SóProvas


ID
2782243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão arquivística, julgue o item a seguir.


O arquivo permanente é destinado à guarda de documentos que perderam seu valor administrativo, mas que ainda possuem valor legal ou histórico.

Alternativas
Comentários
  • O arquivo permante ou de terceira idade possui valor secundário/histórico/probatório/informativo

     

    Fonte: Ronaldo Fonseca

  • CORRETA

     

    ARQUIVO PERMANENTE ------------------------------------> VALOR SECUNDÁRIO, PROBATÓRIO, INFORMATIVO, HISTÓRICO, CULTURAL.

     

    ARQUIVO CORRENTE E INTEMEDIÁRIO ---------------> VALOR PRIMÁRIO, ADMINISTRATIVO, JURÍDICO, FISCAL.

  • Minha parte eu fiz, meti recurso nessa questão.. Arquivo permanente legal?? Zoando, né... várias questões da própria banca afirmando o contrário...

  • Lei 8.159 Art. 8º § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

     

    Questão passível de recurso já que a lei não prevê isso no seu texto.

     

     

     

     

  • Gabarito (C)

    Lei 8.159 Art. 8º § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, PROBATÓRIO e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    "PROBATÓRIO - Valor intrínseco de um documento de arquivo que lhe permite servir de prova LEGAL."

    Acho que a banca "pensou" dessa maneira.

  • Valor probatório não quer dizer valor legal. Probatório pq provam o que ocorreu num determinado período. Peçam comentários do prof.

  • Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente Administrativo

    texto associado   

    No que se refere ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.

    Os documentos do arquivo permanente têm valor probatório e(ou) informativo.

    CERTO

    SE TEM VALOR PROBATÓRIO = É LEGAL

     

  • Legal?

    Eu tenho nos meus resumos q isso seria na 1 e 2 fase. Nao na fase permanente.. 

     

     

    Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Analista Administrativo - Área 4 - Arquivologia Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; 

    Os documentos que formam os arquivos correntes podem ser encontrados em todas as unidades ou todos os setores de trabalho de uma organização e são caracterizados pela possibilidade de terem valor administrativo, técnico ou legal.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    Ano: 2008

    Banca: CESPE

    Órgão: ME

    Prova: Arquivista

    Os valores fiscal e legal podem ser encontrados nos documentos considerados permanentes.

    ERRADO

     

     

     

     

    Ano: 2011

    Banca: CESPE

    Órgão: CNPQ

    Prova: Assistente

    Resolvi certo

    texto associado   

    A transferência de documento do arquivo corrente para o arquivo intermediário é determinada pela diminuição da demanda desse documento, apesar de ele possuir valor administrativo, legal ou fiscal que justifique sua guarda.

     

    CERTO

     

     

    Entao cespe, nao venha com chorumelas.... 3 questoes cobrando exatamente o OPOSTO!!!!!!!!!!!!

  • Houve equívoco do cespe... Arquivo permanente = Valor secundário = Perde os valores Adm / Legal / Fiscal.  O que se mantém é Sigilo conferido pela tabela de temporalidade, enquando durar...

  • Muita gente que acertou comeu foi mosca. Passou despercebido o termo "legal".

  • Essa banca é uma instituição criminosa

  • Valor Legal na fase permanente, é brincadeira essa banca!

  • Gente! Isso não pode acontecer!!

  • Alow assinantes, vamos indicar para comentário todas as questões que ainda não tem comentário do professor, afinal tais comentários fazem parte do nosso pacote.

  • Se um documento, inserido no arquivo permanente, possui valor probatório, é lógico que ele possui valor legal.

     

    Acertei, e o professor do Afacon também falou que está certo.

  • Desde o início da minha jornada como concurseira, sempre me ensinaram que o valor legal corresponde aos documentos de valor primário. Aí vem a banca e diz que os permanentes são legais também. E tem gente que concorda. Tá bom.

  • Esse "legal" entendo que está inserido no contexto de valor, e não de legalidade em sentido formal.

  • O arquivo permanente é destinado à guarda de documentos que perderam seu valor administrativo, mas que ainda possuem valor legal ou histórico.

    Comentários: os documentos primários possuem valor administrativo, fiscal e legal. Já os documentos secundários possuem valor histórico, cultural, probatório e informativo. Portanto, a questão erra ao dizer que os documentos permanentes possuem valor legal.

    Gabarito Extraoficial: E

     

  • Também creio que o gabarito deveria ser alterado para ERRADO. Senão, vejamos:

    Corrente ou 1º idade/ativo/primário/ativo (imediato): Também chamado de arquivo de movimento ou arquivo de gestão, é composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico e por isso precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador/usuário direto. São documentos que apesar de não utilizados com frequência elevada, têm grande potencial de uso. Os documentos que formam os arquivos correntes podem ser encontrados em todas as unidades ou todos os setores de trabalho de uma organização e são caracterizados pela possibilidade de terem valor administrativo, técnico ou legal.

