-
Gabarito: Letra D
Custo marginal é a mudança no custo total de produção advinda da variação em uma unidade da quantidade produzida.
Custo marginal representa o acréscimo do custo total pela produção de mais uma unidade, podendo ainda dizer-se que é o corresponde ao custo da última unidade produzida
CMg = d(CT)/dQ
Em um gráfico, a curva que representa a evolução do custo marginal é uma parábola côncava, devido à Lei dos rendimentos decrescentes. No ponto mínimo de curva, se encontra o número de bens que devem ser produzidos para que o custo marginal seja mínimo
Custo marginal e o custo médio
* Enquanto o custo marginal for inferior ao custo médio, o primeiro faz baixar o valor do segundo. (CMg < CMe)
* Quando o custo marginal (custo de cada produto adicional) for exatamente igual ao custo médio(custo de cada produto produzido), este não está nem a aumentar nem a diminuir, e situa-se exactamente onde o custo médio é mínimo (CMg = CMe)
* A partir do ponto, onde o custo marginal se situa acima do custo médio, aquele começa a puxar este para cima. (CMg > CMe)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Custo_marginal
instagram: @concursos_em_mapas_mentais
https://www.dropbox.com/sh/armweiavaz7kddb/AAD-_s3J1NRlSxn1F4Hwykb1a?dl=0
-
a) A curva de custo total médio sempre estará acima da curva de custo marginal. E. A curva de custo marginal pode estar abaixo, igualada ou acima da curva de custo total médio. Quando CMg < CTmed, CTmed está diminuindo com o aumento da quantidade; Quando CMg = CTmed, representa o ponto mínimo do CTmed; e quando Cmg > CTmed, a curva de CTmed está subindo.
b) O custo fixo médio é maior do que o custo variável médio para quantidades baixas. E. Não necessariamente. O custo fixo pode ser inclusive zero.
c) O custo variável médio é decrescente e o custo fixo médio é crescente com o nível de produção. E. O CVmed é decrescente enquanto a curva de Cmg estiver abaixo dela, ficando crescente quando ocorre o contrário. Já a curva de CFméd é sempre decrescente com o aumento da produção.
d) A curva de custo variável médio é crescente quando está abaixo da curva de custo marginal. C. Conforme já respondido na letra c). Sempre que a curva de CMg estiver acima da curva de CVmed ou da CTmed ela estará puxando essas últimas para cima.
e) O custo total médio é nulo quando a produção é nula. E. Mesmo sem produção poderá existir o custo fixo, deixando o custo total médio tendendo ao infinito e não a zero.
Espero ter ajudado.. bom estudo a todos!!
-
a) Não mesmo! Prova disso é que a curva de custo marginal intercepta a de custo médio de baixo para cima em seu ponto de mínimo.
b) Não podemos afirmar isso. De fato, o Custo Fixo Médio começa alto e vai decrescendo. Já o CVme começa alto, atinge um mínimo e depois volta a crescer. Repare que ambos começam altos e vão decrescendo (e só o CVme volta a subir), por isso, não podemos afirmar com certeza que o CFme será maior que o CVme.
c) Errado. O custo FIXO médio é sempre decrescente e o custo variável médio passa a crescer a partir de um certo ponto.
d) Correto. Neste ponto, a curva de custo marginal já terá interceptado a curva de custo variável médio e estará acima desta. Logo, CVme será crescente.É como se a alternativa da questão estivesse fazendo referência aos pontos à direita do ponto B:
e) Nem podemos fazer esta conta porque um custo médio é um custo dividido pela quantidade produzida. Neste caso, nosso denominador seria “zero”, o que não faz sentido.
Resposta: D