SóProvas


ID
2782279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

      Documento arquivístico é um conjunto de dados estruturados, apresentados em uma forma fixa, representando um conteúdo estável, produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica (pública ou privada), no exercício de uma atividade, em observância aos requisitos normativos da atividade à qual esteja relacionado, e preservado como evidência da realização dessa atividade.

Vanderlei Batista dos Santos. A arquivística como disciplina científica: princípios, objetivos e objetos. Salvador: 9Bravos, 2015 (com adaptações).

A partir do fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir, acerca de noções de arquivística.


Todo documento arquivístico deve ser dotado de completeza, isto é, deve conter todos os elementos intrínsecos e extrínsecos exigidos por quem o produziu e pelo sistema jurídico-administrativo a que pertence, de modo a ser útil para a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Completeza --> Atributo de um documento arquivístico que se refere à presença de todos os elementos intrínsecos e extrínsecos exigidos pela organização produtora e pelo sistema jurídico-administrativo a que pertence, de maneira a ser capaz de gerar consequências.

     

    http://www.conarq.gov.br/images/ctde/Glossario/2014ctdeglossario_v6_public.pdf

  • CERTO

    Completeza deve conter todos os elementos intrínsecos e extrínsecos exigidos por quem o produziu e pelo sistema jurídico-administrativo a que pertence, de modo a ser útil para a sociedade.

  • Entrei com recurso nessa questão alegando que nem todo documento deve ser útil à sociedade. Existem documentos que são de utilidade exclusiva às atividades internas do órgão, sendo eliminados ainda no arquivo corrente e jamais franqueados à sociedade.

  • atá... vou gerar um documento com o pagamento da luz aqui da empresa e ele vai ser util para meu vizinho... por favor né cespe.. Se pelo menos tivesse copiado o conceito de modo literal.. Essa questão tá completamente errada.. E o pior de tudo, é sinal q botaram um estagiario para fazer questões de arquivologia.. bem q eu estranhei as questões do STM, estavam faceis d +

  • Exatamente , Fabricio! Os que podem vir a ser úteis para a sociedade são documentos de bibliotecas ou museus, mesmo assim com ressalvas.

  • Frabricio Brito, concordo com você. Quando falam sobre ser úteis à sociedade estao se referindo a museus e bibliotecas. 

  • Penso que a questão não diz que os Arquivos serão obrigatoriamente úteis a sociedade, mas sim que poderão dentro dessas definições 

  • Já estava cravando no Certo, quando olhei essa parte do "úteis a sociedade" e pensei não obrigatóriamente pois se um arquivo serviu somente a sua instituição e foi eliminado diretamente não vai ter essa função... Errei
  •  

    Completeza: atributo de um documento arquivístico que se refere à presença de todos os elementos intrínsecos e extrínsecos exigidos pela organização produtora e pelo sistema jurídico-administrativo a que pertence, de maneira a ser capaz de gerar consequências.

    Tradução do Termo: Completeness (Inglês)

    Conceito Associado: Confiabilidade Elemento Extrínseco Elemento Intrínseco

    http://www.conarq.gov.br/images/ctde/Glossario/2014ctdeglossario_v6_public.pdf

  • Nunca ouvi dizer que documentos de arquivos necessariamente precisa ser util para sociedade, se for um documento inerente somente aquela organização? Se for um documento que será eliminado? que serve somente para aquele momento corrente? Documento de arquivo não é como uma coleçao de biblioteca ou um item de museu que é necessariamente util para sociedade, alguem me explica esta questão? A Cespe não tem mais o que inventar 

  • Acho interessante indicar esta questão para o comentário do professor.

  • Gabarito preliminar da banca Certo.

     

    No meu entender Gabarito Errado

     

    No meu ponto de vista creio que essa questão terá o gabarito Alterado, pois o valor primário dos documentos é ser útil ao órgão que pertence, caso seja passado para o arquivo permanente da ir sim ele terá valor útil para a sociedade, pode se encaixar em uma biblioteca ou museu, consulta ao público, agora imagina só os documentos que são feitos em prol de um Órgão exemplo INSS que tem a  sua função administra qualquer pessoa, ou seja, A sociedade pode ir lá ver ele ? Claro que não. Logo é incabível esse gabarito com todo respeito.

     

    Observação minhas palavras em cima. agora vamos aos conceitos sobre a função de um documento de arquivo

     

                                                                  * Valoração dos Documentos

     

    *Valor administrativo: O valor administrativo, também chamado de primário, refere-se ao valor que o documento apresenta para o funcionamento da instituição. É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com objetivo administrativo) e por isso está presente em todo documento quando de sua criação. É um valor temporário, ou seja, todo documento, em determinado momento de sua existência, perderá seu valor administrativo, quando atingir todas as finalidades que se possam esperar do mesmo para o funcionamento da instituição. Este valor também é chamado, por alguns autores, de valor funcional, em virtude de suas características.

