espera...

     

  • Em 15/10/2018, às 14:37:10, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 04/10/2018, às 13:34:09, você respondeu a opção C.Errada!

     

    PROVAVELMENTE, se tentar mais 15 vezes, erros as 15...rs...mais saio de cabeça erguida.

  • Em 15/10/2018, você respondeu a opção C.Errada!

  • Estranho porque o Decreto 1171 fala:

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. 

     

  • Aprendi: 

    Quando a informação é incompleta, está certa para a CESPE;

    Quando tem informação demais, está errada para a CESPE.

    E NUNCA TEM INFORMAÇÃO EXATA, SÓ PARA DEIXAR VOCÊ NA DÚVIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Valorização para quem estuda: 0

     

     

  • Errado. Pena de censura, não censura ética.
  • merda

  • Ok, errei e aprendi. Mas me digam uma coisa. Se o código é de ética, a comissão é ética, a CENSURA é o quê? econômica? nam

  • Cesp não está para avaliar conteúdo ou beneficiar quem estuda, o negocio dessa banca agora é ficar agindo como Sergio Malandro!

  • Sacanagem, vc estuda, estuda.. Lê por hrs essa poha, e pensa, questão juninho kkkkkk

    ai pá! errada! Cesp, não sei se ela quer selecionar os candidatos que aprendem o conteúdo, ou os que decoram as vírgulas dos mesmo!

  • Questão da sacanagem...82% do povo colocou como certa!

  • 89 COMENTÁRIOS, 90 COM O MEU.... PRA DIZER UMA COISA QUE FOI DITA NO PRIMEIRO COMENTÁRIO. PRA QUE ISSO? Aprendam e curtir o comentário e se abster de fazer comentários inúteis. Com o meu comentário mais um comentário inútil na esperança de que algumas pessoas entendam como isso é CHATO! 

  • Em 19/10/2018, às 11:42:32, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 13/09/2018, às 07:33:08, você respondeu a opção C.Certa

    Ainda bem q tenho o costume de responder as mesmas questoes varias vezes

  • SÓ CENSURA, NÃO CENSURA ÉTICA.

  • MELHOR ERRAR AQUI DO QUE NA HORA DA PROVA ...

  • quando vc acha que já aprendeu .. vem o CESPE e te dar uma rasteira :'(

  • So censura! 

     

  • O cespe fez a pegadinha nessa questão e ela mesmo caiu, no gabarito preliminar deu como certa, depois corrigiu e deu como errada.

  • Gabarito Errado.

    A punição é apenas de CENSURA e não CENSURA ÉTICA.

  • Meu Deus!

    Essa banca não tem limites mesmo. 

     

  • Nossa kkkkk a cespe e encomparavél


  • Maldita CESPE....os kara já nem sabe mais o que inventar....essa foi a gota d'água

  • Que raiva rsrs

  • EU QUERO VER NO MEU GABARITO SE CENSURA ETICA SERÁ DE FATO ERRADO TAMBEM

  • Errado


    Apenas Censura

  • Que sacanagem!!!

  • Vai me dizer que está errado somente porque acrescentou a palavra ética após censura?????

    TÁ DE BRINCADEIRA!!!


  • Gente, o comentário mais curtido foi o do Thalles Fagundes... mas entrei no Decreto 1171 e tbm no Decreto 6029 e não achei nada que traga essa informação trazida pelo colega. Alguém sabe de onde veio??????????


    [Censura Ética — Comissão de Ética Pública    X   Censura - Comissão de Ética

    Censura Ética é diferente de Censura. Quem pode aplicar a Censura Ética é a Comissão de Ética Pública, que é diferente da comissão de ética tradicional dos orgãos públicos prevista no Decreto 1171 de 94.]

  • Decreto 1.171/94


    CAPÍTULO II - DAS COMISSÕES DE ÉTICA


    XVII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura...


    Gab.: Errado.


    Glória a Deus!

