-
Gabarito CERTO
James Rhoads (1989) divide a gestão de documentos em três fases, quais sejam, produção, utilização e destinação.
1. PRODUÇÃO (criação de documentos + otimizar produção (formulários, modelos, cópias) + racionalizar recursos);
2. UTILIZAÇÃO (fluxo documental);
3. DESTINAÇÃO (Operacionalização = eliminação ou armazenamento);
-
CERTO
Produção: sugerir a criação ou extinção de modelos, formulários, cópias ou vias desnecessárias; propor consolidação de atos normativos;
Utilização:atividades de protocolo, de expedição, de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, código de classificação;
Destinação: Avaliação documental;
Fonte: Questões do CESPE !!!!
-
Gabarito Certo => Não confundir as três fases ou idades do ciclo vital dos documentos (corrente, intermediária e permanente) com as três fases do programa de gestão de documentos (produção, utilização e destinação). São assuntos diferentes, apesar de relacionados.
-
Programa básico : PUD (produção, utilização e destinação)
Programa completo: PUTAA (produção, utilização, tramitação, avaliação e arquivamento)
3 fases de gestão documental (PUD)
P rodução - Elaboração dos documentos. Ex: criar modelos e formulários,
U tilização - Controle, uso e armazenamento dos documentos. Ex: Protocolo, expedição
D estinação - determinar se o doc. vai ser eliminado ou guardado permanentemente. Ex: Transferências e recolhimentos.
-
Certo.
Se tivesse AVALIAÇÃO aí juntamente com DESTINAÇÃO também estaria certo!
PUAD
P rodução
U tilização
A valiação
D estinação
Estratégia.
-
PUD
a) Produção: elaboração de documentos (produção/criação); modelos de formulários; escolha equipamentos/pessoal.
b) Utilização: uso, tramitação; protocolo (receber, registrar, classificar, distribuir, tramitar, expedir), organização, arquivamento; normas.
c) Destinação: análise/avaliação; prazo de guarda; arquivamento permanente ou eliminados;
-
Essa tem que vir na prova, só para alíviar apressão.
-
Certo.
FASES/TAREFAS que compõem a gestão de documentos segundo a doutrina: PUD
- Produção: ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. É onde os documentos são criados/confeccionados/recebidos e inseridos nos sistemas de controle da instituição. Esta fase refere-se à elaboração de documentos (produção/criação), em face das atividades da instituição. Nesta fase, é fundamental intervir nos processos de geração dos documentos, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários. O arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais (racionalização). Vale registrar, também, que nesta fase é sugerida a criação ou extinção de modelos de formulários, cópias ou vias desnecessárias que devem ser utilizados pela instituição, de acordo com a necessidade dos órgãos, bem como propor a consolidação de atos normativos. Além disso, na fase de produção pode-se, ainda, opinar sobre a escolha de equipamentos e recrutamento de pessoal, código de classificação, bem como apresentar estudos sobre o melhor aproveitamento dos recursos de tecnologia disponíveis.
- Utilização: inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições. Esta fase está ligada ao uso e à tramitação de documentos mencionados no conceito de gestão de documentos da Lei 8.159/91.
- Destinação/Avaliação: esta fase é responsável por determinar o prazo de guarda (tabela de temporalidade) dos documentos na fase corrente e intermediária, bem como quais documentos serão objeto de arquivamento permanente, descarte e os que deverão ser eliminados por terem perdido valor de prova e de informação para a instituição. A fase de destinação desenvolve-se a partir da análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos.
-
: lembra que o Programa Geral de Gestão de Documentos é o PUTAA, né? Também te falei que as bancas costumam cobrar o programa de forma resumida, que é o PUD (produção, utilização e destinação).
Resposta: certa
-
O Programa de Gestão de Documentos pode ser visto a partir de uma perspectiva básica ou geral.
Básica: produção, utilização e destinação (PUD)
Geral: produção, utilização, tramitação, avaliação e arquivamento (PUTAA)
A perspectiva geral é tratada pela Lei nº 8.159/91:
Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Veja que o art. 3º trabalha com a perspectiva geral, que detalha as atividades.
Gabarito do Professor: certo
-
Certo
A três fases básicas da gestão de documentos são: Produção, Utilização e Destinação (P.U.D)
-
GABARITO: CERTO
COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO
O Programa de Gestão de Documentos pode ser visto a partir de uma perspectiva básica ou geral.
Básica: produção, utilização e destinação (PUD)
Geral: produção, utilização, tramitação, avaliação e arquivamento (PUTAA)
A perspectiva geral é tratada pela Lei nº 8.159/91:
Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Veja que o art. 3º trabalha com a perspectiva geral, que detalha as atividades.
FONTE: Serenna Alves , Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos
-
Já faz 84 anos anos que estou resolvendo questões do IPHAN
-
concurso IPHAN 120 questões de arquivologia kkk não acaba nunca
-
Vejamos abaixo quais são as três fases da gestão de documentos, de forma resumida:
1) Produção: racionalizar na criação; otimizar recursos; escolha criteriosa dos equipamentos e pessoas empregadas no processo.
2) Utilização: fluxo percorrido pelo documento no cumprimento de sua função administrativa; armazenamento após o encerramento; atividades de protocolo , expedição, organização e arquivamento.
3) Avaliação & Destinação: estabelecimento de prazos de guarda e destinação final; eliminação periódica de documentos; transferência e recolhimentos de documentos para seus respectivos arquivos.
GABARITO CERTO.
Fonte: Prof. Ricardo Campanario.