    Intermediário ou 2º idade/semi-ativo/primário/purgatório/temporário: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo preventivo para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário. Não precisam estar perto dos usuários, pois há uma redução da frequência de uso, mas cujos órgãos que os receber ou produzir ainda pode solicitá-los para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado.>>> Centralizado, arquivo central, armazena grande quantidade por baixo custo, racionalização, baixa utilização;

    Os arquivos intermediários abrigam documentos pouco utilizados e consultados, mas que ainda devem ser mantidos por razões legais, jurídicos, fiscais ou administrativas. Esses documentos devem ser mantidos o mais afastado possível dos locais de trabalho para que não "congestionem" as vias normais de trabalho e a utilização dos documentos de fase corrente. O uso, tanto na fase corrente quanto na fase intermediária, são iguais, o que muda é a frequência de consulta dos documentos, pois esta sim é que vai diferenciar o modo corrente do intermediário.

     

  • A BANCA JÁ DEU SEU GABARITO DEFINITIVO -----------> QUESTÃO ESTÁ CORRETA.

     

    VIDA QUE SEGUE!!!!

  • O arquivo permanente realmente guarda os documentos de arquivo que
    possuem valor histórico, probatório, informativo, legal, etc., mas que perderam o valor
    primário/administrativo/funcional.

    Estratégia Concursos

  • CERTO

    Os arquivos permanentes são formados por documentos que perderam seu valor administrativo, fiscal ou legal, mas que, por ainda ostentarem valor secundário (eminentemente histórico, informativo ou probatório), são conservados em arquivos permanentes até o fim dos tempos .

  • Não adianta querer comentário, esses professores do QC sempre dão um jeito de justificar o gabarito da banca, não importa quão absurdo seja.

  • O arquivo é o conjunto de documentos que foram produzidos como consequências das atividades administrativas. Em outras palavras, os documentos de arquivo são produzidos com finalidades administrativas.

    Ocorre que esta utilidade administrativa possui um "prazo de validade'. ou seja, conforme o tempo passa, essa utilidade se reduz, até ser nula.

    Pode ocorrer de o documento ter, além do valor administrativo, o valor histórico ou cultural. Para esses documentos, o destino é o arquivo permanente.

    Gabarito do professor: Certo
  • Também errei a questão. Mas segundo o DBTA, parece que o valor legal atravessa todo o ciclo vital dos documentos.

    Valor legal

    Valor que um documento possui perante a lei para comprovar um fato ou constituir um direito.

    Ver também valor probatório.

    Valor probatório

    Valor intrínseco que permite a um documento de arquivo(1) servir de prova legal.

    Ver também valor legal.

    Valor permanente

    Valor probatório ou valor informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo(1). Também chamado valor arquivístico ou valor histórico.

    Ver também valor secundário.

    Valor primário

    Valor atribuído a documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.

  • Conforme a explicação do prof do QC

    Autor: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia

    O arquivo é o conjunto de documentos que foram produzidos como consequências das atividades administrativas. Em outras palavras, os documentos de arquivo são produzidos com finalidades administrativas.

    Ocorre que esta utilidade administrativa possui um "prazo de validade'. ou seja, conforme o tempo passa, essa utilidade se reduz, até ser nula.

    Pode ocorrer de o documento ter, além do valor administrativo, o valor histórico ou cultural. Para esses documentos, o destino é o arquivo permanente.

    Gabarito do professor: Certo

    Tá, e sobre o valor legal que a questão citou?

  • é exatamente essa a definição de arquivos permanentes. É um local que armazena documentos que cumpriram as funções pelas quais foram criados (valor primário) e adquiriram outra utilidade para a instituição, que é o valor secundário, ou seja, eles servirão como documentos históricos, culturais, probatórios ou informativos.

    -Ah, professora, mas a questão usa o termo "legal" que é característico dos arquivos correntes e intermediários, ou melhor, dos valores primários.

    Pessoal, a única explicação para essa questão ter sido considerada correta tendo o valor legal associado ao valor secundário, é se a banca considerou que o termo legal é, semanticamente falando, sinônimo do termo probatório. É uma explicação excelente? Não, mas é o que temos, ok?

    Então quando a banca diz "mas que ainda possuem valor legal ou histórico", ela está dizendo "mas que ainda possuem valor probatório/de prova/para questões legais ou histórico".

    Do contrário, temos apenas mais uma questão que o CESPE não analisou os prováveis recursos como deveria.

    Resposta: certa

  • CESPE MUDOU PARA CEBRASPE. O CORRETO SERIA PARA CESPEGADINHA. IMPORTANTE PARA ELA NÃO É AVALIAR CONHECIMENTO, MAS FAZER VOCÊ ERRAR COM QUESTÕES QUE NÃO ADMITEM RESPOSTAS CERTAS NEM ERRADAS. POREM, SE ELA QUISER QUE SEJA CERTA, ESTÁ CERTO. SE ELA QUISER QUE ESTEJA ERRADA, ESTÁ CERTO. PRA MIM, É UMA BANQUINHA FULEIRA.

  • GAB.: CERTO

    .

    Contudo, discordo do gabarito. Valor PROBATÓRIO é diferente de valor LEGAL.

    .