  • Justificativa CESPE:

    Questão 47: Deferido com alteração A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura, não a censura ética. 

    http://www.cespe.unb.br/concursos/IPHAN_18/arquivos/IPHAN_18_ADMINISTRATIVA_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAES_DE_GABARITO_ATUALIZADAS.PDF

  • Não dá pra entender a indignação de vocês, concordo que a Cespe vacila muito, mas quem estuda esse tipo de conteúdo, não tem mistério. Quem estudou, leu várias vezes que as Comissões de Ética aplicam apenas CENSURA e em nenhuma momento aparece a palavra "ética" depois de censura. Vamos evoluir!

  • KENNETH PORTO, MAS QUANTA ABESTALHAGEM SUA AMIGO, NA HORA DA PROVA QUERO VER QUEM NÃO ERRA UMA  QUESTÃO DESSA, EU TENHO QUASE 3 ANOS  NO QC, ACERTEI E ERREI ESTA QUESTÃO .. PELO JEITO VC JÁ É UM AUDITOR FEDERAL .... 

  • certamente cabe recurso

  • Tava lendo alguns comentários porque são muitoooos! rsrs e vi as brigas do povo kkk

    Gente realmente é errado mesmo.. O CESPE adora fazer isso para pegar a gente

  • Já sabia que: A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura Porém, quando ví essa (ética) no final, deu um bolo na mente

  • Mais de 13 mil pessoas erraram, eu fui uma delas kkkk, pegadinha dos inferno.

  • PAGADINHA DO MALANDRO.KK ERREI TAMBÉM

  • ENTREI EM CONTATO COM O COLEGA THALLES (comentário mais curtido) - pra saber de onde veio essa informação de que só a CEP aplica Censura Ética, e ele me passou o link baixo. Que é contraditório.


    No site: http://etica.planalto.gov.br/sistema-de-gestao-da-etica/precedentes-da-comissao-de-etica-publica/copy_of_rito-processual/censura-etica


    Protocolo n.º 30465/2016 

    Diz: Para esclarecer a dúvida levantada, importante destacar que à Comissão de Ética cabe aplicar a penalidade de censura ética, encaminhando cópia do ato à unidade de gestão de pessoas... 


    Protocolo nº 31.431-2016

    A Comissão de Ética da Universidade Federal do Pampa, em mensagem eletrônica subscrita por Valéria Fontoura Nunes, formula consulta sobre a possibilidade de cancelamento de decisões do Colegiado pela Consultoria Jurídica ou pelo próprio Reitor da Instituição. Eis o teor da consulta: “Conforme a Resolução nº 10, de 29 de setembro de 2008, a Comissão de Ética tem como competência: XV - aplicar a penalidade de censura ética ao servidor, 


    SÃO COMISSÕES DE ÉTICA - APLICANDO CENSURA ÉTICA 

    - Logo, o Gab dessa questão deveria ser CERTO.

    Não encontrei texto dizendo que apenas a CEP aplica Censura Ética

  • Em conseqüência, a punição prevista é de caráter político: advertência e "censura ética". Além disso, é prevista a sugestão de exoneração, dependendo da gravidade da transgressão. Fonte http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/codigos/codi_conduta/cod_conduta.htm

     

    Para o cespe o incompleto é errado.

    E o incompleto tbm pode ser certo 

    Triste!

     

  • @ARIANE LOPES, seu comentário está equivocado.

    Vc baseou a sua análise no Código de Conduta da Alta Administração, que não se confunde com o Código de Ética dos servidores públicos "normais". Essa prova cobrou o Decreto 1171, não o código da alta adm.


    Veja que a banca CESPE justificou o seu gabarito, conforme link que já colocaram aqui nos comentários;

    "A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura, não a censura ética."


    Cuidado com seus estudos. Quando o edital cobra o Decreto 1171, o correto é dizer que as Comissões de Ética SOMENTE aplicam a pena de CENSURA (art. XXII).


    Não concordo com a justificativa da CESPE, mas seu comentário está errado.

    Aliás, na grande maioria das vezes, para a CESPE, questão incompleta é CORRETA.

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Ele acrescentou a censura ética.

    Foi uma pegadinha bem maldosa.

  • EU SÓ QUERIA SABER A DIFERENÇA ENTRE CENSURA E CENSURA ÉTICA. :(

  • Essa foi pra acabar com o pequi de Goias...