     

    Também pode ser chamado de:

    valor primário.

    valor histórico.

    .

     

    *valor primário

     

    VALOR PRIMÁRIO (Imediato): manifesta-se sob três diferentes tipos, ou seja:

    1. Valor Administrativo - documentos que envolvem política e métodos e que são necessários para a execução das atividades do órgão.

    Exemplos: Planos, Programas de Trabalho, Relatórios etc;

    2. Valor Jurídico ou Legal - documentos que envolvem direitos a curto ou a longo prazo do Governo ou dos cidadãos, e que produzem efeito perante os tribunais.

    Exemplos: Acordos, Contratos, Convênios etc;

    3. Valor Fiscal - documentos que se referem a operações financeiras e à comprovação de receitas e despesa geradas para atender às exigências governamentais.

    Exemplos: Notas Fiscais, Receitas, Faturas etc.

     

    *Valor histórico.

    Valor histórico: O valor histórico, também chamado de secundário, refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados, quando passa a ser considerado fonte de pesquisa informação para terceiros e para a própria administração. O documento, após perder seu valor administrativo, pode ou não adquirir valor histórico, e uma vez tendo-o adquirido, este se torna definitivo, ou seja, o documento jamais o perderá.

  • CERTO.

    "(...) A gestão documental contribui decisivamente para atender às demandas da sociedade contemporânea por transparência nas ações de governo e acesso rápido às informações."

    Bernanrdes, Ieda Pimenta. & Delatorre, Ilda. Gestão Documental Aplicada. Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP.

     

     

  • Doutrina Cespe. Documento de arquivo só é útil a sociedade depois de recolhido ao arquivo permanente. Tá de brincadeira!

  • É revoltante se matar de estudar e ver uma questão ridícula dessa como certa!!!!! Se eu marcasse certo, o cespe diria que era errado justamente por ser útil PRIMEIRO à Organização. Mais uma questão em que a banca ESCOLHE o gabarito.

    #selenhar

  • Ridicula, essa questão. Deveria ser anulada.

  • QUE LAMBANÇA!

  • Errei por considerar o "TODO" então o meu resumo aqui que to alterando deve ser útil para a sociedade ? rs uai...

  • Gabarito definitivo saiu hoje e adivinhem...

    O STC continua entendendo que essa questao esta certa

  • Todo?????? brincadeira!

     

  • Indiquem para comentário!

    Quero ver como o professor vai justificar esse negócio aí...

  • Questão certa, ele fala intrínseco e extrínsecos , isto é, para dentro e para fora da organização, fora sociedade. Posso tá errado.

  • gabarito "certo".

    motivo: ele leva em consideração a concepção do autor do texto, e não o que de fato é o certo pela arquivologia. é uma pegadinha muito da forte.

  • Alguém sabe dizer se o cargo de auxiliar institucional - área 2, era pra alguma área específica relacionada a arquivologia? Ou era só técnico administrativo mesmo.

  • acertei aqui no QC mas confesso que tbm fiquei na dúvida sobre "útil a toda sociedade".

  • Uai, mas a finalidade do arquivo não é servir à administração? SOCIEDADE???? a meu ver, isso é mais biblioteca. DIfícil de lidar viiiiu.... gabarito pode ser c e.

     

    #francamente

  • Juro que tentei entender esse gabarito, mas não deu...

    (De modo que) = exprime consequência.

    Mas em que raios todo arquivo vai possuir utilidade a sociedade, principalmente quando a questão fala de "todos os elementos intrínsecos e extrínsecos".

    Se pensar demais você erra;

    Se pensar de menos você erra;

  • Gabarito: Certo

     

    Embora saiba que não devemos brigar com a banca, mas os meus documentos que fazem parte do meu arquivo privado não são para atender a sociedade.

  • A banca disse 'sistema juridico e administrativo' partindo disso consegui acertar . Bons Estudos galera!!

     

  • Sim Eva o cargo de auxiliar área 2 é referente à área de arquivologia do ensino médio, auxiliar área 1 era área administrativa ensino médio

  • Comentndo pra guardar a questão. Desculpe aos demais colegas.
    Foco, força e fé na luz, pois ela nos iluminará o caminho e nos guiará à vitória.

  • Completeza

    Atributo de um documento arquivístico que se refere à presença de todos os elementos intrínsecos e extrínsecos exigidos pela organização produtora e pelo sistema jurídico- administrativo a que pertence, de maneira a ser capaz de gerar conseqüência.

    Tb. Elementos intrínsecos; Elementos extrínsecos.

     

    Isso está em um documento do Conarq. Desnecessário, cespe.

  • Entendo que ele não disse que será necessário ser útil a sociedade, e sim que poderá ( a ser) útil a sociedade. Ao meu ver não cabe recurso.

    Tentem não procurar pêlo em ovo no CESPE que é melhor. 

    Mas que a questão está bem confusa, sim ! 

