SóProvas


ID
2782324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do princípio da territorialidade, julgue o próximo item.


O conceito do princípio da pertinência territorial opõe-se ao do princípio da proveniência.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Pertinência Territorial ou Territorialidade: Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.

     

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf

  • Princípio de Respeito aos fundos/ Proveniência / Orgânico-Estrutural => arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtora. Ocorre um maior enfoque na relação INTELECTUAL dos arquivos do que na relação física.

     

    Princípio da TERRITORIALIDADE/PERTINÊNCIA TERRITORIAL: os arquivos devem ser conservados em serviço de arquivo do TERRITÓRIO no qual FORAM PRODUZIDOS OU ACUMULADOS. 

    Exceção: documentos de representações diplomáticas e resultantes de operação militar.

  • Gabarito: Certo

  • GABARITO CERTO

    Princípio da proveniência: o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos. 

     

    Princípio da pertinência: os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a classificação original. Também chamado princípio temático. ​

  • Respeito aos Fundos/Proveniência: É o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo e, é ele que fundamenta (serve de base) os principais procedimentos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas. Conforme o princípio de respeito aos fundos, o arquivo produzido por uma instituição não deve ser misturado (armazenado) aos de outras entidades geradoras. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, entende-se o conjunto de documentos de uma mesma proveniência, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora (entidade, órgão ou pessoa física) devem ser mantidos em um mesmo fundo (conjunto documental). Esse princípio delimita externamente o fundo. Os procedimentos adotados nos arquivos (classificação, protocolos, avaliação, arquivamento, etc) devem ter como base o interesse administrativo no acesso e uso da informação, ou seja, devem ser executados sempre para atender às necessidades da instituição que produziu o documento, considerando que este é direta e intimamente ligado às suas atividades. Sendo assim, a ligação entre o documento e a instituição produtora jamais pode ser ignorada, conforme determina o princípio da Proveniência.

    Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos.

    Em resumo, o princípio da Proveniência diz quais documentos são ou não são do arquivo, mas não diz qual a importância dos documentos para o arquivo. Este trabalho é feito pela avaliação, que tem como fundamento prático a Teoria das Três Idades, que determina a passagem dos documentos de arquivo por fases conforme se modifica sua importância para o arquivo.

     

    Princípio da Pertinência: Também referido como princípio temático, ele é o oposto do princípio do respeito aos fundos,

    proveniência, pois segundo esse princípio os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem levar em conta a proveniência e a classificação original. Entretanto, esse princípio foi abandonado, não é mais usado.

  • Gabarito Correto.

     

    De fato os dois princípios se opõem, pois o territorial e voltado para o local físico que o documento foi produzido, enquanto o da proveniência é para a organização dos arquivos sem mistura-los e virar bagunça

     

     

    *Princípio da proveniência, procedência.

     

    *Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

     

    Princípio da Territorialidade

    • Princípio da Territorialidade / pertinência territorial dizem que os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Foi criado por questões territoriais no Canadá. Excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

     

    Dica!

    Principio da proveniência ----- > organização dos documentos cada um nos seus devidos lugares..

    Exemplo:

    Uma pessoa bem organizada. tem em casa meias, shorts, calças. Logo colocar meias com calças não é algo organizado e sim bagunça. Então o certo é meias com meias, calças com calças e assim por diante sei que é um exemplo fútil, mas o que vale é a intenção de assimilar os conceitos.

    Principio da territorialidade ----- > ficam nos locais que foram criados.

    Exemplo documentos criados no Brasil pertencem ao Brasil, logo não é viável pertencer a cuba, Venezuela. Porém tem a exceção dita  lá em cima.

  • CERTO

    Gente, avisem-me se eu estiver errada, mas acho que o PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE  não é o mesmo que o da PERTINÊNCIA TERRITORIAL.

     

    PROVENIÊNCIA TERRITORIAL/TERRITORIALIDADE – arquivos públicos devem ser MANTIDOS NO TERRITÓRIO em que foram criados (acumulados), pois além de ser fonte de informações sobre o produtor e acumulador, também é fonte de informações sobre o local de produção: seu contexto político, social, ético, religioso, econômico, cultural, histórico, etc.
    CESPE: não se restringe ao nível nacional.