  • o pessoal da cespe nao tem coração nao!

  • A questão está certa ou errada?


  • Senhores , existe uma diferença colossal entre Censura , e censura ética , alem do mais , nas vedações que são imputadas ao servidor publico , consta , apenas Censura .

  • Senhores , existe uma diferença colossal entre Censura , e censura ética , alem do mais , nas vedações que são imputadas ao servidor publico , consta , apenas Censura .

  • me pegou direitinho. CESPE não é de Deus

  • Cespe pega pesado

  • Cespe Cespe o que eu faço com vc cara..
  • A questão se prendeu à fria letra da lei:

    Decreto nº 1.171/1994 - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil estabelece como sanção:

    "XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso."


    EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº 37, DE 18.8.2000 (APROVADO EM 21.8.2000) - Código de Conduta da Alta Administração Federal

    "Art. 17.  A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:

           I - advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;

           II - censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.

           Parágrafo único.  As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela CEP, que, conforme o caso, poderá encaminhar sugestão de demissão à autoridade hierarquicamente superior."


    Desta forma entendi o motivo do gabarito proposto pela banca.

  • Dec. 1.171:

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.


    Não encontre de onde tiraram esse "Censura ÉTICA".

  • Cespe sendo Cespe.

  • Pô cai nesse peguinha, fui seco kkkkkkkkkkkkk

  • Ai mede conhecimento viu.... As vezes me pergunto: estou fazendo uma prova de português.... ou de ética.... Pq se for de português... alguém me fornece ae o manual do CESPE pelo amor de Deus...


    Ainda assim: está errado quando diz "CENSURA ÉTICA", ao invés de somente "CENSURA" como diz a letra da lei.

    Sim... é isso mesmo que vc leu... CESPE sendo CESPE.

  • CESPE sempre me enrabando de um jeito diferente kkkkkkkkkk

  • Aquela questão que a CESPE coloca pra ninguém gabaritar! kkk

  • Essa é daquelas que vai se contradizer no futuro

  • Pena é diferente de "punição"?

    Censura ética é diferente de censura?

  • É a de CENSURA!!

    Se vc achou que censura ética é equivalente... errou que nem eu! :/ DHAUSHDUSAHDUIS

  • Quando o elaborador fica com preguiça de fazer uma questão decente, faz isto... kkk 

  • me poupe

  • examinador tava numa preguiça

  • Tipo de questão feita para o candidato não acertar 100% da prova. Mas a CESPE não é infalível. Ela tem seus pontos fracos.

    "Seja amigo do seu inimigo e logo serás capaz de derrotá-lo"

  • tipo de questão que elimina que estuda e beneficia quem começou agora!

  • Pegadinha desgraçada !

  • A fim de justificar o processo sináptico do examinador, cheguei à conclusão de que falar em censura ÉTICA é um equívoco, uma vez que com ela - a censura - não se busca (precipuamente) ser ético, ou mostrar ética, mas reprimir um desvio ético. Portanto, é CENSURA a punição, e não censura ética.

  • Na lei fala censura e não censura ética. São termos diferentes.
  • Não tem o que discutir: de ser somente CENSURA ou CENSURA ÉTICA. Tá normatizado assim, apenas, CENSURA no texto das Comissões Éticas da 1.171/94, então, não há o que discutir. Logo, "É preto no branco", não temos que achar que talvez possa ser "Preto no branco encardido", são duas coisas diferentes.

  • cry =(

  • "Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece."

  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA


    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Palhaçada...e isso mede o que?

  • QUESTÃO DA POXA...KKKKKKKK

  • Damn it!

  • Pegadinha do malandro. Acabei errando

  • Não se assustem, é o cespe sendo apenas cespe.

  • um grande abraço para a querida mãe deste examinador

  • Decreto:1.171/94

    XXII

    A pena é a censura e não censura ética.

    RogerVoga

    Tenha fé ,não desista dos seus sonhos.

  • Questãozinha de meia tijela

  • está errado pq é conher e não reconhcer

  • CESPE E SUAS PALHAÇADAS

  • Ja teve uma questao dessa que a banca deu como certa! puts!

