SóProvas


ID
2782300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos princípios da arquivologia, julgue o seguinte item.


De acordo com o princípio de respeito aos fundos, princípio básico da arquivologia, o documento deve pertencer ao local de sua origem e não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado


    Princípio da proveniência – consiste em deixar os documentos de determinada instituição ou pessoa agrupados sem misturá-los aos arquivos provenientes de outras administrações, instituições ou pessoas (físicas ou jurídicas). Por esse princípio, os gestores da documentação devem levar em conta a origem administrativa dos documentos, ou seja, sua proveniência, não misturando seus documentos com documentos de origem distinta. Este princípio fixa a identidade e origem do fundo, define-se como o princípio fundamental segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com os de outra proveniência.

    Princípio da territorialidade/pertinência territorial - define o domicílio legal dos documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido.  Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuando-se os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

    Fonte: 
    https://www.arquivologiaparaconcurso.com/tpicos-de-arquivologia


    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Então, no meu entendimento, a questão tentou confundir os dois princípios supracitados, por isso está errada (me corrijam se eu estiver errada mandando uma mensagem privada, por favor).

     

  • ❌De acordo com o PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE (princípio de respeito aos fundos), princípio básico da arquivologia, o documento deve pertencer ao local de sua origem e não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação. 

     

    Sobre o Princípio do Respeito aos Fundos

    Banca: CESPE

    Órgão: TRE-MT

    Esse princípio determina que os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivo devem ser mantidos reunidos.

     

     

    Banca: CESPE

    Órgão: DPU

    Refere-se ao respeito à organicidade e ao fluxo natural e orgânico com que os documentos foram produzidos.

     

     

    Banca: CESPE

    Órgão: ABIN

    De acordo com o princípio da proveniência, ou de respeito aos fundos, os documentos acumulados por diferentes pessoas jurídicas devem ser mantidos separados, pois não podem ser misturados.

     

     

  • G: Errado

    Principio Proveniencia: Principio do respeito ao fundo/Cada um no seu fundo.

  • GABARITO: ERRADO

     

    A questão tentou confundir o princípio da PROVENIÊNCIA/RESPEITO AOS FUNDOS com o princípio da TERRITORIALIDADE/PERTINÊNCIA TERRITORIAL

     

    Princípio da PROVENIÊNCIA/RESPEITO AOS FUNDOS/ORGÂNICO-ESTRUTURAL: é deixar os documentos de determinada pessoa/instituição agrupados SEM MISTURÁ-LOS com os arquivos de outras pessoas/instituições. Tem mais enfoque nas RELAÇÕES DOS DOCUMENTOS.

     

    Princípio da TERRITORIALIDADE/PERTINÊNCIA TERRITORIAL: os arquivos devem ser conservados em serviço de arquivo do TERRITÓRIO no qual FORAM PRODUZIDOS OU ACUMULADOS

    Exceção a esse princípio: documentos de representações diplomáticas e resultantes de operação militar.

     

  • Respeito aos Fundos/Proveniência: É o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo e, é ele que fundamenta (serve de base) os principais procedimentos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas. Conforme o princípio de respeito aos fundos, o arquivo produzido por uma instituição não deve ser misturado (armazenado) aos de outras entidades geradoras. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, entende-se o conjunto de documentos de uma mesma proveniência, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora (entidade, órgão ou pessoa física) devem ser mantidos em um mesmo fundo (conjunto documental). Esse princípio delimita externamente o fundo. Os procedimentos adotados nos arquivos (classificação, protocolos, avaliação, arquivamento, etc) devem ter como base o interesse administrativo no acesso e uso da informação, ou seja, devem ser executados sempre para atender às necessidades da instituição que produziu o documento, considerando que este é direta e intimamente ligado às suas atividades. Sendo assim, a ligação entre o documento e a instituição produtora jamais pode ser ignorada, conforme determina o princípio da Proveniência.

    Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos.

     

    Territorialidade: Princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Define o domicílio legal dos documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido. Os arquivos devem ser conservados em serviço de arquivo do território no qual foram produzidos ou acumulados, exceto os documentos de representações diplomáticas e resultantes de operação militar.

  • Cespe adora trocar conceitos.
  • GAB: ERRADO! 

    O cespe trocou TERRITORIALIDADE por RESPEITO AOS FUNDOS. 