     

    proveniência territorial: Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos(1) deveriam ser a conservados em serviços de arquivo(2) do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares. 
    Fonte: http://terminologiaarquivistica.blogspot.com/2011/04/proveniencia-territorial_24.html

     

     

    PERTINÊNCIA TERRITORIAL/TEMÁTICA: confronta o princípio da Proveniência e diz que os arquivos devem ser misturados e organizados por TEMAS OU ASSUNTOS.
    Exemplo: arquivos do Ministério da Saúde e da ANVISA, quando recolhidos ao Arquivo Nacional, devem ser misturados e organizados como documentos que tratam do assunto "saúde". Este princípio viola o preceito básico que todo arquivo deve servir de prova e fonte de informações sobre a instituição produtora (não é possível obter informações sobre a ANVISA com seus documentos misturados).

     

    pertinência territorial: Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos(1) deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos(2) com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta lugar em que foram produzidos.
    Fonte: http://terminologiaarquivistica.blogspot.com/2011/04/pertinencia-territorial.html

     

    Fontes: comentários do QC (do professor) e meus resumos.

  • Galera, vamos ter cuidado!

    Tem gente confundindo princípio da PROVENIÊNCIA com PERTINÊNCIA!!!!!

     

    A questão fala sobre a oposição do princípio da TERRITORIEDADE com a PERTINÊNCIA. Esta que não é mais usada na arquivologia por não levar em consideração a proveniência e a origem dos documentos.

     

    O princípio da PROVENIÊNCIA  é o mesmo que o RESPEITO AOS FUNDOS.

     

    Resumindo:

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA – Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.

     

    PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE – Princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último.

     

    ***PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA – O princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. – Baseia-se na análise do conteúdo para definir a organização dos documentos, é oposto ao princípio de respeito aos fundos. – OBS: Esse princípio foi abandonado, não é mais usado.

    (Fonte QConcursos)

  • GAB: CERTO
    Que Cespe safadinhaaaaa hehe 
    Colocou territorial ali só para confundir 'noixxx' pobres concurseiros. Mas n caio nessa meu amor, se cair, ja levantei e prox pra outra. 

     

    Princípio da pertinência: os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a classificação original. Também chamado princípio temático. ​
    Realmente o Principio da Pertinência se opõe ao da proveniência. 
    Eu decoro assim: Proveniência é do bem e Pertinência(Tema) é do mal, ruim. Olhem o comentário da Ana Pereira :)

  • O Princípio da PERTINÊNCIA ou da Temática não leva em consideração a organização original e a PROVENIÊNCIA dos docs.reclassificando-os tematicamente (POR ASSUNTO). 

  • So vi o "territorial"... nem me liguei com a "pertinência"!

  • GAB C: Estão confundindo TUDO!

    A questão é subjetiva, No princípio da proveniência é destacável que os documentos de um arquivo não se misturem com os documentos de outra entidade produtora (é permitido a conservação de arquivos de outras produtoras - distantes - porém devem se manter separados), contra-mão do outro princípio, que recomenda que os arquivo estejam preservados no território em que foram criados...

  • CERTA.

    Pertinência Territorial Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos(1) deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos(2) com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.

     

  • A única correta nos comentários é a MARCELA CONCURSEIRA, haja vista que o Princípio da territorialidade é DIFERENTE do Princípio da Pertinência territorial, tenho certeza que o examinador está aqui lendo seus comentários e essa diferença cairá no MPU.

  • conceitos, realmente, diferentes, porém falar em oposto foi pesado heeein. Pega 90% da galera isso na prova. Francamente!!!

  • Significado de Opor = não concordar

     

    Significado de Concordar = Conciliar

     

    Exatamente como na acertiva. Um princípio não concorda (não concilia) com o outro.

  • A maldade da banca é a seguinte:

    Vamos simplificando esses princípios:

     

    Pertinência = assunto (não é mais usado na arquivologia)

    Proveniência = respeito aos fundos, origem, entidade produtora.