     

  • Questão confusa...
    INDIQUEM PARA COMENTÁRIO
     

  • a famosa questão tanto faz o gabarito

  • Questao ta clara como agua 

  • Gente, a questão se refere ao valor de quem produziu e ao sistema jurídico, logo ela restringe à valor primário. E como sabemos, valor primário necessariamente tem que ser útil à sociedade (como definido pela CONARQ). LOGO, O GABARITO ESTÁ CERTO.
  • CERTO.

     

    Conselho Nacional de Arquivo - CONARQ:

    Completude: atributo de um documento arquivístico, se refere à presença de todos os elementos intrínsecos e extrínsecos exigidos pela organização produtora e pelo sistema jurídico-administrativo a que pertence, de maneira a ser capaz de gerar consequências.

     

    Relacionada ao momento de criação: confiabilidade, autenticidade e completude...

    #Concordo, questão fod*.

  • Questão estranha!

    Gab.: CERTO

  • FOI SÓ EU QUE VIR A PEGADINHA NA PALAVRA= ``SOCIEDADE``. 

    PARA MIM SERIA ADMINISTRAÇAO.

    ESSA FOI PARA LASCAR QUEM ESTUDA FOCADO E CHEGA NA PROVA E CAI EM UMA PEGADINHA DESTA.

    CESPE VOCE NÃO É DE DEUS.

    PALAVRAS DO PROFESSOR SIDNEY MARTINS: `CUIDADO COM AQUELE AVALIADOR SALAFRARIO, SAFADO E VAGAGUNDO 

    QUE QR TE DERRUBAR NA HORA DA PROVA `.KSSKSKSK

    RUMO AO TOPO GALERA.

  • Questão feita pra quem estudou bem arquivologia, por isso colocaram "sociedade"

  • "de modo a ser útil para a sociedade", tá certo isso? 

  • Tá Serto.

  • Mais uma súmula vinculante do Cespe. Ehrhhe esses caras são sinistros.
  • Concordo com os colegas. Não é possível afirmar que todos documentos serão úteis à sociedade, visto que muitos arquivos são de mero expediente e usados internamente.

  • a teoria da relatividade de Einstein consegue fundamentar o gabarito dessa questão

  • UMA DICA (Q também serve p mim)

     

    Se for ficar lutando achando que não está correta a questão NUNCA VAI PASSAR em concurso do cespe!

    TEM Q ACEITAR ENTENDER E TENTAR NÃO ERRAR MAIS!!!

     

    :) Vamos conseguir!

  • Toda questão questão polêmica e duvidosa igual a essa o que deve ser colocado em prática é indicar para comentário do professor. Foi o que eu fiz.

  • Essa praga do "Jota K" so pode ser do Tec concursos que veio infernizar aqui, nao é possivel!! 
    Ja bloquiei e reportei, ja basta aturar a Cespe agora tenho que aturar isso tmb, para né

  • Servidora 2019 o cargo era pra técnico na aréa de arquivologia.

  • O documento de arquivo é naturalmente considerado autêntico, ou seja, entende-se que o mesmo cumpriu todos os requisitos necessários à sua validade.

    Esses requisitos são os exigidos pelos sistemas, como tamanhos predefinidos, tipos de textos e linguagens, organização da informação (fontes, recuos, medidas de texto, alinhamentos, etc) símbolos gráficos, marcas específicas, assinaturas, etc.

    Salvo legítima prova em contrário, todo documento de arquivo é autêntico (válido) e fidedigno (traz informações em conformidade com os fatos).

    Gabarito do professor: Certo
  • achei que era questão de português, parei no completeza e marquei errado... Aliás, existe uma enorme diferença entre a definição do CONARQ trazida por colegas abaixo e a afirmativa do cespe. ´´de modo a ser útil para a sociedade´´ é uma afirmação que possui juízo de valor. ´´de maneira a ser capaz de gerar consequências´´ não tem juízo de valor; ou seja, útil ou não para a sociedade, o documento de arquivo será capaz de gerar consequências.

  • Tem questão que a gente erra e fica feliz por errar.

  • Galera, pega por exemplo um memorando. existem elementos que são levados em conta para a elaboração de um entendeu? se não tem esses elementos não é um documento que se leve em conta para tal função, é isso que a questão quer dizer. Tem haver com a característica de autenticidade que é levada em conta em alguns documentos.

  • Certo.

    Completude: atributo de um documento arquivístico, se refere à presença de todos os elementosintrínsecos e extrínsecos exigidos pela organização produtora e pelo sistema jurídico-administrativo a que pertence, de maneira a ser capaz de gerar consequências.

    Instagram:sergioo.passos

  • Aquela questão em que a gente fica feliz em ter errado e, ao mesmo tempo, sem saber se na hora da prova a inovação da Cespe nessa questão é que vai valer ou a doutrina.

  • Errei por julgar que um documento de arquivo não é pra ser útil à uma sociedade e sim, para a instituição (pessoa física ou jurídica) que a criou. Alguém tb seguiu essa linha de raciocínio?