-
Gabarito Certo
Princípio de Respeito aos fundos/ Proveniência / Orgânico-Estrutural => Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtora. Ocorre um maior enfoque na relação intelectual dos arquivos do que na relação física.
Cespe tem um caso sério com esse princípio.
-
Princípio da PROVENIÊNCIA, procedência ou de respeito aos fundos.
O respeito aos fundos consite em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica.
PROVENIÊNCIA - Origem.
-
Achei que fosse uma pegadinha, KKKK pois:
Princípio ORDEM ORIGINAL OU PRIMITIVA - afirma que a ordem original deve ser mantida materialmente e intelectualmente.
Principio Proveniencia/ Procedencia / respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem mistura-los aos outros provenientes de uma administração, instituiçãoo ou de uma pessoa fÌsica ou jurÌdica. … fundamental o respeito a origem dos documentos. Ou seja, os arquivos devem ser organizados por fundos ou nucleos de uma mesma fonte produtora/geradora, não devendo ser misturados aos de outras fontes.
AAAAAAAAAAA ODEIO ERRAR QUESTÃO ASSIM
-
Os arquivos de uma instituição deverão ser organizados por FUNDO, que é o conjunto de documentos produzidos/acumulados/recebidos no exercício de suas atividades e não poderão ser arranjados com outros documentos de outras instituições, mesmo que de mesma tipologia ou que lhes sejam afim, pois a informação se perderá.
Fonte: Qconcursos.
-
" Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos. "
Marquei errado por conta de "suas funções". Pensei que os motivos basilares desse princípio seriam basicamente a relação entre os documentos e a entidades produtoras, atribuindo aqueles aos fundos destas. Onde entra a função do documento como aspecto preponderante nesse princípio?
-
Fiz essa prova e deixei essa questão em branco no dia por achar que, embora a assertiva faça sentido, a palavra "física" se contradiz nas duas vezes em que aparece. Achei que fosse a típica questão que a banca poderia considerar certa ou errada conforme lhe conviesse.
-
RESPEITO AOS FUNDOS:
Os arquivos de uma instituição deverão ser organizados por FUNDO, que é o conjunto de documentos produzidos/acumulados/recebidos no exercício de suas atividades e não poderão ser arranjados com outros documentos de outras instituições, mesmo que de mesma tipologia ou que lhes sejam afim, pois a informação se perderá.
Fonte: Qconcursos.
-
CERTO.
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA (RESPEITO AOS FUNDOS). “Princípio básico da arquivologia segundo o qual o
arquivo(1) produzido por uma entidade coletiva, pessoa [física ou jurídica] ou família não deve
ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio de respeito aos
fundos.” (ARQUIVO NACIONAL. Dicionário.... 2005.)
GLOSSÁRIO BÁSICO DE ARQUIVOLOGIA, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Disponível em: http://www.ufjf.br/arquivocentral/files/2013/09/di_mambro_glossa_130520.pdf
-
Princípio da proveniência: os arquivos não devem ser mesclados( misturados) a outros de origem distinta.
-
Concordo com o Raphael Laranjeiras. To cansado de saber o que é esse princípio e continuo errando questões...também não consegui entender o sentindo de funções na questão...
-
Gab.: CERTO
De acordo com Bellotto
Princípio da Proveniência: fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor. Por esse princípio, [...] os arquivos originários de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta.
De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística (2005, p. 136):
Princípio da Proveniência: princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado de princípio de respeito aos fundos.
-
Proveniência-------> Não Misturar
-
CEETO!
PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS FUNDOS OU PROVENIÊNCIA DESCREVE EXATAMENTE O QUE FOI REDIGIDO NA QUESTÃO.
-
Princípio do Respeito aos Fundos - tbm chamado de P. da PROVENIÊNCIA
- os arquivos devem ser organizados por fundos de uma mesma fonte produtora, não devendo, portanto, serem misturados aos de outras fontes.
-
Certo.
Respeito aos fundos remete à proveniência, ou seja, seus produtores.
-
Remete a origem.
-
"Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtora. Ocorre um maior enfoque na relação intelectual dos arquivos do que na relação física."
-
Fiquei em dúvida quanto à parte sublinhada, visto que o próprio princípio da proveniência diz que os arquivos não devem ser MISTURADOS a outras origens de outros documentos, ou seja, o aspecto físico (em não ser MISTURADOS com outros arquivos) não denotaria uma acepção também primária como também o enfoque intelectual dos documentos? Muita gente copiando e colando, mas não vi nenhuma explicação dessa parte. No mínimo estranho.
-
Ajudem! :
-
Problema que se você amplia a mente, pensa, classificação é física, princípio da proveniência não tem a ver??? Pois bem, vejo o termo "física" contraditório também.