     

    DICA: Quando a questão falar em local de origem, não pode sair da sua Jurisdição, e etc... sempre será TERRITORIALIDADE! 

     

    BONS ESTUDOS! DESCANSE NOS BRAÇOS DE DEUS. 

  • Gabarito Errado.

     

    Parte em vermelho que está errada.

     

    De acordo com o princípio de respeito aos fundos, princípio básico da arquivologia, o documento deve pertencer ao local de sua origem e não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação.

     

    Na verdade é o princípio Territorial. e não respeito aos fundos.

     

    *Princípio da proveniência, procedência.

    *Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

     

    *o respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.

     

    Princípio da Territorialidade

    Princípio da Territorialidade dizem que os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Foi criado por questões territoriais no Canadá.

  • Princípio da territorialidade: segundo esse princípio os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo, portanto, a ele pertencer.

    .

    George Melo Rodrigues

  • proveniência, procedência ou respeito aos fundos: respeito a origem dos doc’s organizados por fundos ou núcleos não sendo misturados a outras fontes.

    fundo fechado: não recebe acréscimos de doc’s. não esta em atividade

    fundo aberto: podem ser acrescentados novos doc's

    territorialidade: os arquivos devem fazer parte do território no qual foram criados.

  • Errado! Princípio da Territorialidade!
  • ERRADO.

     

    A questão mistura os conceitos dos princípios da proveniência e proveniência territorial.

     

    Princípio da proveniência x Proveniência territorial x Pertinência territorial

     

         princípio da proveniência (princípio de respeito aos fundos) → não se deve misturar os arquivos de uma unidade produtora com outra.

         proveniência territorial  (derivado do princípio da proveniência) os arquivos deveriam ser mantidos no território que foram produzidos. Exceção: documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

         pertinência territorial (oposto ao princípio da proveniência) → os arquivos deveriam ser transferidos para o território ao qual se reporta o seu conteúdo.

     

     

    Abaixo segue conceitos retirados do DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística.

     

    princípio da proveniência

        Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

     

    proveniência territorial

      Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

     

    pertinência territorial

        Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.

     

    fundo

         Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo.”


     

    Procedência X proveniência

    "procedência
         Termo em geral empregado para designar a origem mais imediata do arquivo, quando se trata de entrada de documentos efetuada por entidade diversa daquela que o gerou. Conceito distinto do de proveniência." (DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística.)

     

    "O presidente do CONARQ diz que, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia, há uma distinção entre procedência e proveniência. A proveniência trata de quem produz o arquivo e a procedência trata da entrada de documentos efetuada por entidade diversa daquele que o gerou. Em muitos casos, o órgão de proveniência é o mesmo de procedência."  (http://conarq.arquivonacional.gov.br/reunioes-plenarias/228-ata-da-55-reuniao-plenaria-ordinaria-do-conarq.html)

     

     

  • Caso saiba os significados de Proveniência e Pertinência, saberá resolver a questão.

     

    - PROVENIÊNCIA = Lugar de onde se origina (algo); origem, fonte, procedência.

     

    - PERTINÊNCIA = Aquilo que concerne ao assunto (conteúdo dos documentos)

  • Nossa, nãããão!

    Respeito aos fundos = procedência = proveniência = documento produzido por uma entidade, não deve se misturar com o produzido por outra. 

  • De acordo com o princípio de respeito aos fundos, princípio básico da arquivologia, o documento deve pertencer ao local de sua origem e não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação.

    Territorialidade .... os arquivos seguem o destino do local emanado ou que influenciou em sua produção; 

    Proveniência / Procedência / Respeito aos Fundos ....os arquivos devem manter a mesma fonte, família ou entidade produtora, não se pode misturar fontes;

    ERRADA

  • documento deve pertencer ao local de sua origem ===> TERRITÓRIO

  • Princípio da territorialidade
  • Princípio de Respeito aos fundos/ Proveniência / Orgânico-Estrutural => Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtora. Ocorre um maior enfoque na relação intelectual dos arquivos do que na relação física.

    A questão aborda sob este princípios:

     Princípio da Territorialidade – dizem que os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles.

  • Gabarito: errado

     

    De acordo com o princípio de respeito aos fundos, princípio básico da arquivologia, o documento deve pertencer ao local de sua origem e não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação. 