  • A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura ética.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de

    Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso;

  • Pegadinha do malandro.

  • Se eu dependesse dessa questão pra passar tava frita!

  • A CESPE mais uma vez nos mostrando que tem que analisar palavra por palavra

  • A questão está errada pelo detalhe da palavra RECONHECER , quando o correto é CONHECER.

    A Comissão de ética CONHECE concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • Errei... vivendo e aprendendo com o CESPE....

  • Prezados, o erro da questão está no fato de a banca ter utilizado o termo Censura Ética. Ela colocou a palavra ética no fical para deixar errada a questão. Todos sabem que a única punição é a censura e não censura ética.

  • A comissão de ética RECONHECEU agora cabe a administração a devida sanção

  • O cara colocou um palavra a mais para a grande maioria errar, o examinador é do grupo do capiroto kkk

  • Na prática, qual a diferença?

  • censura e censura ética são a mesma coisa. O erro da questão não é esse. A meu ver a comissão de ética pode reconhecer outras punições só não pode aplica-las.

  • COMISSÃO DE ÉTICA = APLICA CENSURA

    COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA = APLICA CENSURA ÉTICA

  • Comissão de ética apenas CENSURA ......

    Comissão de ética apenas CENSURA ......

    Comissão de ética apenas CENSURA ......

    Comissão de ética apenas CENSURA ......

    OBS: A CENSURA ÉTICA É APLICADA PELA (CEP) COMISSÃO DE ÉTICA PUBLICA !!!!

  • Aprendi uma importante lição nessa questão. kkkk

  • Pelo decreto 1.171/94: É considerado Censura

    Pelo decreto 6.029/2007: É considero Censura Ética.

    O erro da questão está em "reconhecido". O correto seria "conhecido".

  • Gabarito: Errado

    A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censuranão a censura ética

  • Não entendi o erro, vamos para a próxima...

  • Com a cespe tem que tomar cuidado kkkkkk

  • Prezados, bastantes comentários desnecessários, infelizmente!.

  • Gabarito''Errado''.

    Decreto Nº 1.171/1994

     XXII A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    O erro da questão está em "reconhecido". O correto seria "conhecido".

    Quando se diz reconhecer é como se a comissão tivesse que dar autorização para que algo tramitasse, na verdade ela não tem que reconhecer, tem que conhecer, responsabilizar o servidor.

    prof. Katia Lima

  • O cespe cada vez mais se superando! pqp

  • Gabarito Errado. Quando se trata de CESPE até a virgula vem cheia de maldade. kkkk

  • DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • CENSURA -> CE

    CENSURA ÉTICA -> CEP

  • Comentário:

    Ao divulgar o gabarito preliminar, o Cespe considerou essa questão “Certa”. Todavia, o gabarito definitivo foi “Errada”, sob a justificativa de que a punição seria a “censura”, e não a “censura ética”. A meu ver, o preciosismo da banca foi exagerado demais, mas é importante ficarmos atentos ao estilo da organizadora.

    Gabarito: Errado

  • EXTRAPOLOU.

  • GABARITO ERRADO

    Da primeira vez que fiz essa questão, há uns 2 meses mais ou menos, errei. Dessa vez foi certeiro.

    Censura Ética — Comissão de Ética Pública (CEP)

    Censura - Comissão de Ética

    Aprendi com os colegas aqui do QC. Obrigado!

    Fé.

  • Em 06/01/20 às 14:05, você respondeu a opção C. !Você errou!

    Em 11/02/19 às 11:33, você respondeu a opção C.!Você errou!

    Uma hora eu acerto esta joça, kkkkkk.

  • Cai feito um pato kkkkk.. vivendo e aprendendo.

  • Aloprou...

  • Desconfie mesmo assim marquei errado...

  • A Comissão de Ética Pública realiza visitas técnicas aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, com o objetivo de avaliar e supervisionar a gestão da ética, orientar e apoiar as comissões de ética, e sensibilizar gestores públicos sobre a relevância do trabalho das comissões de ética. Além dos objetivos já mencionados, a visita técnica também permite à CEP conferir adequação das comissões de ética às regras de composição, organização, funcionamento e procedimentos previstos na Resolução CEP nº 10/2008, bem como disseminar o Regramento Ético, e coletar e compartilhar boas práticas de gestão da ética.