    Valor Jurídico-legal (primário): Documentos que envolvem direitos e deveres do cidadão para com o Estado e vice-versa, sendo os que produzem efeito perante os tribunais, regulamentam as questões externas e internas do órgão. Está presente nos arquivos CORRENTE e INTERMEDIÁRIO.

    Valor Probatório (secundário): Valor que permite a um documento de arquivo servir de prova legal. Refere-se à história e à ação do órgão, pois são o registro da existência e do funcionamento do órgão. Está presente nos arquivos PERMANENTES.

    .

    ARQUIVO PERMANENTE:

    Terceira e última fase do ciclo de vida dos documentos de arquivo. É composta pelos conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados pela instituição. Quando o documento chega à fase permanente, deve ser arquivado de forma definitiva e jamais poderá ser eliminado. Nesta fase do ciclo vital ele passa a interessar mais aos pesquisadores (fins científicos, sociais e culturais) do que aos produtores. Os arquivos dessa natureza situam-se em lugares acessíveis e dotados de salas de pesquisas para atender ao público.

  • GAB. CERTO

    Art. 8º, § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    Lei 8.159/91.

  • Desde de quando comecei estudar arquivologia , aprendir que os arquivos permanentes são os que têm valor probatório, informativo , cultural e histórico. Não consigo entender o entendimento dessa banca . O comentário da professora não foi tão útil.

  • Se possui valor legal logo incluiria documentos que ainda estão no prazo precaucional e assim não podem ser eliminados, devendo aguardar o prazo no arquivo intermediário.

  • Certo

  • Difícil estudar contra quem descontrói(erroneamente) todo conhecimento.

  • Não sei para quê o QC coloca um professor para responder o que todos já sabemos, em vez de tentar elucidar a dúvida marcante da questão. Aí não né QC !

  • Errei por ter pensado que LEGAL era corrente/intermediário, ou seja, valor primário

  • Putz!! Pensei que valor administrativo, legal (jurídico) e fiscal era da fase primária. E histórico, científico, etc., era da fase secundária.

  • O que é pior, a banca não mudar o gabarito para errado, ou o professor concordar com uma questão alegadamente errada(por outras questões da própria banca)?

  • Gab. C

    A banca deve ter se apoiado na literatura de BERNARDES e DELATORRE...

    Bernardes e Delatorre (2008, p. 10) afirmam que a gestão documental assegura o cumprimento de todas as fases do documento: corrente, intermediária e permanente. Assim, garantindo o efetivo controle do documento desde sua produção até sua destinação final.

    Os documentos são preservados em definitivo em razão de seu valor histórico, testemunhal, legal, probatório e científico-cultural. Como fonte de pesquisa são liberados para consulta, sendo permitido o acesso ao público em geral (BERNARDES; DELATORRE, 2008, p. 10).

    Fonte: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/2834/1/SILVA%2C%20Nathalia.pdf

  • CESPE = CENTRO ESPECIALIZADO EM SABOTAGEM, PUTARIA E ESCÂNDALOS.

  • corrente -> legal (jurídico) é corrente

    caberia recurso

  • Valores Primários: Fiscal, Administrativo, Legal

    (FAL)

    Valores Secundários: Cultural, Histórico, Informativo e Probatório

    (CHIP)

  • Pq o professor só coloca o obvio e não responde a questão?

  • (perderam seu valor administrativO)

    ALGUEM ME EXPLICA ?

  • Arquivo permanente ou terceira idade:

    - Refere-se à guarda de documentos que devem ser conservados definitivamente por valor histórico ou documental;

    Não possui mais valor administrativo.

    -Secundário

  • cabe recurso

    Ano: 2019 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Julgue o próximo item, relativo ao princípio e conceito da ciência arquivística.

    O recolhimento de documentos para guarda permanente justifica-se tão somente em função do seu valor histórico documental.

    Certo

  • Só se for 'legal' no sentido de descolado!!!!

  • Eu acredito que a melhor interpretação para a expressão "valor legal" está no art. 10 da Lei 8.159/1991: "Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis". O valor é "legal" porque a própria lei exige a guarda permanente de documentos que adquiriram valor secundário. Até agora, não vi nenhuma questão, pelo menos do CESPE, que traga a expressão "valor legal" isolada. Então, vale a dica para questões futuras: se a banca trouxer "valor legal ou histórico" de novo, é bem provável que esteja correta.

  • "Valor Legal" é uma referência ao Valor Probatório dos documentos de Arquivo Permanente:

    "Valor permanente:

    Valor probatório ou informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo.

    -Valor probatório:

    Valor intrínseco (em razão do seu conteúdo, circunstâncias de produção, assinaturas ou selos) que permite a um documento de arquivo servir de prova legal.

    -Valor informativo:

    Valor que um documento possui pelas informações nele contidas, independentemente de seu valor probatório."

    Fonte: PDF Estratégia

  • Não concordo com gabarito.

    arquivo correte e intermediário têm valores ADMINISTRATIVO , LEGAL E FISCAL= "FLA de flamengo"

    já o arquivo permanente tem valor histórico, probatório e informativo.

  • valor legal? ta de sacanagem

  • Questão Gato de Schrodinger...

  • a cespe pegou pesado nessa ai

  • Valor legal? Teu c*.