    Territorialidade ou Proveniência territorial = domicílio legal dos documentos. Derivado do princípio da proveniência.

     

     

    A questão foi retirada daqui:

     

    “Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático” (ARQUIVO NACIONAL, 2005, p. 141). Segundo os autores canadenses, esse princípio diz respeito à pertinência territorial, que é o “Princípio oposto ao princípio da proveniência e segundo o qual, sem terem em conta o local de criação, os arquivos deveriam ser entregues ao serviço dos arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo” (ROUSSEAU; COUTURE, 1998, p. 293).

     

     

    Princípio da territorialidade ou PROVENIÊNCIA territorial que define o domicílio legal dos documentos, é derivado do princípio da PROVENIÊNCIA e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuando-se os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares. (Arquivo Nacional, 2005)

  • Aqui não basta você entender o que é cada um  errei foi por falta de interpretação mesmo.

    Cespe é perigosa!!! Q isso!

  • GABARITO: CERTO.


    Um leva em conta para onde o documento deve ir, o outro de onde o documento veio.

  • Errei por extrapolar na interpretação. 

  • Pensei assim: baseada no princípio da PROVENIÊNCIA, os documentos de um fundo não devem ser misturados aos de outros fundos; e quando eu uso a PERTINÊNCIA TERRITORIAL, o documento vai ficar em poder do local ao qual o documento se refere.

     

    Ex.: um documento foi produzido por uma entidade de Brasília, mas se refere a uma entidade do Rio de Janeiro. Pelo princípio da proveniência, se foi produzido pela entidade de Brasília, esse documento deve estar no fundo desta (em Brasília). Mas pelo princípio da pertinência territorial, esse documento deveria estar no fundo da entidade do Rio, já que se refere à ela, causando uma mistura de documentos de fundos diferentes; por isso um se opõe ao outro.

  • CORRETO

     

    PROVENIÊNCIA TERRITORIAL

      Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

     

    PERTINÊNCIA TERRITORIAL

        Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.

     

    DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística
     

  • kkkk, quem não for esperto cai na colocação de provinêcia e pertininência..

    proveniencia territori​al deriva sim.. mas a pertiniencia territorial é o oposto .. fiquem espertos colegas

  • Tem uma diferença de conceitos que muitos estão confundindo:

     

    Territorialidade = docs devem pertencer aos territórios onde foram criados ou acumulados

     

    Pertinência territorial = docs devem pertencerter aos território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em consideração o território de produção

  • Para simplificar:


    Pertinência territorial: pertence ao território de destino


    Proveniência territorial: pertence ao território de origem.

  • Parem de fazer comércio aqui, nojentos. Denunciem os comentários, please.
  • Puta cara chato esse Lucas Gomes!

  • Reportei abuso. Aff

    Esse povo não pode se criar aqui.

  • Na minha cabeça ficou "Procedencia vs proveniencia" 
    mas axo que é um equivoco, não é? 

  • Sabendo o significado das palavras Proveniência e Pertinencia fica fácil distinguir ambos

     

     

    Proveniência é o lugar de onde se origina, de modo que os documentos devem permanecer no local de sua produção.

     

    Pertinência está relacionado ao que concerne o assunto, de modo que os documentos devem ser arquivados no local em quem pertence seu assunto.

  • Provén = vem de algo, algum lugar

    Pertinência = pertence a algo ou alguém

  • territorialidade - acumulados de acordo com o território de sua proveniência, no entando, não se importando se os documentos  de uma entidade ou outra estão misturados, se opondo ao principio da proveniência ou respeito aos fundos.

  • O conceito do princípio da pertinência territorial opõe-se ao do princípio da proveniência. Certo! 


    Para resolver essa questão é necessário saber o conceito de cada princípio arquivístico. Como lido na acertiva acima, temos dois princípios em tela.


    princípio da pertinência territorial: Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos(1) deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos(2) com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta lugar em que foram produzidos.


    Portanto, temos gabarito certo!


    Outra questão para melhor fixa o conteúdo.