    A ação de supervisionar, auxiliar e apoiar as comissões de ética dos entes do Poder Executivo Federal encontra respaldo no Decreto nº 6.029/2007, que instituiu o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, o qual prescreve em seu art. 4º:

      “Art. 4º - À CEP compete:

     (...) IV – coordenar, avaliar e supervisionar o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal.” 

  • Bom, mas no Decreto 37297 de 29 de abril 2016 que fala da Comissão Geral Ética pública da Alta Administração fala sobre Censura Ética sim leiam lá.

    DA CENSURA ÉTICA E DE OUTRAS DISPOSIÇÕES

    Art. 22. A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, sem prejuízo das medidas ou sanções administrativas, civis ou criminais previstas em legislação própria, a aplicação pela Comissão de Ética Pública de censura ética às autoridades em exercício ou já exoneradas.

    § 2o A Comissão de Ética Pública poderá adotar outras providências que estejam no seu âmbito de competência, além da aplicação da censura ética.

  • Essa cespe é troll demais kkkkkkkk

    Mas para todo efeito, lendo o código nunca vemos o termo CENSURA ÉTICA apenas CENSURA! Então é bom prestar atenção e não inventar!

  • caraca confesso que errei fui seco.. kkkkkkkk

  • DA CENSURA ÉTICA:

    Qual é a punição para o denunciado que realmente cometeu uma infração ética? A penalidade aplicável ao que descumprir as normas do Código de Ética é a censura ética. Essa penalidade consiste em manter nos assentamentos funcionais do servidor por até três anos o registro da censura, para que, em eventuais consultas, a Gestão de Pessoas tenha ciência da punição que o servidor recebeu, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e outros procedimentos próprios da carreira do servidor. Além disso, a censura pode, mediante sugestão da Comissão de Ética, e a critério do dirigente máximo, ser acompanhada de:

    a) a exoneração de ocupante de cargo ou função de confiança;

    b) o retorno do servidor ao órgão ou entidade de origem; e

    c) a remessa de expediente ao setor ou autoridade competente para exame de eventuais transgressões de naturezas diversas.

    Há casos em que a Comissão de Ética pode suspender o processo de apuração da falta ética e celebrar com o denunciado um Acordo de Conduta Pessoal e Profissional - ACPP. Caso o compromissário cumpra os deveres éticos do Acordo e assim permaneça pelo prazo determinado pela Comissão, o processo é arquivado, e a censura deixa de ser aplicada. Porém, o ACPP não é admissível em caso de faltas éticas mais graves (inciso XV – das vedações - do Decreto no 1.171/1994).

  • Vi nas estatísticas que muitas pessoas erraram, essa pegadinha do Cespe foi de mau gosto!

  • Começando a conhecer a CESPE! Quantas pegadinhas.

  • Quando o inimigo tenta te derrubar e consegue

  • Ta sem goleiro, ele vai fazer !!! PRA FORAAAA !!!!!!!!

  • Poxa, uma questão dessa, como tanta outras, deveria ter comentário do professor!!!

  • Esta coisa de a banca elaborar uma questão pensando em uma resposta e depois a resposta ser outra, e ela alterar o gabarito ela está com a falta de ÉTICA, sendo assim o mais aconselhado ela anular a questão e não trocar o gabarito da questão.

    O que aconteceu com esta alteração de gabarito foi simplesmente o seguinte, ela fala em censura ética achando que isto e censura seriam a mesma coisa, mas provavelmente alguém foi lá fez um recurso e mostrou pra ela que não era aquilo e ela alterou o gabarito. Então....

    Bizu ein CESPE.

  • Errarei essa questão eternamente!!!!!

  • No que tange ao processo ético disciplinar a única pena prescrita em caso de violação dos tipos éticos postos no Código alhures é a sanção de censura: “XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso”.

  • Censura Ética só é implementada pela Comissão Ética Pública,

    já a Censura é implementada pela Comissão de Ética Comum.

