SóProvas


ID
2782318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do princípio da territorialidade, julgue o próximo item.


De acordo com esse princípio, os documentos devem ser conservados em serviços de arquivo do território onde tiverem sido produzidos, mesmo que sejam documentos elaborados por representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

     

    VEJAM OUTRAS:

     

     

     

    (Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: Telebras Prova: Analista Superior - Administrativo)



    O princípio da territorialidade defende que os arquivos sejam mantidos, guardados e conservados nos locais onde foram acumulados.(CERTO)

     

    --------          -----------

     

    (Prova: CESPE  ANO:  2010 - MPU)

     

    No plano institucional, o princípio da territorialidade significa que os arquivos devem ser conservados o mais perto possível do lugar de sua criação e aplicação e guardados por quem os acumulou. (CERTO)

     

     

    Bons estudos !!!!!!

     

  • O princípio da territorialidade define-se como sendo o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Este território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição. O princípio da territorialidade distingue-se, pois, do Princípio da Pertinência Territorial segundo o qual, sem se ter em conta o seu lugar de criação, os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território a que o conteúdo deles se refere.

  • De acordo com esse princípio, os documentos devem ser conservados em serviços de arquivo do território onde tiverem sido produzidos, EXCETO documentos elaborados por representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.  

  • Princípio da TERRITORIALIDADE/PERTINÊNCIA TERRITORIAL: os arquivos devem ser conservados em serviço de arquivo do TERRITÓRIO no qual FORAM PRODUZIDOS OU ACUMULADOS. 

     

    Exceção: documentos de representações diplomáticas e resultantes de operação militar.

  • onde ta essa exceção?

  • Eu pensei pela lógica:

    Imagina, por exemplo, os docs que foram produzidos nas operações militares dos EUA lá no Oriente Médio.
    Não faz sentido dizer que esses docs foram conservados em serviços de arquivo daquele território, né?

    Posso ter viajado, mas pensei assim kkkkkkk
    (Qualquer erro, me corrijam)

    #Força

  • Excetuando-se os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

  • Princípio da proveniência territorial (ou Princípio da territorialidade) – os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

     

    (Fonte: ARQUIVO NACIONAL, Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, 2005)

  • Gabarito Errado.

     

           

                                                                                                                     Princípios implícitos

    • Princípio da Territorialidade

    Princípio da Pertinência Temática

    • Princípio da reversibilidade

    • Princípio da proveniência funcional

     

    Princípio da Territorialidade – dizem que os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Foi criado por questões territoriais no Canadá. Excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

  • Princípio da proveniência territorial (ou Princípio da territorialidade) – os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

  • Documentos de representações diplomáticas ou resultantes de operações militares é justamente a exceção do princípio da territorialidade.

  • Essa é a exceção ao princípio.

  • Errado.

    Princípio da Territorialidade ou Pertinência Territorial: Princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Define o domicílio legal dos documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido, sem considerar a proveniência do mesmo. Esse princípio determina que os documentos de arquivo devem ser mantidos (manutenção) o mais próximo possível do local onde foram produzidos (acumulados), pois além de fontes de informações sobre a instituição produtora, também são fontes de informações sobre o local (comunidade, cidade, região, etc) em que a instituição atua.

     Os arquivos devem ser conservados em serviço de arquivo do território no qual foram produzidos ou acumulados, pois além de informações sobre a instituição produtora, esses documentos também possuem informações sobre a comunidade onde a instituição produtora está inserida. Exceção a esse princípio: documentos de representações diplomáticas e resultantes de operação militar.

  • ERRADO

     

    ADENDO: Conceito relatado na questão é o do Princípio da PROVENIÊNCIA TERRITORIAL (mais conhecido como: Princípio da Territorialidade) POSSUI ESSAS DUAS EXCEÇÕES

     

    Não confundir com PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA TERRITORIAL (Que possui outro conceito de Acordo com Dicionário de Terminologia Arquivística, pg 130)


  • principio da territorialidade/pertinencia territorial = os arquivos devem ser manditos (guardados) no territorio onde foram acumulados.

    com exceção para arquivos =  diplomaticos e militar.