-
Organização, estrutura , funções = ordem original
-
Correto
Principio de Respeito aos fundos: interno
Principio da Proveniência: externo
-
"...Ocorre um maior enfoque na relação intelectual dos arquivos do que na relação física."
Alguém sabe explicar?
-
Paulinha MVA, olha o que dizem João Tiago e Leonardo Reis (Arquivologia Facilitada - 2ª edição):
"Devem-se distinguir, na etapa relacionada à estruturação e implementação do arranjo dos fundos, dois tipos de atividades:
a) Atividades Intelectuais – relativas à concepção lógica do fundo documental, incluindo-se a definição dos grupos e das séries dos documentos dentro do quadro de arranjo. Em síntese, trata-se de pôr uma ordem inteligível à ordenação do acervo, geralmente por intermédio da elaboração de um organograma.
b) Atividades Físicas – relativas a atos simples, como o acondicionamento de documentos em caixas, a aposição de etiquetas e a identificação de caixas, a colocação das unidades de arquivamento nas estantes, entre outras dessa natureza."
Pra matar a dúvida de uma vez, dê uma olhada nos comentários da questão Q47830.
Se estiver errado, corrijam-me.
Bons estudos!
-
Bruno Caveira,
Obrigada!
-
ARQUIVO x DOCUMENTO
Arquivo -> conjunto de documentos produzidos/recebidos por pessoa física ou jurídica, em decorrência de suas atividades, qualquer seja o suporte da informação ou natureza do documento. Tem como finalidade ser utilizados como informação ou prova em processos administrativos, judiciais.
Documento -> produzido/recebido por pessoa física ou jurídica, no decorrer de suas atividades, qualquer seja o seu suporte e dotado de organicidade. Ex: declaração de imposto de renda é um documento enviado pelo contribuinte ao fisco.
Contribuinte -> pessoa física que produziu a declarção (documento).
Fisco -> pessoa jurídica que o recebeu.
Suporte -> é o material do qual o documento é feito. Ex: papel, cd-rom, pedra, microfilme, pen drive.
Organicidade -> o documento deve se relacionar com a atividade do órgão. Ex: Na receita federal só haverá documentos decorrentes e ligados às suas atividades administrativas. Não produzirá um RG, por exemplo, que cabe à Secretaria de Segurança Pública.
Princípio da Proveniência/Fundos -> o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado ao de outras entidades produtoras.
obs -> proveniência = prover = origem
Todo órgão/entidade/família (qualquer pessoa física ou jurídica) que, ao longo do tempo, criar um ARQUIVO manterá sua guarda.
Organização de Documento - Construção Física e Intelectual -> é parte que dispõe sobre a organização de DOCUMENTOS.
Física -> arquivar - guardar em caixas, armários.
Intelectual -> classificar e ordenar - de acordo com assunto, data, ordem alfabética e etc.
O principio de respeito aos fundos está ligado ao conceito de arquivo, já a construção fisíca ou intelectual está ligada à organização de documentos.
Assim, podemos entender que o respeito aos fundos está diretamente ligado com a relação do documento e seu produtor (origem) e suas funções (organicidade), e não com sua ordenação física (organização).
-
Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos.
Nesse quesito, todos os arquivos são gerenciados dessa maneira:
Parte física ... é a parte de colocar em caixas, por exemplo;
Parte intelectual... é a parte de organizar de forma clara para todos entenderem... cx1, cx2, por exemplo;
Proveniência / Procedência / Respeito aos Fundos... se estamos fazendo um arquivo sobre o Cantor Roberto Carlos - fundo aberto - podemos ter fotos, fitas, discos, roupas, etc e, dessa forma, prevalece a proveniência e não a organização física, pois, hoje, teríamos que ter outras caixas para os CD, DVD, sendo que as caixas das fitas não mais recebem contribuições.
CERTA
-
MÁRIO RIBEIRO, com toda vênia - não seria diretamente na parte sublinhada em vermelho?
---
"O principio de respeito aos fundos está ligado ao conceito de arquivo, já a construção fisíca ou intelectual está ligada à organização de documentos.
Assim, podemos entender que o respeito aos fundos está indiretamente ligado com a relação do documento e seu produtor (origem) e suas funções (organicidade), e não com sua ordenação física (organização)."
-
Sim, André! Errei na hora de escrever!
Obrigado!
-
O princípio do Respeito aos Fundos determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos que foram produzidos por outra instituição diferente, sob pena de perda do seu valor probatório.
Ou seja, este princípio estabelece um limite externo aos documentos, um critério para determinar quais pertencem e quais não pertencem ao conjunto. Isso acaba por estabelecer uma relação entre os documentos, suas atividades geradoras e a instituição produtora.
