SóProvas


ID
2779768
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos em uma organização têm a função de organizar, classificar, preservar documentos, além de facilitar a localização e consulta dos mesmos. Um arquivo que não é frequentemente consultado, e aguarda a destinação final de seus documentos, é denominado de arquivo:

Alternativas
Comentários
  • Arquivo de Terceira Idade ou Permanente: “constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e a sua evolução. Estes são os arquivos históricos propriamente ditos, pois é nessa fase que os documentos são arquivados de forma definitiva”

     

  • Arquivos de segunda idade ou Intermediário: São aqueles que não são mais de uso corrente, mas que por razões de interesse administrativo, aguardam sua eliminação ou  recolhimento à instituição arquivística.

     

  • gab B

  • Os arquivos em uma organização têm a função de organizar, classificar, preservar documentos, além de facilitar a localização e consulta dos mesmos. Um arquivo que não é frequentemente consultado, e aguarda a destinação final de seus documentos, é denominado de arquivo: 

    a)

    Permanente.

     

    RESUMÃO DAS 3 IDADES >> CIP

    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário. 

     

    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

    b)

    Intermediário. RESPOSTA

    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário. 

     

    c)

    De terceira idade.

    Arquivo permanente ou de terceira idade

    d)

    Rotativo.

    Arquivo Rotativo: O sistema rotativo é aquele em que os processos, dossiês, fichas e outros documentos se encontram apoiados e presos a um eixo vertical rotativo que permite o acesso dos utentes aos documentos que tenham necessidade de consultar.

  • Arquivo permanente não é os de terceira idade?
  • Intermediário.

  • A banca mais polêmica do QConcurso trouxe agora uma questão mais simples que deu pra matar pelo termo-chave : "não é frequentemente consultado"

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    FONTE:  LEI N° 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.  

  • Se for TRANSFERIDO é Intermediário

    Se estiver aguardando uma destinação final é Intermediário

    Se o uso é pouco ou eventualmente frequente é Intermediário.

    Letra B