  • Tem muito comentário repetindo um erro.

    misturando: PROVENIENCIA TERRITORIAL com PERTINENCIA TERRITÓRIAL

    dando o conceito de PROVENIENCIA TERRITORIAL (conservado no território do qual foram produzidos e a exceção de representações diplomáticas ou resultantes de operações militares), que é o caso da questão, mas escrevendo PERTINENCIA TERRITÓRIAL.

    Vejam: "Princípio da TERRITORIALIDADE/PERTINÊNCIA TERRITORIAL: os arquivos devem ser conservados em serviço de arquivo do TERRITÓRIO no qual FORAM PRODUZIDOS OU ACUMULADOS. "

  • Justamente a exceção, Questão errada.
  • O princípio da territorialidade diz que os documentos devem permanecer o mais perto possível do território/local/lugar em que foram criados/produzidos, com exceção dos documentos elaborados por representações diplomáticas ou resultantes de operações militares. Sim, temos essa exceção! Esse princípio trabalha junto com o princípio da proveniência, de modo que ambos ajudam a evitar a dispersão dos documentos, mas um não deriva do outro.

    Fonte: Direção concursos.

  • o Princípio da Territorialidade realmente preconiza que os documentos de uma instituição devem se manter onde foram produzidos. Entretanto, como trabalhamos em aula, os documentos elaborados por representações diplomáticas ou resultantes de operações militares é uma exceção. Cuidado!

  • esta é a exceção

  • O princípio da territorialidade diz que os documentos devem permanecer o mais perto possível do território/local/lugar em que foram criados/produzidos, com exceção dos documentos elaborados por representações diplomáticas ou resultantes de operações militares. Sim, temos essa exceção! Esse princípio trabalha junto com o princípio da proveniência, de modo que ambos ajudam a evitar a dispersão dos documentos, mas um não deriva do outro. 

  • A primeira coisa a se fazer para resolver essa questão, é definir o Princípio da Territorialidade, que também pode ser chamado de Proveniência Territorial. O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA) conceitua esse princípio como sendo o "conceito derivado do princípio da proveniência segundo o qual arquivos  deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos  elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares."

    Como se pode ver no conceito do DBTA, há uma exceção, que é exatamente os documentos elaborados por representações diplomáticas ou resultantes de operações militares, tornando a questão incorreta, pois o examinador inclui essa exceção na regra, e não o contrário. 
    Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

    Gabarito do Professor: errado
  • errada.

    pelo simples fato de que os de representações diplomáticas e resultantes de operações militares são as exceções. DO PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE;

    intagram daisyconcuseira22

  • GABARITO = ERRADO

    .

    PRINCÍPIOS

    Proveniência: Fundos devem ser organizados segundo a fonte geradora.

    Ordem original - Organicidade: conserva a organização original. 

    Territorialidade: próximo do local que gerou ou que influenciou sua produção. NÃO especificamente sobre a divisão geopolítica dos territórios marítimos e aéreos.

    Pertinência (NÃO é mais usado): devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original.

    Indivisibilidade - Integridade arquivística: preservação sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

    Unicidade: tem caráter único, independentemente do seu número de cópias !!!

    .

    BIZU SOBRE OS PRINCÍPIOS

    Ordenação externa: Princípio da Proveniência 

    Ordenação interna: Princípio da Ordem original 

    .

    TEORIA X PRINCÍPIO

    TEORIA das três idades NÃO é um PRINCÍPIO na arquivologia.

  • ERRADO

    ESSA É A EXCEÇÃO

  • Documentos de representações diplomáticas ou resultantes de operações militares são as execução.

  • Suspeitei desde o princípio!

    Mas não segui meu feeling... rsrsrs

  • Errado

    O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA)

    Princípio da proveniência segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos  elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

  • princípio da territorialidade - documentos devem ser conservados no local onde foram produzidos.  

    a exceção é justamente os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

    logo, não se aplica a regra os diplomáticos e militares.

  • Princípio da proveniência territorial ou princípio da territorialidade: os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, exceto os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

    Fonte: ARQUIVO NACIONAL, Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística.

    E

  • GABARITO ERRADO.

    Territorialidade é o mesmo que proveniência territorial.

    Lembre-se que proveniência é origem.

    E lembre-se também da exceção( EXCETUADOS os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares). 

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério De Sousa.