Uma relação com a ordem física dos documentos está em um nível mais interno do tratamento documental, que pode ser abordado pelos princípios da Organicidade e Ordem Original.
Gabarito do professor: Certo
-
A primeira coisa que você deve começar a destrinchar nessa questão é sobre o que seria uma construção física e intelectual.
Uma construção física é algo material, tátil.
Uma construção intelectual é algo abstrato, mas importante para o sentido.
O Princípio de Respeito aos Fundos preconiza que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos de outras instituições. É importante saber o motivo dessa mistura não poder acontecer. Se os documentos de uma instituição se misturam com os de outras instituições, não será possível saber a qual instituição cada um pertence, a que atividade faz referência, qual o objetivo de ter-se produzido aquele documento, qual o contexto de criação, certo? Por esse motivo, dentre as duas opções – construção física e construção intelectual – o que deve prevalecer é a intelectual, pois o contexto de criação e uso é muito mais efetivo para a recuperação das informações do que uma simples ordenação física de papéis, por exemplo.
Fonte: Professora Serenna Alves - Direção Concursos
-
Acredito que na questão de ordenação física seria o princípio do respeito à ordem original.
-
Certo. Esse princípio estabelece que os documentos de uma instituição produtora não podem ser misturado com outros, isso realmente tem mais relação com as funções de quem produziu(instituição) e suas atividades. O princípio que tem mais relação com a ordenação é o princípio da organicidade ou ordem original.
-
Sim, está correto, apesar de poder gerar confusão,,, O princípio da proveniência está mais atrelado à ordem intelectual do acervo arquivístico, num sentido mais abstrato portanto relacionado ao conceito de ordem lógica... QUando falamos de critério de organização física, aí temos o pincípio da Ordem Original ou Princípio da Santidade, que é derivado do princípio de respeito aos fundos arquivísticos, também conhecido por registro primitivo ou primário, que não pode, por princípio, ser violado... Então, CERTO!
Fonte Curso Arquivologia para concursos da Udemy - João Tiago
-
Certooooo
Quando a questão falar em RESPEITO AOS FUNDOS, ela está se referindo ao princípio da proveniência.
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta, ou seja, não se misturam documentos de origens diferentes.
-
Ordenação externa: Princípio da Proveniência
Ordenação interna: Princípio da Ordem original
-
a primeira coisa que você deve começar a destrinchar nessa questão é sobre o que seria uma construção física e intelectual.
Uma construção física é algo material, tátil.
Uma construção intelectual é algo abstrato, mas importante para o sentido.
O Princípio de Respeito aos Fundos preconiza que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos de outras instituições. É importante saber o motivo dessa mistura não poder acontecer. Se os documentos de uma instituição se misturam com os de outras instituições, não será possível saber a qual instituição cada um pertence, a que atividade faz referência, qual o objetivo de ter-se produzido aquele documento, qual o contexto de criação, certo? Por esse motivo, dentre as duas opções – construção física e construção intelectual – o que deve prevalecer é a intelectual, pois o contexto de criação e uso é muito mais efetivo para a recuperação das informações do que uma simples ordenação física de papéis, por exemplo.
-
O princípio que se preocupa com a ordenação dos documentos é o princípio do respeito à ordem original.
-
Misturar documentos não está relacionado com a ordenação física deles?
-
CORRETO
►Ordem Física dos documentos → está em um nível mais interno do tratamento documental, princípios da Organicidade e Ordem Original.
►Ordem Intelectual → o princípio de respeito aos fundos, proveniência.
-
Princípio da Proveniência/Respeito aos Fundos:
Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos.
►Ordem Física dos documentos → está em um nível mais interno do tratamento documental, princípios da Organicidade e Ordem Original.
►Ordem Intelectual → o princípio de respeito aos fundos, proveniência.
-
RESPEITO AOS FUNDOS: naonpode misturar documentos de produtores diferentes, ou seja, da enfoque aos seus produtores.
Quem vai se preocupar com a Ordenação dos documentos é o princípio da ORDEM ORIGINAL.
-
Princípio da proveniência, respeito aos fundos ou método histórico
Base da organização dos fundos de arquivo, os quais são organizados com base na sua origem. O arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado/mesclado aos de outras entidades produtoras / origens distintas.
Ele pode ser um fundo aberto ou fechado.
Fundo – Conjunto de documentos de uma mesma proveniência.
Fundo aberto recebe novos documentos, pois a entidade produtora continua em atividade.
Fundo fechado não pode receber acréscimo de documentos, porque a entidade produtora não se encontra mais em atividade, salvo se os mesmos tiverem sido produzidos quando a entidade ainda estava em funcionamento.