  • Absurdo!!!

  • Essa é aquela típica questão que o CESPE deveria carimbar: a redação do item prejudicou o julgamento objetivo.

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Censura ética é diferente de Censura. Não vou me perdoar se eu errar isso denovo.

    GABARITO: ERRADO

    Bons Estudos!!!

  • Gabarito: Errado. Errei essa questão três vezes só agora acertei! Vamo que vamo!

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Comissão de Ética Comum-> Censura

    Comissão de Ética Pública-> Censura Ética

  • Não errei por conta de uma aula que assisti kkkk, mas essa foi sacanagem...

  • O choro é livre! kkk.Cespe enfiando o palito com suas pegadinhas bisonhas...

  • Censura ética DIFERENTE de censura!!! GAB: ERRADO

  • Assisti uma aula em que a professora disse que CENSURA e CENSURA ÉTICA são a mesma coisa o problema da questão está na palavra RECONHECER pois a comissão de ética ela não REconhece e sim CONHECE, são palavras com sentidos diferentes. XVI -{...} competido CONHECER concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • EMENTA DE APLICAÇÃO DE CENSURA ÉTICA

     

    PROCESSO Nº 08001.000611/2018-97 – Relacionados: 08001.007948/2017-44 e 08001.000606/2018-84.

     

    Registre-se a aplicação de Censura Ética em decorrência do resultado das apurações relativas ao Processo de Apuração Ética, cumpridas as formalidades legais e regulamentares, inclusive com relação ao contraditório e à ampla defesa.

     

    A Comissão de Ética do Ministério da Justiça e Segurança Pública concluiu que o/a servidor(a) agiu em desacordo com o Código de Ética do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicado por meio da Portaria nº 1.516, de 14 de setembro de 2006, art. 5º, incisos I e II, art. 6º, incisos II, IV e XII e art. 7º, incisos IV e XIX: 

    Ou seja, a "Comissão de Ética do Ministério da Justiça"(e ela NÃO É a CEP) chama a pena de censura ética, então a questão da CESPE contraria o próprio Ministério da Justiça.

    Fonte: https://www.justica.gov.br/Acesso/institucional/comissao-de-etica/banco-de-decisoes/ementa-de-aplicacao-de-censura-etica

  • esse questão foi só para ferrar minha estatística!!!
  • Dessa vez não, Cespe!

    Censura ≠ Censura ética

  • GAB - ERRADO

    PENA APLICADA PELA

    COMISSÃO DE ÉTICA:

    CENSURA ---> FUNDAMENTADA EM UM PARECER --> ASSINADO POR TODOS OS PARTICIPANTES, COM CIÊNCIA DO FALTOSO

    BONS ESTUDOS

  • TODA VEZ Q PASSO POR ESSA QUESTÃO COMEÇO A RIR.... KKKKKK

    COMO Q PODE UMA BANCA FAZER ISSO..

  • VSF cespe,

  • Pegadinha... A banca jogou sujo!

  • Vem tranquilo, CESPE

  • Quase cai, porém não cai kkkkk hoje não Cesp.

  • hoje não.... huahuahuahua HOJE NAUNNNNNN!!!!!!

  • ERRADA

    Censura ≠ Censura ética.

  • PEGADINHA ATUALIZADA COM SUCESSO !!

  • o pai caiu

  • Ué, não é a CENSURA? Caí, kkkkkkk

  • Fui seco no C, tomei kkkkkkkkkkk

  • Cai kkkkkk

  • Caí nãoo!! Despenqueeeeeei!!! kkkkkkkkkk

  • A pena aplicada pela comissão ética é a censura, o código de ética não trás a expressão "censura ética".

  • desfaleci nessa kkkkkk

  • Caramba, o quesito quando é facil de mais , a gente desconfia. Regra da banca; sempre duvide do óbvio .

  • daquelas que não se esquece....

  • Caí igual um pato

  • pqp...que pegadinha do carai

  • kkkkkkkkk que vacilo.