    Acerca do princípio da territorialidade, assinale a assertiva correta.


    A Não é aplicável no plano institucional.


    B Tem o mesmo sentido do princípio da pertinência territorial.


    C Surgiu da necessidade de superar a organização temática dos documentos.


    D Os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território ao qual o conteúdo se refere.


    E Os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do local em que foram produzidos ( GABARITO)


  • O princípio da Pertinência Territorial determina que os documentos de arquivo devem ser organizados tendo como critério somente o local onde foram produzidos.

    O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por instituições diferentes, sob pena de perda do seu caráter probatório.

    Concluímos então que a aplicação do princípio da Pertinência, ou seja, a organização dos documentos segundo seu local de produção, vai de encontro com princípio da Proveniência, pois haverá a "mistura" de documentos produzidos por instituições diferentes e, por consequência, a perda do valor probatório do documento.

    Gabarito do professor: Certo

  • PERTINENCIA TERRITORIAL = PERTENCE AO LUGAR DE DESTINO E NAO EM QUE FOI ACUMULADO.

    PROVENIENCIA TERRITORIAL = PERTENCEN AO TERRITORIO DE ORIGEM

    O PRINCIPIO DA TERRITORIALIDADE DECORRE DA EXISTENCIA DO PRINCIPIO DA PROVENIENCIA E NAO DA PERTINENCIA(CLASSIFFICADO POR ASSUNTO)

  • Certo, pois se o princípio da pertinência territorial for seguido, os arquivos não serão mais organizados com base na proveniência, e perderão sua integridade.

    FONTE: Estratégia Concursos - Questões Comentadas Arquivologia - Professor Carlos Xavier

  • Princípio da pertinência territorial: assunto sobre Argentina fica na Argentina

    Princípio proveniência: onde foi produzido, ou seja se foi produzido documento falando sobre Argentina no Brasil, o documento fica no Brasil (local onde foi produzido).

  • Pertinência territorial: Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.

    FONTE: DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA

  • Jéssica Macedo, excelente exemplo. Muito obrigada!
  • gab c

  • Certoooooo

    São princípios diferentes.

    Princípio da Proveniência:Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Pertinência: Conceito segundo o qual os documentos de arquivo devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original. Este conceito, anterior ao estabelecimento dos princípios da proveniência e do respeito pela ordem original, é hoje rejeitado.

    Bora passar!

  • sim, são postos porque o princípio da pertinência territorial mantêm os os documentos nos locais aos quais o seu conteúdo diz respeito e o da proveniência mantem os documentos nos locais em que foram gerados/produzidos.

    Resposta: certa

  • Gab: CERTO

    Princípio da Pertinência Territorial ----> os documentos devem ser organizados tendo por base o local onde foram produzidos.

    Princípio da Proveniência ----> os documentos produzidos por uma entidade não podem ser misturados ao de outras instituições.

    Sendo assim, eles se opõem, pois um é o contrário do outro. Vai de encontro ao outro. Portanto, gabarito certo.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito: Certo

    O princípio da Proveniência Territorial deriva do princípio da proveniência e significa que se conserva o arquivo no território em que foi produzido.

    O Princípio da Pertinência Territorial é o posto do princípio da proveniência e significa que os arquivos são entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território e isso leva à dispersão física do fundo e à criação de coleções.

    O princípio da Pertinência leva em consideração o assunto e está em desuso.

    FONTE: Rousseau e Couture. Os fundamentos da disciplina arquivística.

    Sigam @mundodaarquivologia no Instagram. Material de arquivologia gratuito para concursos públicos.

  • Pertinência Territorial ou Territorialidade: Conceito oposto ao de princípio da proveniência .

  • opõe-se = ser contrário, errei por isso kkkkkkk.

  • PROVENIÊNCIA não pode misturar

    PERTINÊNCIA tem q organizar onde produziu

    Ou seja.. se opõem

  • CORRETO!

    pertinencia terrotorial diz que de acordo com o tema o arquivo deve ir.

    proveniencia o arquivo deve ficar em sua origem, independente do tema.