SóProvas


ID
2782204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

      Paulo participou de processo seletivo para ingresso em carreira pública federal. O edital do concurso apresentava o quantitativo de dezoito vagas, e Paulo foi aprovado na décima terceira posição. O prazo de validade da seleção foi prorrogado uma vez e ele ainda não foi empossado. 

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.


Ao ser empossado, Paulo estará obrigado a aderir ao regime previdenciário complementar ofertado pelo poder público.

Alternativas
Comentários
  • O regime de previdência complementar tem caráter facultativo. Atualmente, ao ingressar em um cargo no âmbito federal, o novo servidor terá os seus proventos limitados ao teto do regime geral de previdência social, na forma do art. 40, § 14, da Constituição Federal, combinado com a Lei 12.618/2012. Com efeito, os servidores que ingressaram antes da instituição do plano de previdência complementar podem aderi-lo facultativamente, ao passo que os servidores que ingressaram após a implementação do regime são inscritos automaticamente, mas podem pedir o cancelamento do registro a qualquer tempo, nos termos do art. 1º, § 3º, da Lei 12.618/2012. Logo, a questão está incorreta.

     

    Fonte: Estrategia

  • ERRADO


    "Os servidores efetivos e os membros de Poder no âmbito federal com remuneração superior ao limite máximo estabelecido para os benefícios do RGPS, que venham a ingressar no serviço público a partir do início de vigência do regime de previdência complementar federal, serão automaticamente inscritos no respectivo plano de previdência complementar desde a data de entrada em EXERCÍCIO. No entanto, assegurou-se o cancelamento da inscrição a qualquer tempo (...)."


    Fonte: Curso de Direito e Processo Previdenciário - Frederico Amado

  • Art. 2º A Previdência Social rege-se pelos seguintes princípios e objetivos:

    I - universalidade de participação nos planos previdenciários;

    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios;

    IV - cálculo dos benefícios considerando-se os salários-de-contribuição corrigidos monetariamente;

    V - irredutibilidade do valor dos benefícios de forma a preservar-lhes o poder aquisitivo;

    VI - valor da renda mensal dos benefícios substitutos do salário-de-contribuição ou do rendimento do trabalho do segurado não inferior ao do salário mínimo;

    VII - previdência complementar facultativa, custeada por contribuição adicional;

  • O Regime de Previdência Complementar é facultativo. A pessoa tem a possibilidade de entrar no sistema, de nele permanecer e dele retirar-se, dependendo de sua vontade.

    MARTINS, Sérgio Pinto.

  • Marquei certa! Mas o gabarito é errado. Pois o Regime de Previdência Complementar tem caráter facultativo.

  • RGPS - obrigatório


    RPPS - obrigatório


    Previdência complementar - FACULTATIVO


    Lembre-se, complementar, sugere complemento, ou seja, a pessoa decide se vai optar pelo complemento, ou não!


    Bons estudos.

  • ERRADO

    LC 109/2001:

     Art. 1o O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, é facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício, nos termos do caput do art. 202 da Constituição Federal, observado o disposto nesta Lei Complementar.

  • Ninguém será obrigado a associar-se ou permanecer associado.

  • GABARITO: ERRADO

    RC tem caráter facultativo.

  • ERRADO ! É FACULTATIVO

  • GABARITO:ERRADO

    Facultativo

    Regime complementar, o próprio nome já diz que é um complemento, caso o mesmo queira ter uma renda complementar futuramente,ex:(aposentadoria)

    RogerVoga.

  • Facultativo.

  • Gabarito''Errado''.

    O regime de previdência complementar==> tem caráter facultativo.

     Lei 12.618/2012. Com efeito, os servidores que ingressaram antes da instituição do plano de previdência complementar podem aderi-lo facultativamente, ao passo que os servidores que ingressaram após a implementação do regime são inscritos automaticamente, mas podem pedir o cancelamento do registro a qualquer tempo, nos termos do art. 1º, § 3º, da Lei 12.618/2012. 

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • RRADO

    LC 109/2001:

     Art. 1o O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, é facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício, nos termos do caput do art. 202 da Constituição Federal, observado o disposto nesta Lei Complementar.

  • Gab.: Errado

    O regime de previdência complementar tem caráter facultativo. Atualmente, ao ingressar em um cargo no âmbito federal, o novo servidor terá os seus proventos limitados ao teto do regime geral de previdência social, na forma do art. 40, § 14, da Constituição Federal, combinado com a Lei 12.618/2012. Com efeito, os servidores que ingressaram antes da instituição do plano de previdência complementar podem aderi-lo facultativamente, ao passo que os servidores que ingressaram após a implementação do regime são inscritos automaticamente, mas podem pedir o cancelamento do registro a qualquer tempo, nos termos do art. 1º, § 3º, da Lei 12.618/2012.

  • Gabarito errado. Ele deve ser inserido no regime próprio de previdência. O regime complementar ele adere se quiser.

  • Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 1o O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, é facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício, nos termos do caput do art. 202 da Constituição Federal, observado o disposto nesta Lei Complementar.

    FONTE: LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001.

  • Regime complementar tem caráter facultativo,ou seja, vc adere se quiser.
  • REGIME COMPLEMENTAR TEM CARÁTER FACULTATIVO, OS ÚNICOS OBRIGATÓRIOS SÃO O REGIME GERAL OU O REGIME PRÓPRIO.

  • ERRADO

    FUNCIONÁRIO EFETIVO = REGIME PRÓPRIO

  • regime previdenciário complementar é de caráter---------FACULTATIVO.

  • O Regime Próprio de Previdência Complementar é uma previdência privada de caráter complementar destinada aos servidos públicos de cargos efetivos, organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, facultativo, e baseado na constituição de reservas que garantam o benefício, de acordo com o art. 1º da Lei Complementar 109/2001.


    Nesse sentido, por ser a previdência complementar optativa e não obrigatória, não é compulsória a adesão de Paulo.


    Gabarito do Professor: ERRADO
  • GABARITO: ERRADO.

  • Errado

    Regime Próprio = Obrigatório

    Previdência Complementar = Facultativa

  • "Regime Próprio = Obrigatório

    Previdência Complementar = Facultativa"

    FONTE:Tiago (qconcurso)

  • paulo, sortudo

  • paulo, sortudo