  • Que vaciloooo kkkkk

  • Eis onde ela queria que você se confundisse...

    exposição de motivos nº 37

    Em conseqüência, a punição prevista é de caráter político: advertência e "censura ética". Além disso, é prevista a sugestão de exoneração, dependendo da gravidade da transgressão.

    Código de Conduta da Alta Administração Federal,

    Art. 17.  A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:

    I - advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;

    II - censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.

    ART. 18...........................

    § 5  Se a CEP concluir pela procedência da denúncia, adotará uma das penalidades previstas no artigo anterior, com comunicação ao denunciado e ao seu superior hierárquico.

  • Cespe/Cebraspe: é 1 tatatá....é 2 tatatá...é 3 tatatá...é 30.259 tatatá

    Faltou ÉTICA nessa questão ¯\_(ツ)_/¯

  • FUI SECO

  • Fiz uma pesquisa em outros sites de questões e a mesma pergunta tem resposta contrária a essa...

    se algum professor puder nos ajudar...

  • Muito interessante. Mais um aprendizado.

  • O erro da questão esta no finalzinho, onde fala ÉTICA.

    Foi com esse raciocínio que acertei, lembrei da letra de lei!

  • Tão boa quanto as pegadinhas do João Kleber! kkkkkkkkk

  • 13 pessoas enganadas...kkkk

  • Olha o erro- Censura ETICA

    não existe isso. só Censura.

    na subida que a canela engrossa.

  • Hoje naummmmm!!!! censura ética NÃO!!!

    caí, mas levantei atirando!

    Bons Estudos!! Está chegando nosso dia!

  • Fui quente. Achei que era sinônimo! kkkk

  • HAHAHAHAHA CAÍ NESSA MALANDRO!

  • Agora já sabemos.

    Para o Cebraspe censura é diferente de censura ética.

  • Depois do simulado do Matheus, aprendi que para a Cespe, censura é diferente de censura ética!

  • Na verdade a questão está errada não é pelo fato de ela ter dito censura Ética e sim por ter falado ; Reconhecida por comissão de ética. O correto seria Conhecida por comissão de ética.

  • Não custa relembrar que:

    SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA... SOMENTE CENSURA...

  • Consoante o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, a pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso (D. 1.171/94, XXII).

    Perseverança!

  • Censura Ética — Comissão de Ética Pública    X   Censura - Comissão de Ética

    Censura Ética é diferente de Censura. Quem pode aplicar a Censura Ética é a Comissão de Ética Pública, que é diferente da comissão de ética tradicional dos orgãos públicos prevista no Decreto 1171 de 94.

    by: Thalles Fagundes

  • Só por curiosidade (EDITAL PRF):

    A Comissão de Ética Pública está prevista na Exposição de Motivos nº 37/2000 - Cód. Alta Adm Pública.

    • Essa comissão é formada por 7 pessoas (brasileiras, idôneas, com reputação ilibada e experiência em adm);
    • Designadas pelo Presidente da República;
    • Com mandado de 3 anos (admitida uma recondução);
    • Aplica as sanções: Advertência e Censura Ética;

    Já a Comissão Ética está prevista no Decreto 1.171/94 - Cód. Ética do Servidor Público Civil Federal;

    • Essa comissão é composta por 3 membros e 3 suplentes (servidores permanentes);
    • Designados pelo Dirigente Máximo do Órgão;
    • Com mandado de 3 anos;
    • Aplica a sanção: Censura.

    Fundamentação do comentário: decreto 1.171/94, Exposição de Motivos 37/00 e Decreto 6.029/07.

  • A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura ética. Gabarito: errado. Aqui nessa questão, a banca agiu com maldade. Veja que ela diz:

    "desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética". Aqui a comissão de ética já reconheceu(reconhecido) o desvio de conduta do servidor, então se a comissão reconheceu quer dizer que a censura já foi aplicada. E se a censura já foi aplicada, cabe agora a esfera administrativa a qual o servidor faz parte aplicar a devida sanção sobre este. Que pode ser a demissão, advertência, suspensão. Esta sanções de demissão, advertência e suspensão não aplicadas pela comissão de ética, esta, aplica apenas a censura.