     

    Creio que a parte errada é dizer que não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação.

     

    Porque o princípio aos fundos é aplicado no arquivo permanente e esse será longe do local de sua criação e acumulaçao.

  • Princípio da Territorialidade o qual determina que os documentos devem permanecer no local onde foram produzidos

  • Quando falar em não MISTURAR documentos = Respeito aos fundos
    Permanecer no LOCAL em que foi produzido = Territorialidade

  • ATENÇÃO !!!!

    Principio TERRITORIALIDADE é diferente do principio PERTINÊNCIA TERRITORIAL. Segue os conceitos que anotei da apostila do Estratégia Concursos:

    Territorialidade: Diz que os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Mantidos o mais proximo possivel do local de sua produção.

    Pertinência territorial: O documento deve ser mantido na instituição arquivistica que tenha jurisdição no local a que se refere o assunto tratato, sem considerar a proveniência do mesmo.

     

     

    Fonte:Apostila do estrategia concursos - MPU 2017/2018

     

     

     

    Achei outra explicação, para quem ainda não conseguiu entender a definição acima em um site: http://clips-e-postits.blogspot.com/2007/07/os-princpios-da-arquivstica.html

     

    Bons estudos !!

  • O princípio do Respeito aos Fundos, ou Proveniência, determina que os documentos de arquivo de uma instituição não podem ser misturados aos documentos pertencentes a outras instituições diferentes.

    Ou seja, não tem relação com o local de sua guarda, mas com a maneira como é guardado.

    A determinação de que os documentos de arquivo devem ser guardados no local de produção é do princípio da Territorialidade. Isso por que os documentos de arquivo são importantes fontes de informações sobre a história daquele local.

    Gabarito do professor: Errado
  • o princípio que diz que o documento deve pertencer ao local de sua origem e não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação é o da Territorialidade. O Princípio de Respeito aos Fundos diz que os documentos de uma instituição não devem ser misturados aos de outra instituição.

    Resposta: errada 

  • Princípio do Respeito aos Fundos/Proveniência

    ->>> Arquivos NÃO DEVEM SE MISTURAR com os arquivos de outras entidades.

    FUNDOS DE ARQUIVO -> documentos advindos do mesmo local (mesma proveniência)

    FUNDO ABERTO -> Podem ser acrescentados novos documentos/Entidade ainda funciona

    FUNDO FECHADO -> Entidade extinta

    O conceito narrado foi o do princípio da territorialidade .

    GABARITO: ERRADO

  • Errada a questão fala do princípio da territorialidade.

    preciso fazer uma revisão ativa desses princípios, caso contrário cairei nessas pegadinhas do cespe. :(

    ''não deixe de estudar mesmo na quarentena força guerreiro e guerreira''

    intagram daisyconcurseira22

  • Gab: ERRADO

    Princípio da Proveniência ou Respeito aos Fundos diz que os documentos produzidos por uma entidade não podem ser misturados aos de outras instituições.

  • De acordo com o princípio de respeito aos fundos, princípio básico da arquivologia, o documento deve pertencer ao local de sua origem e não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação.

    ITEM ERRADO.

    A banca trocou os conceitos dos princípios!

    A questão descreve o PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA TERRITORIAL/TERRITORIALIDADE, que prevê que os arquivos devem permanecer em seu local de origem.

    Esse princípio é, conforme o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005)1:

    "Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultante de operações militares."

    ATENÇÃOProveniência territorial é diferente de pertinência territorial

    Cuidado para não confundir o princípio acima com princípio da pertinência territorial, definido pelo Dicionário (2005)1 como:

    "Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual os documentos ou arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos."

    A saber: o princípio de respeito aos fundos, também conhecido como princípio da proveniência, é assim definido, segundo o Dicionário (2005)1:

    “Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras”. 

    Sendo assim, para esse princípio a origem dos arquivos deve ser respeitada no sentido de que os arquivos de uma mesma fonte geradora devem ser mantidos juntos (em um mesmo conjunto documental), não podendo ser misturados aos de outras fontes.

  • ô Senhor, me ajude rsrs

  • respeito aos fundos (proveniência ) - documentos de uma entidade não pode se misturar com o de outras entidades.

  • Falou em local,lembre-se do princ. da terrritorialidade