-
Gabarito: Letra D
Podemos entender o custo de oportunidade como a possibilidade de um ganho ou perda onde exista mais de uma opção, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção.
Pode se dizer que se existe um Recurso R, e duas opções A e B, o custo de oportunidade de usar o R para A é B, e o de usar o R para B é A.
O conceito de custo de oportunidade na economia
Na economia, o custo de oportunidade é explicado pelo conflito de escolha que um agente econômico tem em um cenário de escassez, isto é, quando não se pode ter, ao mesmo tempo, os objetos da escolha.
Por este conceito é explicado que todos os agentes na economia realizam escolhas que possibilitem o melhor benefício, em troca de um menor custo.
Com isso, o custo de oportunidade é também conhecido como custo econômico, por se tratar de uma oportunidade que deixa de ser utilizada.
O conflito de escolha é conhecido como trade-off, que se traduz em uma situação de escolha quando se ganha uma coisa e se perde outra, sendo aquilo que se perde, o custo de oportunidade.
http://www.sobreadministracao.com/entendendo-conceitos-economicos-custo-de-oportunidade/
https://www.dicionariofinanceiro.com/custo-de-oportunidade/
instagram: concursos_em_mapas_mentais
-
Custo de oportunidade é o benefício que se deixa de obter ao escolher a opção "estudar" em vez de optar
por "trabalhar".
-
Sabemos que o custo de oportunidade é o valor da melhor alternativa não aproveitada quando se toma uma decisão. Assim, se esse indivíduo optar por cursar, em tempo integral, o ensino superior, o custo de oportunidade por ter feito essa escolha, dentre as alternativas da questão, é o salário sacrificado do mercado de trabalho, caso não ingressasse na faculdade. As demais alternativas não são custos implícitos, e sim custos explícitos que ele incorreu e/ou que irá incorrer caso entre na faculdade.
Gabarito: Letra D
-
GAB: LETRA D
Fonte: Celso Natale - Estratégia
Custo de oportunidade é o benefício que se deixa de obter ao escolher a opção "A" em vez de optar por "B".
O salário que o indivíduo obteria se não entrasse na faculdade em tempo integral é, certamente, um custo de oportunidade dessa decisão.
As alternativas “a” e “c” trazem custos incorridos, enquanto “b” é um custo que será evitado, e “e” está incorreta por ser incoerente com o gabarito.
-
O custo de oportunidade de um indivíduo que cursa o ensino superior em tempo integral é o benefício que deixa de obter se decidisse não fazer isso.
Nas alternativas A e C, temos custos efetivos, custos contábeis, incorridos quando se opta por fazer o curso.
E na alternativa B, temos um custo passado, que não muda qualquer que seja a decisão tomada.
Note que ao fazer o curso integral, o indivíduo deixa de estar no mercado de trabalho e, portando, deixa de obter o salário que nele poderia obter.
Este é o custo de oportunidade de estar na faculdade em tempo integral.
Resposta: D