SóProvas


ID
2781313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando as disposições do Decreto n.º 5.296/2004 e da ABNT-NBR 9050/2015, acerca de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, julgue o item a seguir.


As exigências de acessibilidade constantes da ABNT-NBR 9050/2015 deverão ser obedecidas durante a execução de intervenções em vias e logradouros públicos, de forma a assegurar o livre trânsito e a circulação segura das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

  • 6.12.5 Obras sobre o passeio

    As obras eventualmente existentes sobre o passeio devem ser convenientemente sinalizadas e

    isoladas, assegurando-se a largura mínima de 1,20 m para circulação, garantindo-se as condições

    de acesso e segurança de pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, conforme Figura 90.


    Item correto

  • Decreto 5.296/2004:


    Art. 12.  Em qualquer intervenção nas vias e logradouros públicos, o Poder Público e as empresas concessionárias responsáveis pela execução das obras e dos serviços garantirão o livre trânsito e a circulação de forma segura das pessoas em geral, especialmente das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, durante e após a sua execução, de acordo com o previsto em normas técnicas de acessibilidade da ABNT, na legislação específica e neste Decreto.

     

    -----
    Thiago

  • Gab. Certo

    complementando...

    É preciso ter muita atenção ao valor da largura mínima de 1,20m do passeio, pois esse valor é da norma atual, a norma antiga (2004) apresentava um valor diferente, a banca pode usar isso para pregar uma pegadinha.

    ALTERAÇÃO: Alteração de cota no item 6.12.5 Obras sobre o passeio e Figura 90 – Rampas de acesso provisórias a circulação passou a ter a largura mínima de 1,20 m (anterior era de 1,00 m).