    Leia a questão novamente:

    A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura ética . Resumindo, a questão tornou errada, porque ela diz que a sanção de censura ja foi reconhecida pela comissão e será aplicada novamente pela comissão. ERRADA. depois de aplicada a censura pela comissão, cabe agora a esfera administrativa aplicar as sanções disciplinares.

    Agora se a questão enuncia se assim:

    A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética a ser reconhecida por comissão de ética é a censura ética. Certa, pois aqui a comissão ainda vai avaliar o caso.

  • o erro está em dizer censura ética, o correto e censura apenas.
  • Questão que pegou muitos.

    -Apenas cesura.

  • Errado.

    Ainda bem que errei aqui.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de CENSURA e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    SOMENTE CENSURA!!!!!!!!!!!!!!!

  • A título de complementação, de acordo com o decreto 1.171 é apena Censura.

    Censura Ética tem previsão no Código de Conduta da Alta Administração Federal (Exposição de Motivos Nº 37)

    Art. 17.  A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:

    I - advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;

    II - censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.

  • Somente Censura

    Somente Censura

    Somente Censura

    Somente Censura

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Não encontre de onde tiraram esse "Censura ÉTICA". 

    EBSERH - Assistente Administrativo - 2018 - CESPE. Julgue o seguinte item, a respeito da ética no serviço público.

    A comissão de ética de um órgão, caso todos os seus integrantes estejam de acordo, pode aplicar penas que vão desde a censura até a demissão de um servidor. ERRADO, não há previsão de demissão.

  • Raul é visto habitualmente embriagado fora de seu horário de expediente.

    @A leitura do enunciado é fundamental para embasar a resposta.

    #Lei 1.171/94 poder executivo Federal 

    • Se habitualmente embriagado:

    Em serviço ou não, aplica-se a Censura.

    #Lei 6.754/06 Estado de AL (PC)

    • Se embriagado: 

    Em serviço ou não, aplica-se a Advertência(na ativa) ou a Censura Ética(afastado da ativa).

  • Meus amigos que irão fazer a prova da PC AL, no Art 9, II, está escrito assim: censura ética, aplicável aos servidores públicos que já tiverem deixado o cargo efetivo ou em comissão, emprego público ou função de confiança.

    ou seja, estaria correto ( minha opinião)

  • censura ética é aplicada pela comissão de ética PÚBLICA

  • A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e não censura ética.

    Comentários dos professores nada, pagamos para ter gabaritos pelos próprios alunos.

  • O Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    Para responder a questão o aluno precisa saber as atribuições das Comissões de Ética (Capítulo II), descritas no referido código.

    Em relação à Comissão de Ética, conforme previsto no Capítulo II, ela tem a incumbência de “fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público". (grifo nosso.)

    Ressalta-se ainda que “a pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso". (grifo nosso.)

    Assim, baseando-se no decreto supracitado é possível identificar que a afirmativa está errada, pois a punição prevista é a censura e não a censura ética.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Me lembro da CEBRASPE trocar, "Estágio Probatório" por "Estágio Confirmatório" e ainda ter dada como certo a questão, é uma vontade de inovar no ordenamento que até coça!!!

  • Agora não erro mais.

  • Agora tu nao me pega mais questão kkkk

  • Ha, ha... o velho joguinho. Pois eu sou perito nisso.

  • Existe diferença entre Censura e Censura Ética.

    Censura ética é o termo direcionado ao alto escalão - está relacionado ao Código de Conduta da Alta Administração Federal - e tal penalidade é aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.

    Só censura é a unica penalidade aplicável pelas Comissões de ética - aplicável aos servidores "comuns" (servidor publico em sua definição ampla).

    *qualquer erro por favor apontar

  • a CESPE me trolando nessa questão. confundi CENSURA com CENSURA ÉTICA. nunca mais eu erro uma dessa

  • Cespe sendo Cespe. Afeeeee.

    mas bora memorizar pra não erra na prova:

    A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura ética.

    A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a CENSURA.

  • PEGADINHA CESPE

  • A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura.

  • GAB.: E

    • censura ética = comissão de ética pública
    • censura = comissão de ética
  • Eles caem nas próprias pegadinhas kkkkk

  • Censura.